Livros de colorir, uma nova forma de relaxamento

Livros de colorir, uma nova forma de relaxamento

Março 13, 2016 em Livros 3 Compartilhados
Relaxar com livros de colorir

Podemos desligar nosso cérebro, encontrar relaxamento ou nos desconectar enquanto pintamos. Colorir nos ajuda a sair desse mundo, estimula nossa criatividade e nos conecta a nós mesmos. Por isso que os livros de colorir antiestresse caíram tanto no gosto das pessoas.

Segundo explicações de pesquisadores, quando nos concentramos na atividade de colorir, usamos a coordenação entre a visão dos olhos e a motricidade das mãos, o que causa a ativação de certas zonas cerebrais que favorecem a inibição do sistema límbico (nosso sistema emocional), de tal maneira que nos desconectamos de nossas preocupações e a ansiedade melhora.

Assim, de alguma maneira, recuperamos nossa ordem interna e somos bem-sucedidos em relaxar e colocar em ordem nossos pensamentos, já que ficamos submersos em uma tarefa que pouco a pouco capta nossa atenção, sendo lúdica e gratificante.
Compartilhar

lapis-para-colorir

O poder dos livros de colorir para reduzir o estresse

Como essa atividade atua no nosso cérebro e porque é tão potente para relaxar nosso corpo e nossa mente? Veremos a seguir:

Desconectamos o cérebro

Não em um sentido literal, claro, mas ao colorir estamos nos concentrando e conjugando nossa parte lógica com nossa parte criativa de modo que atenuamos a intensidade com que focamos nossos pensamentos e emoções.

Buscar as cores que nos interessam faz com que ativemos zonas cerebrais dedicadas à visão e à motricidade fina, fazendo com que diminua a atividade da amígdala, oferecendo assim maior estabilidade a nossas emoções.
Compartilhar

Damos vazão à criatividade

O fato de nos perdermos algumas horas em uma atividade que gostamos nos ajuda a dar vazão à criatividade, assim como a buscar realizar pinturas cada vez mais bonitas e claras.

Além disso há muitas temáticas que vão desde mandalas até animais, bosques e outros tipos de desenhos. Bastará procurar um pouco neste mundo para encontrar aquilo que você mais gosta.

mulher-artista-desenvolvendo-sua-criatividade

Realizamos uma atividade por puro prazer

Pode parecer simples, mas deveríamos parar para pensar em quantas coisas realizamos no nosso dia por puro prazer. Mais que isso, deveríamos questionar o que fazemos ao longo de toda nossa vida só com o objetivo de desfrutar a atividade. Talvez sejam poucas, e colorir pode ser uma delas.

Chegamos rapidamente a um lugar de encontro com nós mesmos… e com os demais.

Já temos uma boa desculpa para nos sentarmos e começarmos a colorir, e para nos dedicarmos a nós mesmos, assim como para descobrir inquietudes e fazer novas amizades. Ou seja, colorir nos convida a ter contato com o mundo interior e o mundo exterior.

Surgiram no Facebook várias páginas e grupos que têm como objetivo unir os adultos que colorem, virando lugares motivacionais que promovem relações e bem-estar. Se você está interessado, vale a pena procurá-los.

lapis-verde-para-colorir

Os best-sellers que ajudam a colorir o estresse

Ainda que hoje em dia a quantidade de livros que nos oferecem a oportunidade de colorir o estresse de um modo tão eficaz quanto a meditação seja enorme, há alguns que estão se destacando e que se posicionaram como potentes best-sellers.

Este é o caso do “O Jardim Secreto” da escocesa Johanna Basford, o qual se converteu em um verdadeiro sucesso internacional, sendo traduzido para mais de 14 idiomas. Seus desenhos foram feitos a mão e têm como temática animais, bosques e flores. Outro livro que alcançou sucesso da mesma autora é o “O Bosque Encantado”.

Segundo as declarações da própria autora, ela se inspirou nas visitas que realizava aos seus avós para criar os desenhos. Os avós viviam próximos a bosques selvagens e cheios de coisas imprevisíveis.

Por meio de seus desenhos podemos pouco a pouco explorar diferentes técnicas de colorir, pintar com paciência os detalhes e criar inúmeras nuances que dão vivacidade ao nosso esforço e calma a nossos pensamentos.

mulher-pintando

Como vemos na fotografia anterior, temos desenhos que vão desde pequenos desenhos até detalhes quase mágicos. A ideia é que os adultos criem o hábito de serem donos do seu tempo e possam trabalhar com paciência.

Outro grande conhecido do mundo dos livros de colorir para adultos é o “Mandalas e outros desenhos budistas para colorir”. Na mesma linha, este livro reúne diversas imagens de mandalas e padrões com a temática budista para que alimentemos nossa mente de cores.
Temos que nos animar e virar seguidores dessa nova tendência para combater o estresse, já que é uma ferramenta de tão fácil alcance, preenchendo muitas páginas com cores criativas que nos ajudarão a diminuir a ansiedade por meio de um efeito relaxante e saudável.

mandalas-para-colorir

Outro dos autores conhecidos que seguem essa tendência é Richard Merritt, que tem várias opções de livros incríveis como “Art Therapy Colouring Book”. Como verá na fotografia a seguir, esses livros são verdadeiras obras de arte.

livros-para-colorir

Apresentamos como última opção entre os livros mais conhecidos “Mindfulness – O livro de colorir” da ilustradora Emma Farrarons. Suas belas ilustrações nos convidam a meditar de maneira consciente enquanto preenchemos suas páginas de cor e nossa mente de calma e paz.

livros-para-colorir

Bastará uma pequena busca na internet para ter uma ideia do sucesso que estes livros de colorir fazem entre os adultos. Também existe, no entanto, a possibilidade de encontrar alguns desenhos e imprimir-los, caso você queira apenas testar a técnica antiestresse.

Convidamos você a se animar e fazer desse lindo trabalho um maravilhoso hábito para sua mente e um lugar de encontro com seu mundo interno. Lembre-se de que você tem uma ótima desculpa para colorir sempre que não quiser pensar em nada e precisar se desconectar um pouco do mundo lá fora.

Recuperemos nossos lápis de cor, canetinhas e borrachas!

Recomendados para você