Terapia Yageriana, do que se trata e como funciona?

O que é a terapia Yageriana? Por que alcançou o reconhecimento de boa parte da comunidade que trabalha com saúde mental? Falaremos sobre os pilares em que se baseia para motivar as mudanças que propõe.
Terapia Yageriana, do que se trata e como funciona?
María Alejandra Castro Arbeláez

Escrito e verificado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

Quando nos encontramos em apuros ou em situações que nos causam angústia, esperamos fazer algo para que ocorra alguma mudança. Às vezes, embora tenhamos tentado soluções diferentes, não conseguimos. Então, uma grande frustração vem depois daqueles bloqueios que não nos permitem sair do abismo. A terapia yageriana pode nos ajudar a nos conectar para transcender.

É um processo psicoterapêutico que vai além do tradicional, é breve e permite atingir um grau de consciência ampliado que favorece a identificação da origem dos problemas mentais, comportamentais, físicos ou psicogênicos; e sua cura. Também é chamada de hipnose analítica clínica.

“Ir além das terapias tradicionais para encontrar uma verdadeira cura para os pacientes.”

-Edwin K. Yager-

Origens e princípios da terapia yageriana

Terapeuta fazendo hipnose para um paciente
Edwin K. Yager se formou em hipnose clínica antes de criar a terapia yageriana.

A terapia Yageriana nasceu da mão de Edwin K. Yager, doutor engenheiro também especializado em aconselhamento psicológico, que trabalhou como professor na California Medical School, em San Diego.

Edwin Yager estudou e praticou o uso clínico da hipnose por 40 anos e foi certificado como consultor em hipnose pela Sociedade Americana de Hipnose Clínica.

Yager explica em Yagerian Therapy: Using the Mind to Heal como funciona sua metodologia, em que intervêm habilidades que vão além da consciência, a fim de descobrir as causas reais dos problemas que os pacientes apresentam, independentemente de sua manifestação.

A terapia yageriana consiste em um método de mudança terapêutica que se baseia no seguinte:

  • Eficiência. A ideia do seu plano é cumprir o objetivo de que haja uma mudança real que conecte a pessoa com o que é saudável.
  • Brevidade. Sua duração é curta.
  • Lógica. Há coerência entre as ideias e os fatos que estão se manifestando.

Esse método começou nos Estados Unidos, mas vem se expandindo; de fato, já existe um centro de treinamento na América Latina. Por meio da terapia hipnótica analítica, buscamos identificar a origem do problema; também, curá-lo, levando em consideração como isso influencia a vida atual da pessoa. Para fazer isso, o interior da mente é trabalhado.

Princípios da terapia yageriana

A terapia yageriana é baseada em quatro princípios:

  • O primeiro é o condicionamento. Todos os seres humanos são condicionados por diversas situações que produziram uma forte impressão emocional em nós.
  • O segundo elemento. A situação que nos deixou uma forte marca emocional deixa-nos uma memória que nos marca e nos é dolorosa.
  • Recondicionamento. Assumir que não dispúnhamos das ferramentas psicológicas adequadas para gerir aquelas situações que nos deixaram uma marca emocional profunda. Trata-se de convencer essa parte para que apoie nosso objetivo atual de mudança com os recursos atuais.
  • Visão triádica da mente ou modelo da mente. Existe uma parte consciente que está ciente do que estamos passando, a mente inconsciente que tem a ver com memórias, impulsos, sensações e emoções que não podem ser acessadas ou que são reprimidas; e a mente supraconsciente, ou seja, o nível superior de inteligência onde se encontram capacidades mentais ilimitadas, com a capacidade de acessar outras áreas da mente para resolver problemas.

Por exemplo, se quisermos trabalhar o medo de ficar sozinhos por meio da terapia yageriana, o primeiro passo seria identificar a origem desse medo. Suponha que esteja relacionado a um momento de nossa infância em que nos sentimos especialmente vulneráveis e desprotegidos. Então, esse evento pode ter deixado uma marca tão forte em nós que podemos ter medo de ficar sozinhos hoje.

Através da hipnose analítica, recondicionamos aquela parte de nossa mente, identificando que naquela idade não tínhamos recursos para enfrentar uma situação que hoje não nos comprometeria, que saberíamos, sim, resolver e que, portanto, não poderia gerar um grande desconforto. Iríamos para o nosso lado supraconsciente ou inteligência superior que nos forneceria as ferramentas.

Diferenciação da terapia Yageriana

Homem de olhos fechados
Na terapia yageriana, o paciente é quem intervém em seus nós emocionais a partir das indicações do terapeuta.

Por outro lado, a terapia yageriana pode ser diferenciada de outros tipos de terapia porque nela as pessoas não se concentram em uma narrativa por meio da qual contam o que lhes acontece. Em vez disso, de dentro de sua mente eles encontram a fonte do problema, com seus próprios recursos.

Então, qual é o trabalho do terapeuta? Este será responsável por ensinar ao paciente as habilidades necessárias para recondicionar os pensamentos sobre os quais estamos falando. Assim, o terapeuta fica do lado de fora como uma figura que oferece suporte. Portanto, ele não descobre tudo o que está relacionado ao problema, pois é o paciente que, por meio de suas representações mentais, desfaz os nós associados à origem do problema.

Quando ir à terapia yageriana?

A terapia yageriana pode ser útil quando consideramos que temos problemas psicológicos ou bloqueios que não nos permitem continuar tão bem quanto gostaríamos. Com isso, seríamos capazes de recondicionar o que está se mostrando tóxico para nós e continuar a melhorar nosso bem-estar hoje.

Esse método de mudança terapêutica pode favorecer o desenvolvimento pessoal, sendo eficaz nos seguintes campos:

  • Aspectos mentais e comportamentais.  Melhorar hábitos, resolver pendências, problemas de aprendizagem, entre outros.
  • Aspectos mentais. Por exemplo, para resolver ansiedade, conflitos emocionais, lutos e depressão.
  • Questões físicas. Como dor crônica, enxaqueca e asma.

Assim, a terapia yageriana é recomendada quando há um fator psicológico que afeta os aspectos físicos, emocionais ou comportamentais; e quando a pessoa precisa de uma solução pontual, breve e precisa. Para que seja eficaz, é preciso estar motivado para resolver o problema, estar comprometido em seguir as instruções do terapeuta e estar aberto para que funcione afim de que ocorra a mudança.

Além disso, recomenda-se, a fim de preparar nossas mentes para alcançar uma mudança consciente, potencializar os recursos que nos ajudam a nos capacitar, transformar o aprendizado que é disfuncional para nós, colocando-os a favor do que queremos atualmente, melhorar desenvolvimento humano e mudar aprendendo novamente.

Em suma, a terapia yageriana é um método inovador e eficaz que ajuda as pessoas a se desbloquearem. Expandindo nossa consciência poderíamos resolver o problema levando em conta nossas três mentes e com a orientação do terapeuta.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Montgomery, G. H. (2004). Eficacia y aplicación de la hipnosis clínica. Pap. psicol, 0-0.
  • Montgomery, G. H., & Schnur, J. B. (2005). Eficacia y aplicación de la hipnosis clínica. Papeles del psicólogo25(89), 3-8.
  • Yager, E. (2018). Yagerian Therapy: Using the Mind to Heal. Independentliy published,

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.