A psicologia dos presentes: diga-me o que você dá de presente

A psicologia dos presentes: diga-me o que você dá de presente e lhe direi quem é

2, julho 2016 em Psicologia 861 Compartilhados
Psicologia dos presentes

A psicologia dos presentes chegou à conclusão de que é possível conhecer os traços de uma pessoa de acordo com a informação que se esconde por trás da sua forma de presentear.

O que você dá de presente e como presenteia está fortemente vinculado à sua personalidade.
No entanto, também devemos levar em conta a pessoa presenteada, já que dar um presente por mera formalidade não é a mesma coisa que dar um presente porque realmente queremos dar, para alguém que gostamos.

Diga-me o que você dá de presente e eu lhe direi quem é: Você compra as coisas com antecedência ou deixa tudo para a última hora? Você também dá atenção ao embrulho ou isso parece ser o de menos? Você tenta fazer com que os presentes sejam únicos ou prefere coisas mais simples? A seguir listamos os traços de personalidade associados a cada tipo de presente que você gosta de dar.

Personalidade com traços narcisistas e egoístas

As pessoas com traços narcisistas e egoístas costumam dar de presente coisas exclusivas ou pouco comuns. Como elas se sentem únicas e especiais, querem fazer com que a pessoa sinta a mesma coisa na hora de decidir o que presentear.

Mulher abrindo presentes 
Elas desejam destacar que o seu presente é especial e inesquecível.
Jamais darão algo simples de presente; elas vão pensar bem para deixar uma marca positiva sobre a pessoa que gostam. Para elas, um presente de baixo valor econômico não pode satisfazer ninguém.

A psicologia do presente estuda os traços que caracterizam alguém dependendo do que a pessoa escolhe para dar de presente, mas não significa que se alguém estiver dentro deste grupo, tenha necessariamente que ser narcisista e egoísta em algum grau, ela simplesmente tem este traço. Para determinar o grau exato, seria preciso realizar um estudo mais personalizado do comportamento.

Pessoas simples de coração grande

Essas pessoas não dão valor ao preço do que compram; para elas o mais importante é o detalhe de presentear algo. Elas não vão fazer questão de que seja algo impressionável, mas querem mostrar carinho para quem vai receber o presente, por isso costumam personalizar uma dedicatória, e inclusive podem optar por algo feito artesanalmente com suas próprias mãos.

Pessoas descuidadas, com pouca capacidade de empatia

As pessoas descuidadas vão comprar a primeira coisa que virem; elas não param para pensar em como a outra pessoa é para encontrar algo que combine com ela.

Elas vão dar de presente algo que elas mesmas gostem. Tendem a deixar tudo para o último dia e depois embrulham o presente sem dar atenção aos detalhes. Elas não se importam se o papel de embrulho está bonito ou feio, já que ele vai ser rasgado mesmo…

Personalidade perfeccionista e precavida

Mulher dando um presente

Essas pessoas compram o presente com antecedência, cuidando de cada detalhe para que nada esteja menos do que perfeito. Uma imperfeição na embalagem é razão para substituí-la. Elas querem que a outra pessoa receba um presente bem apresentado, com tudo no lugar e em um embrulho bonito e bem feito.

Pessoas ativas e aventureiras

São pessoas que não suportam a rotina. Elas vão optar por dar de presente coisas que não são objetos. Elas vão fugir do que é tradicional e vão procurar os presentes inovadores para surpreender, como uma viagem, sessões de cabeleireiro ou estética, spas e estâncias termais, jantares em restaurantes, etc…

E você, acredita na psicologia dos presentes? Como em tudo, ela nunca pode ser avaliada ao pé da letra; é possível apenas intuir pequenos traços na personalidade que acabam batendo na maioria dos casos.

Recomendados para você