Recuperar a confiança depois de uma infidelidade

Recuperar a confiança depois de uma infidelidade

julho 9, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Recuperar a confiança depois de uma infidelidade

Uma das coisas que mais compromete a confiança em nós mesmos é ser vítima da infidelidade por parte do nosso parceiro. Quando isso acontece nos sentimos inferiores, perdemos a confiança em nós mesmos, não nos valorizamos como deveríamos e acreditamos que a culpa é nossa. Mas não é impossível recuperar a confiança depois de uma infidelidade.

Elimine os pensamentos negativos o mais rapidamente possível

Depois de sofrer uma infidelidade é importante analisar a situação com objetividade e evitar os pensamentos negativos. Não acredite que a culpa dessa situação é sua. Quanto antes se conscientizar de que a culpa é do parceiro, mais cedo superará seus medos e seguirá em frente de forma saudável.

A razão da infidelidade

É muito comum que uma infidelidade aconteça quando um dos membros do casal procura resolver os seus problemas fora do relacionamento. Estes problemas são geralmente a falta de confiança, baixa autoestima, personalidade muito dominante, carência afetiva, etc. Quando um dos parceiros iniciou essa relação com problemas não resolvidos, é muito comum acontecer uma infidelidade.

Para ter um relacionamento saudável é preciso resolver todos os problemas do casal, conversar sobre tudo e ter liberdade para expressar a nossa opinião. Se prestarmos atenção, veremos que as infidelidades não são casos isolados como nós imaginamos. Mesmo as modelos e atrizes muito bonitas já passaram por alguma infidelidade; isso pode acontecer com qualquer pessoa.

O que fazer depois de uma infidelidade

Muitas pessoas irão dar conselhos sobre o que fazer para se sentir bem depois de uma infidelidade. Mas bastam coisas simples: sair com os amigos, fazer compras, presentear a si mesmo, mudar o visual, etc. Você pode voltar a praticar seus hobbies, aquele para o qual você já não tinha tempo ou não podia praticar com o seu ex-parceiro porque ele não gostava. Tudo isso pode ajudá-lo a recuperar a confiança perdida. Além disso, podem ajudá-lo a ver-se com outros olhos e se valorizar.

É normal se sentir desanimado após uma infidelidade, por isso a companhia dos seus amigos e familiares o ajudará a seguir em frente. Procure estar com as pessoas que o querem bem e o compreendem; não tenha medo de pedir apoio.

Outra coisa que pode ser útil é mudar: mudar o visual, mudar o guarda-roupa, iniciar um novo curso, viajar para algum lugar que você ainda não conhece, etc. Isto o ajudará a perceber que você continua sendo a mesma pessoa, que precisa aprender a se valorizar e pode fazer o que quiser sem precisar do seu companheiro.

Recomendados para você