O silêncio dos invejosos está cheio de ruídos

· janeiro 1, 2016

“Seu silêncio faz com que eu me sinta desconfortável. Quando se aproxima e não diz nada, percebo em seu rosto que você não gosta de ver como os outros me amam e são carinhosos comigo.

Quando eu falo sobre cada pequena conquista, sinto que você não se alegra com isso e até se sente mal. Algumas vezes, até disfarça e mostra uma alegria falsa, que na verdade não está sentindo.

Quem me dera não perceber, porque sofro por isso. Gostaria de fugir de encontros com os amigos quando estamos juntos.

Se ele pudesse ver as coisas de forma diferente… Se ele pudesse perceber que minhas pequenas conquistas, o carinho das pessoas por mim, não tem nada a ver com ele. Isso não quer dizer que seja alguém melhor ou pior que eu, muitas pessoas também o apreciam. Ele precisa aprender a ser feliz “com o que tem e com o que é”.

Isso me deixa triste porque ele machuca a si próprio. Eu sou feliz com o que tenho e com o que não tenho. Não me comparo a ninguém e sigo em frente. Sei que existem pessoas mais bonitas, mais ricas… Mas quem se importa? Sou o que sou e me sinto bem assim. Não desejo, nem invejo o que as outras pessoas têm.

Mas ele não vê as coisas como eu, está sempre perguntando por todos para castigar a si mesmo. Gostaria de poder ajudá-lo…

“O silêncio dos invejosos está cheio de ruídos”.

– Herman Hesse –

mulher invejosa

Talvez um dia ele consiga refletir sobre esse aspecto da sua personalidade, evoluir e melhorar como pessoa.

Estou tentando me afastar de forma gradual e sem que ele perceba. Nosso relacionamento é extremamente tóxico e me sufoca, especialmente quando estamos com outras pessoas. Preciso pensar muito antes de falar para não magoá-lo. E isso não é bom para mim…

Eu gostaria que fosse uma pessoa mais confiante e não se comparasse a ninguém”.

Algumas pistas para detectar pessoas invejosas

– Eles nos olham de cima abaixo; não perdem nenhum detalhe de como estamos vestidos, como nos comportamos, etc.

– Precisam da aprovação dos demais.

– Gostam de criticar e julgar.

– Nunca têm o suficiente e não estão satisfeitos com nada. Acreditam que os outros têm mais sorte e conseguem tudo o que querem.

– Não são criativos e muitas vezes copiam o outro.

– Eles se alegram com o fracasso alheio.

Mulher invejosa

Como lidar com os invejosos?

“A inveja é uma declaração de inferioridade”

– Napoleão –

Sempre haverá um invejoso por perto: em um grupo de amigos, no ambiente de trabalho, entre os seus vizinhos e até mesmo dentro da sua família. Não se deixe contagiar pela sua negatividade.

– Se é um vizinho ou conhecido, não deixe que afete sua vida. Afaste-se; não é necessário discutir e se aborrecer.

– Se é um colega de trabalho, trate-o como um colega de trabalho e nada mais. Não fale da sua vida pessoal e cerque-se de colegas que o apreciam.

– Se faz parte do seu grupo de amigos ou familiares, tente compreendê-lo e aproveite o convívio com as outras pessoas. Não perca um grupo de amigos por causa de uma pessoa invejosa.

Esteja consciente de tudo o que está acontecendo e não se deixe levar pelos sentimentos de inveja de outras pessoas.