3 rotinas matinais para controlar a ansiedade
Apesar da ansiedade parecer uma situação problemática que nos afasta do nosso “caminho ideal”, este estado pode dar-lhe a oportunidade de entender quem você é e do que precisa em determinados momentos da sua vida. Assim, entender a ansiedade como uma “chamada de atenção” nos ajudará a compreender e refletir sobre alguns hábitos que, de forma direta ou indireta, a provocam.
Muitas vezes a ansiedade não passa de um ruído surdo, constante e monótono que isolamos em algum lugar da nossa mente. No entanto, mesmo que a ignoremos, ela existe e nos sentiremos muito mais livres quando ela se for.
As primeiras horas da manhã representam o ponto de partida, aqueles momentos que darão o impulso para o resto do dia. Se levantarmos alterados ou se fizermos as primeiras tarefas do dia correndo, não conseguiremos reduzir esse nível de estresse ao longo do dia. É mais difícil quebrar uma dinâmica do que criá-la a partir do zero.
Hoje vamos compartilhar com vocês três hábitos matinais que o ajudarão a começar o dia com uma mente clara, sem agitação e estresse.
“Em um momento eu me senti tomado pela ansiedade. Mas me livrei do medo estudando o céu, determinando quando a Lua apareceria e onde o Sol nasceria de manhã”.
-Louise Bourgeois-
Tire um tempo para refletir com uma bebida quente
A realização de atividades ou os momentos de silêncio permitem a conexão consigo mesmo, com os seus pensamentos e a sua essência vital. Conectar-se com você mesmo e entender como você quer se sentir durante o dia ajudará a lidar com as tensões que possam surgir.
Acompanhe esse momento de “reconexão” consigo mesmo com uma bebida quente, com um chá ou uma infusão de ervas, que o ajudará a acalmar a mente para o dia que se inicia. Além disso, este momento de relaxamento vai ajudá-lo a se desconectar dos problemas, e você pode usá-lo quando a ansiedade começar a surgir.
Alongue seu corpo e equilibre a mente
Alongar o corpo nos prepara para as atividades diárias. É muito importante cuidar do corpo e da mente, ouvir a si mesmo, perceber como estamos nos sentindo e como queremos ficar.
Para isso, podemos realizar atividades como a ioga, o tai-chi ou qualquer outro exercício físico de forma moderada. Além de alongar os músculos, essas atividades trabalham o corpo e a mente e nos ajudam a encontrar o equilíbrio necessário para viver bem.
Passe algum tempo com as suas emoções e com as metas propostas para o seu dia
Um ótimo exercício para evitar a ansiedade é colocar a mente em ordem quando despertamos. Desta forma, gerenciaremos corretamente nossas tarefas do dia. Você pode dar-se um tempo para rever os objetivos que pretende alcançar, inclusive determinar como pretende se sentir. Com isso, realizará mudanças positivas em sua vida.
Você pode organizar um diário emocional onde escreverá como se sentiu ao longo do dia. Dessa forma, você entenderá como funciona o seu sistema emocional e terá condições de colocar em prática alguns recursos que o impeçam de sentir esse bloqueio interior que nos deixa tão ansiosos.
“A ansiedade com medo e o temor com ansiedade roubam do ser humano suas qualidades essenciais. Uma delas é a reflexão”.
-Konrad Lorenz-