Os sintomas psicológicos da menopausa

Os sintomas psicológicos da menopausa

setembro 30, 2015 em Emoções 14 Compartilhados
Os sintomas psicológicos da menopausa

A menopausa acontece próximo dos 50 anos de idade, quando a menstruação chega ao fim e, junto com ela, a vida reprodutiva da mulher. Essa é uma etapa a mais pela qual toda mulher deve passar, mas a menopausa pode se transformar em um verdadeiro sofrimento.  As mudanças que são produzidas afetam a mulher de uma maneira significativa.

O climatério

O climatério acontece antes e depois da menopausa. É uma fase pouco conhecida, mas que é importante levarmos em conta. Ela acontece devido ao esgotamento ovariano e à diminuição na produção de estrogênio. Pode-se dizer que o climatério prepara ou alerta a mulher em relação à menopausa que está por vir..

climaterio

Surgem sensações de calor intenso, insônia, secura vaginal, mudanças físicas… É aí quando começam a aparecer problemas no âmbito sexual, algo que não devemos deixar de lado!

Sintomas associados à menopausa

A menopausa é somente uma etapa. Muitas mulheres temem chegar a ela pois acreditam que a menopausa é uma porta para a velhice. O que dizer, então, das mulheres que sofrem menopausa precoce? O desânimo, a depressão e muitos outros sintomas podem marcar presença.

1. Alterações de humor

Durante a menopausa, o humor costuma mudar muito. Isso causa problemas não somente para quem sofre com as oscilações, mas também para aqueles que estão ao nosso redor. Nos chateamos sem saber o motivo, estamos mais sensíveis do que de costume…

Não se preocupe! É normal. Uma vez que você aceitar a menopausa, tudo ficará melhor. As alterações de humor podem ser potencializadas pela rejeição a esta etapa, então assuma! Pensa que você não pode escapar dela.

2. Ansiedade

A ansiedade é muito comum nas mulheres com menopausa. Isso ocorre pelo medo de sofrer uma situação embaraçosa… Sair na rua?  E se eu sentir calor?  E se eu começar a suar excessivamente?

Os sintomas psicológicos da menopausa

Tudo isso provoca ansiedade na mulher, que fica receosa de que os sintomas da menopausa apareçam no momento mais inoportuno,

3. Irritabilidade

Com todos os sintomas à flor da pele, a mulher na menopausa é facilmente irritável. Qualquer coisa, por menor que pareça, pode provocar o sentimento de estar “a ponto de explodir”.

A sensibilidade ao barulho e o fato de dizer coisas que machucam os demais sem querer, são alguns dos exemplos que podemos usar para ilustrar a irritabilidade que a mulher sofre durante a menopausa.

4. Insônia

Devido aos “calores” e à transpiração noturna, o sono pode se ver afetado. Isso pode originar problemas maiores, como a apneia ou a privação total de sono.

As dificuldades para dormir provocam ansiedade e fazem com que a irritabilidade aumente de forma considerável. Isso afetará as relações sociais e familiares.

5. Falta de desejo sexual

Durante a menopausa, acontecem diversas coisas que podem fazer com que seu desejo sexual diminua. A secura e a perda da elasticidade vaginal, a resposta mais tardia à excitação, a redução da tensão muscular… Estes e outros problemas ocasionam a falta de desejo sexual.

Os sintomas psicológicos da menopausa

Mas não se preocupe! Tudo isso pode ser tratado e você deve ir atrás de tal tratamento. Se você não der atenção a isso, podem surgir disfunções sexuais importantes que provocarão frustração por não poder desfrutar do sexo. Não permita que isso aconteça! Muitas mulheres optam por se esquecer de todo o contato sexual, mas é fundamental saber que é possível aproveitar o sexo durante a menopausa!

6. Dificuldade de concentração

Na menopausa, a concentração e a memória diminuem de forma notável. Lembrar-se ou prestar atenção a diversas coisas simultaneamente pode ser muito difícil!

O estresse pode provocar uma falta de concentração e de memória. É uma etapa na qual as mulheres se veem sobrecarregadas. Continuar com as obrigações cotidianas enfrentando os sintomas e mudanças por conta da menopausa pode ser uma tarefa muito complicada e difícil.

Para lidar melhor com a situação, mude a sua atitude frente a menopausa! É apenas uma etapa a mais, com seus prós e contras. Não permita que ela lhe afete em excesso e leve a uma depressão. Conheça os sintomas e procure uma solução! Você nunca deve fugir deles, e sim enfrentá-los e solucioná-los. A menopausa pode ser uma fase maravilhosa se você agir com coragem e não com covardia.

Recomendados para você