3 rotinas matinais para controlar a ansiedade

· maio 25, 2016

Apesar da ansiedade parecer uma situação problemática que nos afasta do nosso “caminho ideal”, este estado pode dar-lhe a oportunidade de entender quem você é e do que precisa em determinados momentos da sua vida. Assim, entender a ansiedade como uma “chamada de atenção” nos ajudará a compreender e refletir sobre alguns hábitos que, de forma direta ou indireta, a provocam.

Muitas vezes a ansiedade não passa de um ruído surdo, constante e monótono que isolamos em algum lugar da nossa mente. No entanto, mesmo que a ignoremos, ela existe e nos sentiremos muito mais livres quando ela se for.

As primeiras horas da manhã representam o ponto de partida, aqueles momentos que darão o impulso para o resto do dia. Se levantarmos alterados ou se fizermos as primeiras tarefas do dia correndo, não conseguiremos reduzir esse nível de estresse ao longo do dia. É mais difícil quebrar uma dinâmica do que criá-la a partir do zero.

Hoje vamos compartilhar com vocês três hábitos matinais que o ajudarão a começar o dia com uma mente clara, sem agitação e estresse.

“Em um momento eu me senti tomado pela ansiedade. Mas me livrei do medo estudando o céu, determinando quando a Lua apareceria e onde o Sol nasceria de manhã”.

-Louise Bourgeois-

Tire um tempo para refletir com uma bebida quente

A realização de atividades ou os momentos de silêncio permitem a conexão consigo mesmo, com os seus pensamentos e a sua essência vital. Conectar-se com você mesmo e entender como você quer se sentir durante o dia ajudará a lidar com as tensões que possam surgir.

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Acompanhe esse momento de “reconexão” consigo mesmo com uma bebida quente, com um chá ou uma infusão de ervas, que o ajudará a acalmar a mente para o dia que se inicia. Além disso, este momento de relaxamento vai ajudá-lo a se desconectar dos problemas, e você pode usá-lo quando a ansiedade começar a surgir.

Alongue seu corpo e equilibre a mente

Alongar o corpo nos prepara para as atividades diárias. É muito importante cuidar do corpo e da mente, ouvir a si mesmo, perceber como estamos nos sentindo e como queremos ficar.

Para isso, podemos realizar atividades como a ioga, o tai-chi ou qualquer outro exercício físico de forma moderada. Além de alongar os músculos, essas atividades trabalham o corpo e a mente e nos ajudam a encontrar o equilíbrio necessário para viver bem.

Passe algum tempo com as suas emoções e com as metas propostas para o seu dia

Um ótimo exercício para evitar a ansiedade é colocar a mente em ordem quando despertamos. Desta forma, gerenciaremos corretamente nossas tarefas do dia. Você pode dar-se um tempo para rever os objetivos que pretende alcançar, inclusive determinar como pretende se sentir. Com isso, realizará mudanças positivas em sua vida.

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Você pode organizar um diário emocional onde escreverá como se sentiu ao longo do dia. Dessa forma, você entenderá como funciona o seu sistema emocional e terá condições de colocar em prática alguns recursos que o impeçam de sentir esse bloqueio interior que nos deixa tão ansiosos.

“A ansiedade com medo e o temor com ansiedade roubam do ser humano suas qualidades essenciais. Uma delas é a reflexão”.

-Konrad Lorenz-