Teste de apercepção temática (TAT)

O teste de apercepção temática permite analisar a personalidade afastando as inibições que outros métodos de avaliação mais objetivos geram. Nesse artigo, falaremos sobre as principais chaves para a sua interpretação e administração.
Teste de apercepção temática (TAT)
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 27 janeiro, 2023

O estudo da personalidade é um dos âmbitos mais fascinantes e complexos dentro da psicologia. Nele, foram construídos diversos instrumentos de avaliação inspirados em diferentes correntes. Entre eles, o teste de apercepção temática (TAT) conta com algumas vantagens muito interessantes.

Este teste explora em profundidade a personalidade e as atitudes do sujeito em várias áreas da vida. Além disso, faz isso de uma forma subjetiva e baseada em projeções. Ou seja, a pessoa não tem consciência do que está sendo avaliado e, portanto, suas barreiras defensivas perdem força.

Menina em sessão de terapia

Os testes projetivos

O teste de apercepção temática faz parte do grupo das chamadas técnicas projetivas. Estas são utilizadas para analisar a personalidade de um indivíduo a partir das suas projeções inconscientes.

Para fazer isso, o terapeuta apresenta à pessoa um material pouco estruturado e pede que ela realize uma tarefa criativa a partir dele (um desenho, uma narração, uma associação…)

Neste caso específico, estamos nos referindo a um teste projetivo temático. Nessa modalidade, são apresentadas ao sujeito diversas lâminas com desenhos ambíguos, e ele deve descrever o que vê em cada uma.

O teste de Rorschach é um dos maiores representantes desse tipo de técnica e, sem dúvida, também é um dos mais conhecidos.

A principal vantagem desse tipo de teste está no fato de que a pessoa não tem consciência do que está sendo avaliado em cada momento. Por isso, é mais fácil evitar as barreiras e reticências que podem surgir diante da aplicação de outros tipos de instrumentos mais claros.

Assim, a pessoa pode mostrar sua a sua personalidade e os seus conflitos inconscientes de uma maneira livre e desinibida.

O teste de apercepção temática (TAT)

Esse instrumento de avaliação conta com 31 lâminas com imagens em preto e branco que representam diferentes situações da vida. Algumas delas são comuns, enquanto outras estão especificamente indicadas em função do sexo e da idade da pessoa avaliada.

São apresentadas apenas 20 lâminas a cada indivíduo, divididas em duas sessões. Após observar cada imagem, a pessoa deve narrar uma história que contenha passado, presente e futuro, enfatizando o que cada personagem está sentindo e pensando.

Por meio desse exercício podemos fazer uma análise formal em função da coerência, da linguagem e do estilo interpretativo que a pessoa utiliza. No entanto, sobretudo, podemos fazer uma análise do conteúdo, que nos proporcionará mais informações sobre a personalidade e os conflitos latentes.

Chaves para a interpretação

Cada lâmina foi criada para explorar diferentes áreas relevantes, mas existem algumas chaves básicas que devem ser levadas em conta. Em cada imagem é preciso identificar a figura do “herói”, que será aquele personagem com quem o sujeito se identifica. As ações e emoções designadas ao herói durante a narração vão indicar as necessidades profundas do avaliado.

Por outro lado, as ações e emoções do restante dos personagens serão uma projeção de como a pessoa percebe o seu ambiente. O que ela deseja e o que teme que aconteça, bem como os impulsos inconscientes que tem e se nega a reconhecer.

Alguns dos temas examinados nas lâminas são os seguintes:

  • Metas e aspirações pessoais, dificuldades e esperanças.
  • Agressão, castigo, culpa e conteúdos depressivos.
  • Identidade, inclinação sexual e relacionamentos amorosos.
  • Atitude em relação às figuras materna e paterna e o relacionamento com as mesmas.
  • Relação com a autoridade, rivalidades e passividade.
  • Imagem que a pessoa tem de si mesma, sentimentos de solidão e abandono e reflexões sobre o futuro.
Psicóloga aplicando teste

Utilidade do teste de apercepção temática

Este instrumento proporciona uma grande quantidade de informação sobre a personalidade do indivíduo. Através das suas narrações, podemos elucidar a imagem que ele tem de si mesmo, como são as relações com o seu entorno, e a existência de conflitos latentes.

Apesar de tudo isso, a interpretação deste teste está ligada à subjetividade. Portanto, embora seja um excelente complemento, não deve ser utilizado de forma isolada. Os dados obtidos sempre devem ser contrastados ou complementados com os de outros instrumentos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.