O significado do "Eu te amo" em cada etapa da relação

O significado do “Eu te amo” em cada etapa da relação

outubro 28, 2015 em Emoções 0 Compartilhados
O significado do "Eu te amo" em cada etapa da relação

Muitas vezes um “Eu te amo” foi a origem de grandes romances ou o ponto de tristes términos. É verdade que, dentro de uma relação, dependendo da etapa na qual pronunciamos estas belas palavras, elas podem significar uma coisa ou outra muito diferentes.

Provavelmente não é a mesma coisa dizer “Eu te amo” pela primeira vez, do que fazê-lo quando já temos um ano de relacionamento com alguém.

Por que tantos significados para “Eu te amo”?

Duas pessoas que mantêm um relacionamento crescem juntas. Dentro de seu crescimento pessoal,  cada uma encontra novas situações que repercutem em sua vida e, portanto, também no casal. Como conseqüência, o significado de “Eu te amo” vai evoluindo em função de como a relação está e, separadamente, de como estão as pessoas que a formam.

Mas é verdade que há algo que se mantém imutável quando expressamos estas três palavras: não importa para quem as estamos dizendo. E também não importa como essa expressão vai acompanhada: de lágrimas, sorrisos, abraços… Sua importância e magia devem permanecer ao longo de qualquer relacionamento, em uma posição importante.

Então, o que significa em cada estágio?

– Dois meses: estou gostando de como tudo está acontecendo. Em uma relação de longo prazo e estável, dois meses é pouco tempo e “passa” rápido. É absolutamente certo que o começo é quando nos sentimos mais apaixonados, tendo descoberto essa pessoa tão especial com quem nos dispusemos a iniciar um projeto tão apaixonante. Dizê-lo em dois meses é sentir que o que você tem, naquele momento, durará para sempre. Mas, se formos realistas, sabemos que nem tudo dura eternamente, ainda mais uma relação de apenas dois meses.

É bom reforçar que, neste primeiro estágio, muitos de nós, por imaturidade pessoal, da juventude ou por não termos mantido muitas relações, nos confundimos na maneira como nos sentimos pela pessoa ao longo de nossas vidas; acabamos dizendo um “Eu te amo” em vez de dizer um intenso “Eu te adoro!”.

Convido-lhe a refletir antes de empregar estas três palavras tão importantes em seu vocabulário, e a olhar o seu eu interior. Assim, você pode evitar maus entendidos emocionais e não fazer mal para a pessoa de quem você está começando a gostar, ou não.

– Cinco meses: você é importante. Estudos dizem que nos encontramos nos últimos dias da primeira etapa da paixão. “Eu te amo”, neste momento, pode significar que “Você é importante na minha vida” e “Eu gostaria de encontrar um espaço para seu coração no meu”.

É certo que as palavras ainda vão carregadas de uma certa incerteza, dúvidas, ou medos, como:  “Será que vão partir meu coração?  Será que ele/ela sente o mesmo que eu?” Então, um “Eu te amo” nesta etapa continua nos fazendo sentir muitas “borboletas” no estômago, mas talvez ainda não no coração.

– Seis meses: Somos perfeitos quando estamos juntos. Neste momento, ambos não podem deixar de pensar um no outro. Você adora tudo o que ele/ela faz e que tenha a ver com você, expressando seu amor por através de fotos, cartas, dedicatórias…

“Eu te amo” já significa muito mais do que você sentia três meses atrás. Com estas palavras, está implícita uma verdadeira mensagem de que você ama a forma como essa pessoa faz você se sentir, e o quão bom é fazer parte da vida dela e ela da sua

– Sete meses: Somos nós. Há uma expressão muito bela e com a qual estou totalmente de acordo: “Amar alguém é como se mudar de cidade”. Você perceberá que faz sentido, já que em uma relação, quanto mais tempo passa, mais cresce o sentimento mútuoQuando dizemos “Eu te amo” nesta etapa, realmente estamos querendo dizer que o meu é seu e o seu é meu.

A partir de agora, este “Eu te amo” é compartilhado, como todas as coisas que acontecem numa relação.

– Dez meses: Você é meu melhor amigo. É agora que você vê o quão natural é estar ao lado de seu parceiro. Ficar separado começa a “doer” um pouco, e é percebido como algo incomum. Neste momento, “Eu te amo” tem uma conotação muito mais séria. Não importa se for dito depois de uma brincadeira ou por mensagem de texto, o significado tem uma grande importância.

Provavelmente, se nos perguntassem nesse momento, não diríamos apenas que o parceiro “é uma pessoa incrível”. Também diríamos que “é meu melhor amigo”.

O significado de "eu te amo" na relação

Este tipo de “Eu te amo” vai muito além do que ele/ela quer oferecer ou do que você deseja oferecer. É quando a palavra “amar” começa a entrar dentro da nossa linguagem interna e do nosso coração.

– Um ano: Você é meu mundo. Claro que isso só ocorre se o que você estiver vivendo dentro de sua relação for um amor incondicional e puro. Se eu lhe perguntasse como você se sente, provavelmente me responderia que “não pode imaginar como seria a sua vida sem ele/ela”. Neste momento, “Eu te amo” é muito mais permanente, já que você não se questiona qual dos dois sente mais, nem se preocupa se o outro sente o mesmo ou não.

Você se sente seguro e cômodo. Dizer “Eu te amo” para a pessoa que você ama causa um relaxamento e faz você se sentir pleno junto a ela.

– Dois anos: Penso no futuro. “Eu te amo” nesta etapa significa: “amo o que você é e vou amar o que você venha a ser e tenha que ser como pessoa.” Evidentemente, este significado vem depois de sentir uma sensação de confiança, o que é o mesmo que: enquanto ambos se mantiverem unidos, nada é impossível nem causa medo.

 Três anos, quando ambos vivem juntos: Case-se comigo. “Eu te amo”, significa que você quer fazer com que o amor que sente por ele/ela seja algo permanente. Você deseja compartilhar tudo ao lado da pessoa que você ama. Uma vida cheia de carinho, confiança, sabedoria e, o mais importante, aprendizado mútuo.

Neste momento, “Eu te amo” pode já não ser suficiente. Certamente, com estas palavras você já esteja querendo dizer: “Você é tudo o que eu quero”, porque isso é o que seu coração e alma realmente querem dizer.

– Quatro anos, casamento ou união estável: você sonha acordado. Uma das mais maravilhosas experiências que podem acontecer com o ser humano é amar e ser correspondido. O amor é tudo. Sentir o verdadeiro amor de outra pessoa em seu coração e correspondê-la incondicionalmente é incrível.

Você não busca muito mais chegando a este ponto, já que você se encontra tocando “o nirvana” emocional. Muitas pessoas lhe dirão que você é uma pessoa de muita sorte, e muitas outras sentirão muita inveja. E isso é totalmente normal! Muitas pessoas vieram a este mundo e nunca souberam como é ter essa sensação com outra pessoa.

O que foi comentado ao longo deste artigo costuma ser a evolução habitual dos casais, mas é importante ser consciente que cada parceiro precisa e tem tempos diferentes. Muitas pessoas, por exemplo, podem ficar estacionadas em alguma das etapas explicadas, sendo necessário mais tempo ou ferramentas emocionais para trabalhar no relacionamento.

Recomendados para você