A técnica do 10-10-10 para tomar decisões

· fevereiro 26, 2019
O mais interessante sobre a técnica 10-10-10 é que ela ajuda a tomar decisões que podem ser dolorosas ou irritantes, mas que a longo prazo nos beneficiarão em termos de crescimento pessoal.

A técnica do 10-10-10 é um método especialmente projetado para tomar decisões complicadas. Ou seja, aqueles tipos de decisões em que, se você escolher o caminho A, as coisas podem dar certo ou errado. O mesmo vale para os caminhos B e C. Então, em poucas palavras, você não sabe o que fazer porque não há nenhum fator que mostre o caminho a seguir.

Para essas decisões complexas, às vezes o velho truque da lista de prós e contras não é suficiente. É nessa hora que a técnica 10-10-10 é útil. Este método foi inventado por Suzy Welch, uma jornalista especializada em economia dos Estados Unidos, que já é famosa pelos seus sucessos editoriais.

Welch estudou detalhadamente o funcionamento do cérebro durante a tomada de decisões. Ela descobriu que há uma falha muito importante, que é chamada de desconto hiperbólico. Em suma, isso significa que nos comportamos como se o futuro não existisse. Por exemplo, comemos junk food como se não estivéssemos acumulando uma doença. Para neutralizar esse viés, foi criada a técnica 10-10-10.

“É preferível o risco de uma decisão errada do que o terror da indecisão”.
-Maimonides-

Como funciona a técnica do 10-10-10?

A técnica do 10-10-10 começa com a formulação da questão que dá origem à decisão complexa. Então, é preciso definir claramente qual é o problema a ser resolvido ou qual é a decisão que deve ser tomada. Por exemplo, devo mudar de emprego? É o momento certo de ter um filho? É melhor deixar o país?

Quanto mais preciso você for ao definir a questão, mais fácil será tomar uma decisão acertada. A imagem fica mais clara quando sabemos exatamente qual é o elemento essencial de um problema ou as variáveis ​​que o mantêm.

Depois disso, colete informações. Isso poderá ser feito através de leitura, conversação ou qualquer outro meio disponível. O que se pretende é identificar as principais formas de resolver o problema ou o conflito. Quais são os objetivos? Responda a três perguntas simples: Quais serão as consequências de cada uma das minhas opções em dez minutos? E daqui a dez meses? E daqui a dez anos?

Funil da tomada de decisões

Os três tempos

A técnica do 10-10-10 não deve ser considerada de forma estritamente literal. Ou seja, você não precisa necessariamente perguntar por dez minutos, dez meses ou dez anos. Isso é simplesmente uma maneira didática de ilustrar o funcionamento do método. O que se procura é olhar para a situação em termos de imediato, médio e longo prazo.

O primeiro momento refere-se às consequências que uma decisão poderá ter no momento presente, no exato momento em que é tomada. O segundo momento refere-se a quando a decisão já foi tomada e causa suas primeiras consequências. E o terceiro momento tem a ver com o futuro remoto e os efeitos que a decisão terá ao longo do tempo.

A técnica é chamada de 10-10-10 simplesmente porque Susy Welch queria usar esse nome como um mantra. No entanto, ele se refere basicamente ao momento da exaltação (ou tomada de decisão), ao momento posterior e ao momento em que tudo está dito e feito.

Mulher jogando aviões de papel

A análise

Uma vez que os três tempos tenham sido visualizados usando a técnica 10-10-10, uma análise adicional é realizada. Ela deverá envolver as informações que foram coletadas, as opções que foram visualizadas, as crenças, metas, sonhos e necessidades. Welch ressalta que, nesse ponto, você precisará fazer uma pergunta específica: qual é a opção que me ajudará a ter mais controle sobre a minha própria vida?

A resposta a essa pergunta é o fator final para tomar a decisão. Aquilo que garante maior coerência com o nosso plano de vida é o mais adequado. Muitas pessoas se surpreendem com o resultado final, pois é comum que esse processo evidencie medos ou desejos pouco claros.

Nem sempre no final do processo as pessoas chegam a uma conclusão feliz. Às vezes, as decisões envolvem renúncias ou perdas. No entanto, se o método foi aplicado corretamente, surgirá uma sensação de alívio. Uma vez descoberto o caminho que leva à evolução pessoal, também nasce uma disposição maior para projetar energias em relação aos objetivos.