Os sintomas psicológicos da menopausa
A menopausa acontece próximo dos 50 anos de idade, quando a menstruação chega ao fim e, junto com ela, a vida reprodutiva da mulher. Essa é uma etapa a mais pela qual toda mulher deve passar, mas a menopausa pode se transformar em um verdadeiro sofrimento. As mudanças que são produzidas afetam a mulher de uma maneira significativa.
“Guarde algo de loucura para a menopausa”
– Woody Allen –
O climatério
O climatério acontece antes e depois da menopausa. É uma fase pouco conhecida, mas que é importante levarmos em conta. Ela acontece devido ao esgotamento ovariano e à diminuição na produção de estrogênio. Pode-se dizer que o climatério prepara ou alerta a mulher em relação à menopausa que está por vir..
Surgem sensações de calor intenso, insônia, secura vaginal, mudanças físicas… É aí quando começam a aparecer problemas no âmbito sexual, algo que não devemos deixar de lado!
Sintomas associados à menopausa
A menopausa é somente uma etapa. Muitas mulheres temem chegar a ela pois acreditam que a menopausa é uma porta para a velhice. O que dizer, então, das mulheres que sofrem menopausa precoce? O desânimo, a depressão e muitos outros sintomas podem marcar presença.
1. Alterações de humor
Durante a menopausa, o humor costuma mudar muito. Isso causa problemas não somente para quem sofre com as oscilações, mas também para aqueles que estão ao nosso redor. Nos chateamos sem saber o motivo, estamos mais sensíveis do que de costume…
Não se preocupe! É normal. Uma vez que você aceitar a menopausa, tudo ficará melhor. As alterações de humor podem ser potencializadas pela rejeição a esta etapa, então assuma! Pensa que você não pode escapar dela.
2. Ansiedade
A ansiedade é muito comum nas mulheres com menopausa. Isso ocorre pelo medo de sofrer uma situação embaraçosa… Sair na rua? E se eu sentir calor? E se eu começar a suar excessivamente?
Tudo isso provoca ansiedade na mulher, que fica receosa de que os sintomas da menopausa apareçam no momento mais inoportuno,
3. Irritabilidade
Com todos os sintomas à flor da pele, a mulher na menopausa é facilmente irritável. Qualquer coisa, por menor que pareça, pode provocar o sentimento de estar “a ponto de explodir”.
A sensibilidade ao barulho e o fato de dizer coisas que machucam os demais sem querer, são alguns dos exemplos que podemos usar para ilustrar a irritabilidade que a mulher sofre durante a menopausa.
4. Insônia
Devido aos “calores” e à transpiração noturna, o sono pode se ver afetado. Isso pode originar problemas maiores, como a apneia ou a privação total de sono.
As dificuldades para dormir provocam ansiedade e fazem com que a irritabilidade aumente de forma considerável. Isso afetará as relações sociais e familiares.
5. Falta de desejo sexual
Durante a menopausa, acontecem diversas coisas que podem fazer com que seu desejo sexual diminua. A secura e a perda da elasticidade vaginal, a resposta mais tardia à excitação, a redução da tensão muscular… Estes e outros problemas ocasionam a falta de desejo sexual.
Mas não se preocupe! Tudo isso pode ser tratado e você deve ir atrás de tal tratamento. Se você não der atenção a isso, podem surgir disfunções sexuais importantes que provocarão frustração por não poder desfrutar do sexo. Não permita que isso aconteça! Muitas mulheres optam por se esquecer de todo o contato sexual, mas é fundamental saber que é possível aproveitar o sexo durante a menopausa!
6. Dificuldade de concentração
Na menopausa, a concentração e a memória diminuem de forma notável. Lembrar-se ou prestar atenção a diversas coisas simultaneamente pode ser muito difícil!
O estresse pode provocar uma falta de concentração e de memória. É uma etapa na qual as mulheres se veem sobrecarregadas. Continuar com as obrigações cotidianas enfrentando os sintomas e mudanças por conta da menopausa pode ser uma tarefa muito complicada e difícil.
Para lidar melhor com a situação, mude a sua atitude frente a menopausa! É apenas uma etapa a mais, com seus prós e contras. Não permita que ela lhe afete em excesso e leve a uma depressão. Conheça os sintomas e procure uma solução! Você nunca deve fugir deles, e sim enfrentá-los e solucioná-los. A menopausa pode ser uma fase maravilhosa se você agir com coragem e não com covardia.