Teste SDQ para avaliar capacidades e dificuldades em crianças
Estima-se que 15% da população infantil sofra de algum transtorno psicológico. No entanto, é difícil detectar e fazer diagnósticos precisos, já que em muitos casos a linha que separa a sintomatologia clínica das manifestações que não indicam um transtorno é tênue. O teste SDQ, sobre o qual falaremos hoje, é um excelente recurso para identificar possíveis dificuldades de saúde mental em crianças e jovens.
A infância é uma etapa crucial na qual uma detecção precoce pode evitar o avanço do transtorno e a comorbidade com outros problemas psicológicos. No entanto, além disso, é um momento excelente para potencializar as qualidades e habilidades da criança. Por isso, este questionário completo avalia tanto as suas fraquezas quanto as suas forças.
O teste SDQ para a detecção precoce
O questionário de capacidades e dificuldades (SDQ) é um teste de triagem. Isso quer dizer que foi desenhado para fazer uma primeira análise e detectar possíveis casos de risco. Mais adiante, será necessário confirmar e completar a avaliação em profundidade com outros instrumentos. No entanto, ele constitui um elemento inicial valioso.
Trata-se de um teste simples de 25 itens divididos em cinco escalas. Quatro delas avaliam dificuldades, enquanto a última mensura o comportamento pró-social. Pode ser aplicado em crianças de 4 a 16 anos e conta com versões que podem ser aplicadas por pais, professores ou até pelos próprios jovens se já tiverem a maturidade cognitiva necessária.
Cada enunciado conta com três opções de resposta: ‘não é verdade’, ‘é parcialmente verdade’, ‘é absolutamente verdade’. Com base nas respostas, é obtida uma pontuação para cada área avaliada, bem como um índice global de dificuldade. As escalas que compõem o teste são as seguintes:
Sintomas emocionais
- Reclama com frequência de dores de cabeça, de estômago ou de náuseas.
- Tem muitas preocupações. Parece inquieto ou preocupado com frequência.
- Se sente infeliz, desanimado ou choroso com frequência.
- Fica nervoso ou dependente diante de novas situações. Perde a confiança em si mesmo facilmente.
- Tem muitos medos e se assusta facilmente.
Problemas de comportamento
- Faz birra ou apresenta um gênio difícil com frequência.
- Costuma ser obediente e fazer o que os adultos pedem.
- Briga com frequência com outras crianças ou implica com elas.
- Mente ou engana com frequência.
- Rouba coisas em casa, na escola ou em outros lugares.
Hiperatividade
- É inquieto, hiperativo, não consegue ficar quieto por muito tempo.
- Está sempre se movimentando e é um pouco rebelde.
- Se distrai com facilidade, sua concentração tende a se dissipar.
- Pensa nas coisas antes de fazê-las.
- Termina o que começa e tem uma boa concentração.
Problemas com os colegas
- É mais solitário e tende a brincar sozinho.
- Tem pelo menos um bom amigo.
- Costuma ser querido pelas outras crianças.
- As outras crianças implicam com ele ou zombam dele.
- Se dá melhor com adultos do que com outras crianças.
Escala pró-social do teste SDQ
- Leva os sentimentos das outras pessoas em conta.
- Compartilha com outras crianças frequentemente.
- Oferece ajuda quando alguém está ferido, chateado ou doente.
- Trata bem as crianças menores do que ele.
- Se oferece para ajudar pais, professores e outras crianças com frequência.
Avaliação e interpretação do teste SDQ
Para a avaliação, são usadas apenas as quatro primeiras escalas (deixando de lado a de comportamento pró-social). A partir delas, é obtida uma pontuação de dificuldade que vai determinar se é necessário fazer uma exploração mais aprofundada por ter detectado algum ponto anormal no perfil.
A pontuação é obtida da seguinte forma: para cada enunciado, a resposta “não é verdade” soma zero pontos; “é parcialmente verdade” soma um ponto e “é absolutamente verdade” soma dois pontos. A exceção são os itens marcados em negrito, nos quais “não é verdade” soma dois pontos e “é absolutamente verdade” soma zero pontos, enquanto a opção intermediária se mantém igual.
Se for alcançada uma pontuação igual ou superior a 16, considera-se que há dificuldades emocionais ou comportamentais e que é necessário fazer uma avaliação mais profunda. Por isso, este questionário é especialmente útil para a população infantil normal em contextos habituais, como a consulta de puericultura ou a escola.
Deste modo, seria possível detectar de forma precoce condições que, de outra forma, poderiam passar despercebidas. Isso permitirá fazer uma avaliação, diagnóstico e intervenção adequados para minimizar o impacto do transtorno, frear o seu curso e prevenir futuros problemas.
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