Ser jovem aos 90 e velho aos 18 - A Mente é Maravilhosa

Ser jovem aos 90 e velho aos 18

abril 23, 2016 em Psicologia 353 Compartilhados
Ser jovem em qualquer idade

No ano passado, Harriete Thompson foi a mulher mais velha a terminar uma maratona. Aos 92 anos, ela terminou a Rock’n Roll Marathon em São Diego em pouco mais de sete horas e vinte minutos. Harriete é o exemplo perfeito de como sentir-se jovem apesar da idade, do tempo e das rugas que a vida deixa no corpo e na alma.

A velhice é frequentemente associada à morte, problemas físicos, perda de memória, solidão e decadência do corpo em geral. Mas para envelhecer bem é importante livrar-se de pensamentos negativos e aproveitar todas as fases da vida. Felizmente, a expectativa de vida aumentou nos últimos séculos em mais de vinte anos. No início do século XIX, a expectativa de vida era de 45 a 50 anos de idade.

Em 2013, a revista Cell publicou um estudo realizado por especialistas espanhóis onde são analisadas as chaves do envelhecimento. Um dos principais resultados deste estudo foi que compreendendo e combatendo o envelhecimento, também estamos lutando contra o câncer. O envelhecimento produz danos no nosso DNA que vão se acumulando ao longo da vida e esse processo pode causar o câncer, diabetes, problemas do coração e muitas outras doenças como o Alzheimer.

Sentir-se jovem é uma atitude

A juventude é uma questão de atitude perante a vida. Envelhecer é algo que não podemos evitar; o que podemos fazer é atenuar alguns efeitos da idade sobre o nosso corpo. Exercícios físicos, alimentação saudável, condições ambientais favoráveis, evitar as drogas, o cigarro e o álcool em excesso, são alguns dos fatores que podem retardar o envelhecimento.

Mas, se mantivermos a atitude de uma pessoa jovem, poderemos desfrutar do processo de aprendizagem que envolve o envelhecimento. Para sentir-se jovem, propomos algumas estratégias:

Realize os seus sonhos

Quando ficamos mais velhos, percebemos que não realizamos todos os nossos sonhos por falta de tempo ou porque os consideramos impossíveis. No entanto, ter acumulado anos não significa que temos que aceitar comentários como: “você já não tem idade para”… e se deixar influenciar pelas opiniões alheias.

Isto não quer dizer que devemos nos comportar como um adolescente, mas que não devemos renunciar ao que queremos porque temos uma determinada idade: estudos, viagens, esportes, conhecer novas pessoas, etc. Nossos limites, na maioria dos casos, são muito mais amplos do que pensamos.

casal-de-idosos-aproveitando-a-vida

Mantenha-se atualizado

A moda, a tecnologia, a sociedade em geral, mudam constantemente, por isso é necessário adaptar-se às mudanças e aprender coisas novas para manter-se jovem, com uma mente ativa e em movimento constante.

Proteja o seu tempo e o seu espaço

Quando envelhecemos nos concentramos mais nos outros do que em nós mesmos, mas é muito importante encontrar um espaço para fazer o que gostamos e respeitar o tempo que dedicamos a essas atividades. Precisamos encontrar um equilíbrio entre o tempo dedicado aos outros e ao nosso próprio tempo.

Sorria sempre que puder

O riso é algo que vai fazer você se sentir muito mais jovem; ria de si mesmo, das coisas divertidas que acontecem todos os dias, e encare os problemas diários com bom humor. Você pode até participar de um curso de terapia do riso, onde vai se divertir muito e conhecer novas pessoas.

Ser velho aos 18 anos

Existem pessoas que tiveram uma vida muito complicada ou simplesmente se sentem velhas, mesmo sendo muito jovens. São pessoas que não se adaptam às mudanças da vida, que se fecham em casa e que não se relacionam com ninguém. Mas, porque isso acontece?

mulher-jovem-triste

As pessoas sentem-se velhas quando abandonam seus sonhos, seja por circunstâncias da vida ou por escolha. Deixar de sonhar e tentar realizá-los são uma das causas do envelhecimento. Desfrute o presente.

Além disso, esse tipo de pessoa tem uma baixa autoestima, não se ama, não se valoriza, e isso faz com que se feche dentro dos seus pensamentos. Reforçar a autoestima gradualmente promoverá uma abertura e a pessoa começará a interagir com o ambiente e com os outros. Não se trata de ter rugas ou não, mas de sorrir para a vida.

Recomendados para você