13 sinais de que você está amadurecendo

O que significa amadurecer? Essa maturidade fica evidente em nossas ações? De que forma? Neste artigo, falamos sobre 13 sinais que indicam que você está amadurecendo.
13 sinais de que você está amadurecendo

Última atualização: 09 Outubro, 2021

O que significa amadurecer em um nível psicológico? Quais são os sinais de que você está amadurecendo? A maturidade pode ser observada no que fazemos ou nas nossas idéias?

Como veremos, amadurecer implica mudanças na nossa maneira de ver a vida e no nosso próprio comportamento, além de ver as coisas a partir outro ponto de vista, relativizar, aprender… e muito mais!

Os sinais de que você está amadurecendo

Se você quer saber se está amadurecendo, fique atento a estes pontos:

1. Você aprendeu com os seus erros

Um dos sinais de que você está amadurecendo é ter conseguido aprender com seus erros. Todos nós cometemos erros, mas nem todos somos capazes de extrair um aprendizado disso.

Portanto, se você é capaz de ver o passado em perspectiva, entender o que o levou a agir daquela forma (mesmo que você sinta que agora faria diferente) e entender o que você pode extrair dessa situação… este é um sinal de maturidade.

Mulher pensativa

2. Você assume a responsabilidade pelas suas ações

A responsabilidade é outro dos sinais de maturidade. Ser responsável implica estar ciente das consequências das nossas ações, antecipá-las e, então, decidir se devemos agir de uma forma ou de outra.

“Aceite a responsabilidade pela sua vida. Saiba que é você que vai te levar aonde você quer ir, não há mais ninguém.”
-Les Brown-

3. Você vai da reclamação à responsabilidade

Em relação ao ponto anterior, outro dos sinais de que você está amadurecendo é que você passou da reclamação constante para a responsabilidade. Assim, você não está tão focado em reclamar, mas em ver o que pode fazer com o que tem.

Em outras palavras: você passa a cuidar da sua vida (e não tanto a se preocupar com ela).

4. Você é mais consistente

A consistência tem muito a ver com maturidade emocional. Ser consistente implica que o que sentimos, dizemos e fazemos corresponde; que estão em sintonia.

Não é fácil ser consistente e nem sempre vamos conseguir. Podemos ser maduros e ter momentos de incoerência, mas à medida que crescemos, essas incongruências vão diminuindo (o autoconhecimento e a terapia psicológica ajudam muito).

“O autoconhecimento é o primeiro passo para a maturidade.”
-Jane Austen-

5. Você se abre emocionalmente

Amadurecer também implica se abrir emocionalmente para o outro. Não significa não ter medo ou relutância em fazê-lo, mas ser capaz de o fazer apesar disso – com toda a coragem que isso implica.

À medida que envelhecemos, a importância que damos aos outros diminui… Portanto, é mais fácil nos abrirmos e assumirmos a responsabilidade por essas emoções.

6. Você se sente mais seguro

A confiança pessoal também é algo que se ganha com o tempo (e as experiências), e é mais um dos sinais de que você está amadurecendo. Na infância e na adolescência, por exemplo, essa segurança é mais difícil de alcançar, e nos sentimos mais vulneráveis nesse sentido.

Mas na idade adulta, nos sentimos cada vez mais seguros, embora isso não signifique que não tenhamos momentos “sensíveis” ou em que nos sintamos inseguros.

7. Você não se preocupa com quantidade, mas com qualidade

Segundo Almudena Moreno, doutora em Sociologia pela Universidade Autônoma de Barcelona e professora titular da Universidade de Valladolid (UVa), este seria mais um dos sinais de que você está amadurecendo: você dá mais importância à qualidade e não tanto à quantidade.

Moreno afirma que, quando somos jovens, queremos “ter” tudo, mas à medida que crescemos perdemos essa necessidade de acumular. Nós nos concentramos mais na qualidade das coisas que temos.

8. Você sabe mais sobre o que deseja

Segundo Almudena Moreno, saber o que queremos (ou pelo menos, mais do que antes) seria mais um dos sinais de maturidade psicológica. Nossos gostos vão sendo refinados conforme crescemos.

Procuramos viver de acordo com as nossas próprias crenças e sistemas de valores, e desenvolvemos um estilo mais pessoal (ao viajar, vestir, socializar, etc.).

9. Você se compromete

Com a maturidade, nos comprometemos mais com as coisas, ações, pessoas, relacionamentos… As relações se firmam e se tornam mais duradouras, pelo fato de podermos nos comprometer com elas.

10. Você escolhe seus amigos

Também nos tornamos mais seletivos quando se trata de escolher nossas amizades e relacionamentos em geral. Assim, estes são constituídos por afinidades culturais, familiares, motivacionais e intelectuais, e não tanto por interesses festivos, por coincidirem na vida (“amigos de longa data”), etc.

11. Você é mais resistente

Resiliência é a capacidade de se adaptar à vida e às mudanças, de enfrentar obstáculos e sair mais forte de experiências difíceis. Portanto, conforme crescemos e amadurecemos, também nos tornamos mais resilientes.

12. Você resolve problemas com mais facilidade

À medida que crescemos, aprendemos e com isso conhecemos mais – e melhor – estratégias para resolver problemas (de todos os tipos). Assim como nos pontos anteriores, isso também se deve à experiência.

“Viva como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre.”
-Mahatma Gandhi-

Homem pensando

13. Você é mais criativo

Por fim, outro sinal de que você está amadurecendo é o aumento da criatividade. A maturidade psicológica favorece esta e outras competências que estão em hiato há algum tempo (por exemplo, na procura de um parceiro ou na consolidação no mercado de trabalho).

E você, sente que amadureceu? Você se vê refletido em algum desses pontos? Todos amadurecemos à nossa maneira e, portanto, não existe uma forma única de fazer isso.

A verdade é que, em geral, à medida que amadurecemos, vemos a vida de outra forma: talvez de forma mais relativa ou mais tolerante.

“A maturidade da mente é a capacidade de resistir à incerteza.”
-John Finley-

Pode interessar a você...
A maturidade emocional é um despertar que não depende da idade
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A maturidade emocional é um despertar que não depende da idade

A maturidade emocional não é uma entidade normativa que se atinge em alguma idade. É um despertar da autoestima, da empatia e da vida social respei...



  • Mateo, C. (2002). La inseguridad personal vista por los estudiantes universitarios. Violencia, sociedad y justicia en América Latina.
  • Navarro, M. (2009). Autoconocimiento y autoestima. Temas para la educación, Revista Digital para profesionales de la enseñanza.
  • Tierno, B. (2001). Psicología práctica de la vida cotidiana. Ediciones Temas de Hoy S.A., Madrid.
  • Zacarés González, J. J., & Serra Desfilis, E. CREENCIAS SOBRE LA MADUREZ PSICOLÓGICA Y DESARROLLO ADULTO. Anales de Psicología / Annals of Psychology12(1): 41–60. Recuperado a partir de https://revistas.um.es/analesps/article/view/30221