Recuperar a ilusão

Muitos vêem a ilusão como uma fantasia sem chance real de ser realizada. Por outro lado, considerá-la um motor para nossas vidas é algo muito benéfico.
Recuperar a ilusão

Última atualização: 27 dezembro, 2021

A ilusão é a “centelha da vida”, sem ela a vida perde a cor, tudo fica monótono, apagado e nada faz sentido. Recuperar a ilusão  implica procurá-la e sair do momento apático em que vivemos.

A ilusão torna cada momento da vida especial e único. Além disso, conviver com a ilusão nos permite antecipar o momento desejado, pois a ilusão nos motiva a visualizar, projetar e desejar o que queremos viver, para que o desfrutemos antes que chegue.

“Não rejeite seus sonhos. Sem ilusão, como seria o mundo?”

-Ramón de Campoamor

Onde mora a ilusão?

A ilusão vive naqueles momentos da vida que nos aproximam de nossos projetos. É querer alcançar algo e colocar toda a nossa energia para alcançá-lo. A ilusão é aquele sentimento interno que nos faz desfrutar antes que nosso desejo seja realizado. Podemos aumentar a “centelha da vida” se nos propusermos fazê-lo todos os dias.

Menina triste pensando em como ficar animada de novo

A ilusão vive dentro de nós e na maneira como fazemos as coisas. Podemos viver nosso dia a dia de forma monótona, sem desejo, rotineiramente, automaticamente, ou seja, sem ilusão de viver.

Mas também podemos nos propor a nos animar novamente, a viver cada momento como se fosse único, colocando todo o nosso desejo, nossa alegria, toda a ilusão, pois sabemos que estamos mais perto de conseguir o que queremos alcançar.

Poderíamos dizer que a ilusão vive em nossas metas, desejos e projetos realistas e realizáveis, assim, viveremos cada momento intensamente, com a ilusão de alcançá-lo, desfrutando-o desde o início.

A ilusão das crianças

Você se lembra de quando você era criança? A infância está relacionada à ilusão, e isso não é uma coincidência. Na infância acreditamos que tudo é possível, ficamos entusiasmados quando nos contam um plano que vamos fazer, quando um amigo está voltando para casa, quando escrevemos a carta para Papai Noel, etc…

A ilusão permite que os pequenos vivam intensamente cada momento de sua infância inocente. Quando nos tornamos adultos, descobrimos que nem tudo é possível, que as coisas não são como queremos, e isso faz com que a ilusão se perca, ela se dissipa entre decepções, problemas, frustrações e sofrimentos.

“Minha maior ilusão é continuar a ter ilusões.”

José Narosky

A ilusão perdida

Os adultos descobrimos a vida real e que ela não é tão justa quanto pensávamos quando crianças. Corremos o risco de perder a ilusão da infância e, com ela, perder a capacidade de aproveitar cada momento, pois não temos confiança de que poderemos realizar nossos projetos e desejos.

Então viveremos com o gosto agridoce das decepções e problemas, então perdemos todas as esperanças de que possa haver algo mais. Nossa ilusão se perde entre o desânimo e a decepção…

Vida com ilusão

Mulher pintando borboletas graças à ilusão

Porém, a vida tem muito a nos oferecer e ainda pode nos surpreender, só precisamos acreditar. É preciso se entusiasmar com as pequenas coisas do dia a dia, para resgatar desejos, projetos e sonhos nas pequenas coisas da vida.

E a vida nos devolverá desejos realizados, projetos e sonhos realizados, pela simples explicação de ter acreditado neles e colocado todas as nossas energias para realizá-los.

A vida com esperança é uma vida cheia de bons momentos, pequenos momentos que valem a pena viver, porque nos enchem de satisfação e felicidade, ainda que existam outros momentos menos felizes.

Ao viver com entusiasmo, a vida se torna a soma de pequenos momentos que nos aproximam dos momentos desejados, por isso, mesmo os momentos ruins são necessários para avançar para conseguir uma vida que vale a pena, ou seja, aquela que estamos projetando a cada momento.

“Enquanto o coração deseja, a imaginação retém ilusões.”

-Francoise René Chateaubriand-

Recuperar a ilusão

Menina olhando para as estrelas com ilusão

Para recuperar a ilusão, para ficar animado novamente, proponho uma série de etapas :

  • Encontre um projeto, um sonho, um propósito que dê sentido à sua vida.
  • Todas as manhãs lembre-se que vale a pena viver hoje, pois cada vez você se aproximará mais do projeto que deseja realizar em sua vida.
  • Viva cada momento com o mesmo entusiasmo como quando era criança, expressando-o aos que o rodeiam, apreciando o que há de bom do que vive hoje, aprendendo, desfrutando e sentindo-se no caminho para concretizar o que se propõe.
  • Agradeça a vida por cada momento, bom ou ruim, porque todos eles nos fazem aprender e melhorar, e isso também faz parte da vida que você quer viver, pois para chegar onde você quer também tem que crescer e aprender.
  • Se empolgue, se surpreenda com tudo que acontece, a vida continua tão mágica como quando você era pequeno, você só tem que querer que seja assim e sentir, e aí você vai recuperar a ilusão da infância, com a maturidade de um adulto.
Pode interessar a você...
17 frases de pensadores que farão você refletir sobre a vida
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
17 frases de pensadores que farão você refletir sobre a vida

Hoje compartilharemos com você estas frases de pensadores que te farão refletir sobre vários aspectos da vida. Descubra!