Técnicas de psicologia positiva para aplicar em casa

Em vez de tratar o sintoma, a psicologia positiva se propõe a prevenir seu aparecimento, adotando uma abordagem otimista e funcional da vida. A seguir, mostramos suas técnicas mais eficazes.
Técnicas de psicologia positiva para aplicar em casa
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 13 abril, 2023

Tradicionalmente, a psicologia tem se concentrado no diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais e dos aspectos patológicos do ser humano. No entanto, com o advento da psicologia positiva, começaram a ser tomadas ações preventivas, promovendo aqueles valores e atitudes que conduzem a uma vida plena e feliz. Portanto, implementar as técnicas dessa corrente em nossa prática diária nos ajudará a adotar uma perspectiva mais saudável e funcional.

A partir dessa corrente, trata-se de conduzir o indivíduo à realização pessoal por meio do desenvolvimento de certas habilidades mentais e comportamentais. Assim, potencializam-se recursos como resiliência, perdão, otimismo, inteligência emocional ou emoções positivas.

A personalidade alicerçada nesses fundamentos é mais capaz de aproveitar a vida e se adaptar às mudanças sem sofrer desnecessariamente.

Mulher expressando suas emoções

O que é a psicologia positiva?

A psicologia positiva é uma abordagem relativamente nova, que surgiu no final dos anos noventa das mãos de Martín Seligman; psicólogo e educador americano que apresentou a primeira proposta formal dessa corrente durante sua nomeação como presidente da American Psychiatric Association em 1998.

O principal objetivo dessa corrente é o estudo do bem-estar psicológico e da felicidade, bem como das forças e virtudes humanas; a fim de promovê-las na vida das pessoas.

A ideia central dessa abordagem é que as emoções e atitudes positivas promovem a saúde e previnem doenças, bem como estimulam o crescimento e o bem-estar psicológico.

No entanto, isso não significa que a psicologia positiva encoraje a ignorar problemas ou aspectos negativos da vida. Ao contrário, ao enfatizar uma perspectiva mais positiva e adaptativa das circunstâncias, é possível fomentar os recursos necessários (como a resiliência) para enfrentar as dificuldades.

Por seu lado, uma das grandes virtudes da psicologia positiva, face ao seu contexto histórico (teorias como a de Maslow ou a de Rogers sobre o bem-estar humano), reside no fato de se enquadrar no método científico. Dessa forma, os achados obtidos, assim como as aplicações, terão a garantia de terem sido validadas cientificamente.

Dito isso, vejamos algumas técnicas derivadas dessa corrente e que podemos aplicar no nosso quotidiano para potenciar o nosso bem-estar e crescimento psicológico.

Técnicas de psicologia positiva

A seguir, apresentamos uma lista das melhores técnicas de psicologia positiva para melhorar nosso bem-estar, e o melhor delas é que podemos praticá-las em casa. Vamos ver o que são e como realizá-los.

1. Carta do perdão

Essa é uma das melhores técnicas com as quais podemos iniciar um processo de cura ou desenvolvimento pessoal. No dia em que você decidir mudar de mente para mudar de ambiente, comece com uma carta de perdão. Ela consiste em anotar toda a dor que uma pessoa lhe causou.

Assim, detalhe as situações, atos e comentários que te machucaram. Expresse como fizeram você se sentir, como o afetaram e como você gostaria que tudo tivesse acontecido.

Trata-se de um exercício libertador. Isso nos permite liberar um fluxo de pensamentos e emoções reprimidos que nunca ousamos enfrentar antes. Deixe seu rancor, sua raiva, sua frustração e seu desapontamento nessa folha. Permita-se sentir e deixar sair, chore de raiva ou tristeza se necessário. E, uma vez que sua alma foi esvaziada de dor, perdoe.

Termine a carta concedendo o perdão ao outro. Entendendo que cada pessoa tem um determinado caminho e nível de consciência que as leva a agir de maneiras às vezes prejudiciais.

Ao perdoar você não justifica os atos dos outros, mas decide que eles parem de lhe causar sofrimento no presente. Ao fazer isso, você assume a responsabilidade por si mesmo e por sua felicidade e retira esse poder de experiências passadas.

2. Modificar pensamentos e atribuições

Ninguém, nenhuma pessoa pode feri-lo tanto quanto seus próprios pensamentos. Se não mantivermos uma higiene mental adequada, nosso estado de ânimo pode ser afetado.

Por isso, essa técnica nos estimula a prestar atenção ao diálogo interno que mantemos e a detectar esses pensamentos negativos, catastróficos ou disfuncionais. Uma vez identificados, o próximo passo será substituí-los por outros mais otimistas e adaptativos.

Em cada situação, temos a opção de decidir como interpretá-la. As cognições positivas nos levarão a ficar em paz com o que aconteceu e a agir de forma mais produtiva. Pelo contrário, uma percepção negativa vai gerar desconforto e nos levará a comportamentos indesejáveis ou a ficar paralisados na dor.

Da mesma forma, devemos controlar as atribuições que fazemos ao que acontece. Diante de uma falha, posso interpretar que a culpa foi minha e que na origem dessa falha existe uma qualidade pessoal que não posso mudar. Dessa forma, vou me julgar, me criticar e me convencer de que nunca conseguirei um bom resultado.

Uma atribuição mais realista e benéfica é entender que foi um evento único com o qual posso aprender a alcançar meu objetivo.

3. Visualização

Essa é uma das ferramentas mais eficazes para desenvolver a confiança no futuro. A visualização consiste em adotar um estado fisiológico de relaxamento; ao mesmo tempo, as imagens são criadas e mantidas na mente dos objetivos que estabelecemos para nós mesmos.

Visualizar-se em um ambiente específico e realizar determinadas atividades programa sua mente para antecipar determinadas tomadas de decisão em estados de lucidez e com espaço para reflexão.

Mulher com olhos fechados meditando

Técnicas de psicologia positiva na vida diária

Além de meras ações pontuais, as técnicas da psicologia positiva propõem uma nova abordagem vital. A prática da gratidão e do humor, o otimismo em relação ao futuro, o desenvolvimento da autoestimaSão ferramentas que visam vivenciar a existência a partir da coragem, da confiança e do amor-próprio.

Por isso, detecta e estimula pensamentos e emoções positivas, assume riscos e enfrenta as mudanças sem medo. Você tem a capacidade de sair mais forte da adversidade e o direito de desfrutar de tudo de bom que o cerca.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • López, J. G. (2006). Aportaciones de la teoría de las atribuciones causales a la comprensión de la motivación para el rendimiento escolar. Ensayos: Revista de la Facultad de Educación de Albacete, (21), 217-232.
  • Poseck, B. V. (2006). Psicología positiva: una nueva forma de entender la psicología. Papeles del psicólogo27(1), 3-8.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.