Sofrologia para escapar do estresse diário - A Mente é Maravilhosa

Pratique a sofrologia para escapar do estresse diário

Maio 6, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Pratique a sofrologia para escapar do estresse diário

A palavra sofrologia vem do grego serenidade, harmonia (sos), mente (phren), estudo, conhecimento, (logos). Esta disciplina científica surgiu na Espanha, no campo da medicina. A sua principal missão é investigar como potencializar a dimensão positiva das capacidades mentais do ser humano.

Da mesma forma que um músculo pode ser exercitado e melhorado, o ser humano pode treinar e desenvolver as suas habilidades mentais. Assim, a sofrologia procura ajudar os seres humanos a desenvolverem todo o seu potencial, considerando-os como uma entidade indivisível e tratando igualmente os aspectos físicos e mentais.

A sofrologia foi ambiciosamente designada como a ciência da consciência humana. Mas não é somente isso. Também foi considerada um conjunto de métodos e técnicas de relaxamento. Dessa forma, podemos afirmar que a sofrologia é uma proposta científica que pode nos ajudar a relaxar em situações de estresse.

O que entendemos por estresse?

Os cientistas dizem que o estresse ocorre em todos os momentos. Na verdade, um corpo sem nenhum tipo de estresse é um corpo morto. É preciso sempre desejar um certo estresse. Mas não é isso que a maioria das pessoas quer dizer quando dizem “me sinto estressada”.

Mulher estressada

O estresse é uma resposta não específica do corpo diante de qualquer desafio. Essa resposta é fisiológica, psicológica e se traduz por alterações gastrointestinais, cardiovasculares e glandulares.

Há muitas pessoas que acreditam que pouco ou nada pode ser feito quando se sentem estressadas. Enfrentar os desafios e as emoções da vida é uma habilidade. A boa notícia é que uma habilidade que pode ser aprendida.

Como a sofrologia pode nos ajudar a enfrentar o estresse?

A sofrologia foi criada na década de 1960 por Alfonso Caycedo. Ele era um psiquiatra colombiano que trabalhava em Madri e adaptou técnicas de ioga, budismo e zen para incorporá-las no tratamento dos seus pacientes.

Dessa forma, a sofrologia se tornou uma disciplina para prevenir e combater o estresse, bem como para aprofundar o autoconhecimento pessoal, como já dissemos anteriormente. A sofrologia não pode ser entendida apenas com base nas teorias, porque a experiência é a melhor forma de aprender.

O método Caycedo

O método Caycedo é a estrutura prática da sofrologia. Foi inspirado inicialmente nas técnicas orientais, como a ioga, o budismo e o zen, adaptados à nossa mentalidade e modo de vida.

Em que consiste o método Caycedo? Este método consiste na prática do relaxamento dinâmico de Caycedo (RDC) e de algumas técnicas específicas. 

Mulher fazendo meditação no parque

O relaxamento dinâmico de Caycedo

O relaxamento dinâmico de Caycedo (RDC) é o método utilizado na sofrologia. Consiste na prática de uma série de técnicas de relaxamento combinadas com exercícios físicos e estratégias mentais. Dessa forma, tenta atingir objetivos específicos, como lidar com o estresse a que estamos sujeitos diariamente.

Durante a sua prática, a pessoa desenvolve a sua capacidade de introspecção em diferentes níveis. Inicialmente se conscientizando do seu corpo, depois da sua mente e posteriormente dos seus estados emocionais.

Esse processo de conscientização nos leva a um controle das tensões físicas, dos pensamentos e das emoções negativas. A pessoa aprende a transformar hábitos negativos em positivos e adquire com a prática uma atitude mais serena, mais consciente dos seus valores e do seu ambiente.

O relaxamento dinâmico de Caycedo é composto por doze etapas progressivas que fazem parte de uma metodologia coerente e estruturada. O seu principal objetivo é que a pessoa desenvolva progressivamente a autoconsciência em um nível corporal, mental, emocional, comportamental, axiológico e social. Pretende-se, assim, reduzir os níveis de estresse.

A sofrologia utiliza técnicas de relaxamento, exercícios respiratórios e estratégias psicofísicas. O objetivo é promover uma vida cotidiana tranquila, a criação de hábitos positivos, o reforço dos recursos do indivíduo e o desenvolvimento dos valores existenciais.

Mulher meditando

As técnicas frônicas específicas

Essas técnicas são caracterizadas pela sua curta duração e sua especificidade. Elas podem durar dez ou quinze minutos em média. Com elas, podemos trabalhar os parâmetros do passado, do presente ou do futuro da pessoa. A ênfase é sempre colocada nas suas experiências positivas.

Da mesma forma que uma experiência emocionalmente negativa pode afetar negativamente o nosso equilíbrio psicofísico, uma experiência positiva também afeta a pessoa como um todo. A sofrologia ativa o positivo tanto na prática do método de Caycedo quanto na vida cotidiana.

A pessoa aprende a experimentar o positivo em si mesma (somatização positiva) e a tomar consciência dos pequenos momentos positivos de cada dia. De acordo com o dr. Caycedo, qualquer ação positiva direcionada a uma parte da consciência tem um efeito positivo sobre todo corpo.

Através do relaxamento dinâmico de Caycedo e das técnicas frônicas específicas, é possível administrar de forma positiva o estresse a que estamos sujeitos diariamente. Mas não é só isso, também nos ajudará a nos conhecermos melhor.

Recomendados para você