O que faz com que algumas pessoas cumpram suas resoluções de ano novo e outras não?

junho 7, 2020
Descubra a importância da motivação e da disciplina para cumprir as resoluções de ano novo que tantas pessoas costumam fazer.

Uma das resoluções de ano novo mais comuns é a prática de exercícios físicos. Por isso, não é estranho que as academias estejam cheias e as ruas repletas de ciclistas e pessoas correndo nas primeiras semanas do ano.

Esses desejos com os quais todos nós costumamos iniciar o novo ano são fruto de uma motivação que, à medida que o tempo passa, vai se dissipando. Afinal, o que faz com que algumas pessoas cumpram suas resoluções de ano novo e outras não?

Como David McClelland, professor de psicologia da Universidade de Harvard, diz em seu livro Estudo da motivação humana, a motivação para cumprir um propósito nasce de um desejo inicial, da emoção em adquirir uma nova habilidade e da agradável sensação de progresso.

Porém, por que é tão difícil conseguir cumprir nossos objetivos sem disciplina?

Homem preocupado

É necessário ter disciplina para cumprir as resoluções de ano novo

Devemos ter em conta que quando iniciamos o ano, muitos acabaram de chegar de férias. Estamos descansados, cheios de vontade de fazer coisas novas e com a sensação de que o novo ano nos convida a uma mudança.

Porém, a rigidez, as mudanças que não se manifestam, a fadiga do trabalho, as responsabilidades… tudo isso começa a ser percebido a partir do segundo mês.

Então, quando deixamos de praticar exercícios físicos, inventamos desculpas (está chovendo, está muito frio, estou doente, etc) e, pouco a pouco, a motivação inicial vai sumindo.

Somado a tudo isso vem o fato de que, em um mês, não fizemos modificação nenhuma na dieta e não percebemos mudança física no corpo… isso causa frustração e acabamos desistindo. Tudo isso poderia ser evitado com disciplina.

A disciplina é um conjunto de normas e regras que cumprimos porque fazem com que nos sintamos bem ou porque devemos. Um bom exemplo é escovar os dentes todos os dias quando nos levantamos, por mais preguiça que possamos ter. Isso é disciplina, e ela também pode ser incorporada à prática de exercícios físicos.  Mas, como? Fazendo o mais importante, que é começar a introduzir o esporte em nossas vidas de forma gradual.

Como podemos nos manter motivados?

O que faz com que algumas pessoas consigam cumprir seus desejos de ano novo é a motivação que elas conseguem manter. Por isso, para não perdermos nossos objetivo de vista e continuarmos praticando exercícios físicos, é conveniente ter alguns conselhos em mente.

  • Escolher uma atividade que nos interesse: não precisa ser necessariamente correr, pode ser yoga, spinning ou caminhar depois do trabalho. É quase impossível manter a motivação e a disciplina se não gostarmos da atividade que estamos fazendo. Anime-se! Há um amplo leque de opções para escolher!
  • Começar aos poucos: um hábito não é construído da noite para o dia. É importante ir introduzindo algumas mudanças aos poucos. Um exemplo disso é começar a ir à academia duas vezes por semana e, após um mês, ir aumentando a quantidade de vezes, e assim por diante. Dessa forma, a prática vai se ajustando à vida diária.
  • Conhecer pessoas que gostem de praticar exercícios: se frequentarmos aulas em grupo ou sairmos para correr todos os dias no mesmo lugar, vamos acabar conhecendo as pessoas que também frequentam estes ambientes. É possível acabar marcando de se exercitar junto com essa pessoa, formando uma amizade.

“Você nunca mudará a sua vida até que mude algo na sua rotina todos os dias.”
– John C. Maxwell-

Pessoa correndo na rua

Todos estes conselhos são fundamentais para alcançar a disciplina que ajudará a nos tornarmos, finalmente, pessoas que cumprem seus desejos de ano novo.

Além disso, com o tempo, começaremos a ver mudanças. Notaremos a desejada perda de peso, nos sentiremos mais ágeis, etc. Isso servirá de incentivo para nos esforçarmos e melhorarmos cada vez mais.

Embora a motivação nos permita tomar decisões e começar a dar pequenos passos para começar a prática de esportes, somente a disciplina conseguirá fazer com que os nossos desejos de ano novo sejam cumpridos. Nem sempre vamos sentir vontade, às vezes o tempo não vai cooperar, etc.

No entanto, quantas vezes vencemos a preguiça e, após o exercício, acabamos nos sentimos muito melhor? Não podemos deixar que este seja outro ano de tentativas frustradas de introduzir a atividade física em nossas vidas.

Devemos escolher bem, começar aos poucos e ter paciência. Com disciplina, conseguiremos saber, finalmente, por que algumas pessoas cumprem seus desejos de ano novo e por que, antes, nós não éramos capazes de fazer isso.

  • Dosil, J. (2004). Psicología de la actividad física y del deporte. Madrid: McGraw-Hill.
  • Moreno Murcia, J. A., Alonso Villodre, N., Martínez Galindo, C., & Cervelló Gimeno, E. (2005). Motivación, disciplina, coeducación y estado de flow en educación física: Diferencias según la satisfacción, la práctica deportiva y la frecuencia de práctica. Cuadernos de Psicología del Deporte, vol 5, nº 1-2, 2005.