Os tipos e formas de mentiras – A mente é maravilhosa

Os tipos e formas de mentiras

julho 3, 2015 em Psicologia 6 Compartilhados
mentiras

Identificar os mentirosos que nos rodeiam pode melhorar e facilitar muito as nossas vidas. Infelizmente, todos os dias falamos com muitas pessoas, e é possível que mais de uma delas esteja mentindo.

Nossa mente é um detector de mentiras natural

As razões pelas quais as pessoas mentem são diferentes em cada momento e circunstância; assim, compreender suas verdadeiras razões pode ser uma tarefa difícil, já que muitas vezes nem elas mesmas sabem. O que sabemos é que todos vivemos situações onde uma pessoa nos diz coisas que parecem completamente razoáveis, mas não chegam a nos parecer reais ou não acreditamos nelas completamente.

Este é um sinal que nosso cérebro nos envia para nos proteger. Apesar de a nossa mente não saber qual é a realidade, está decodificando os sinais para nos ajudar a tomar as decisões corretas.

Devemos lembrar que nos comunicamos através das palavras e da linguagem física. Quando nossa mente descobre que estas duas formas de comunicação se contradizem ou não se apoiam, ela nos avisa que há uma mentira.

Tipos de mentirosos

Existem diferentes tipos e formas de mentiras e mentirosos. Os psicólogos classificaram os mentirosos em quatro tipos muito específicos:

1. O mentiroso eventual. Todos fomos alguma vez. Este tipo de mentiroso não costuma mentir, mas pode fazê-lo para se proteger ou proteger alguma outra pessoa. Sua mentira é uma maneira de enfrentar o medo de alguma parte da sua realidade. O mentiroso eventual costuma pensar muito bem no que vai dizer para evitar contradições, mas como não está acostumado a mentir, seu corpo o trai.

2. O mentiroso frequente. Diferente do mentiroso eventual, este mentiroso não perde tempo para analisar seus argumentos, porque está sempre mentindo e já sabe como fazê-lo. Apesar de sua experiência, seu corpo e expressões corporais muitas vezes contradizem suas palavras e ações.

bonecos

3. O mentiroso natural. Este tipo de pessoa mente continuamente e às vezes já não é capaz de diferenciar as mentiras das verdades. Costumam cair em contradições óbvias que depois tratam de corrigir com argumentos muito sofisticados.

Diferentemente do mentiroso frequente, os sinais físicos do mentiroso natural parecem apoiar os argumentos verbais, pois a conexão com as suas mentiras é muito forte. No entanto, quando é pressionando com perguntas, seus sinais corporais demonstram a contradição.

4. O mentiroso profissional. Este tipo de pessoa mente para conseguir um objetivo específico. Tende a estudar os nossos argumentos e sabe o que dizer. Além disso, costuma treinar para dominar sua linguagem corporal e passar a imagem que deseja.

Pode se dedicar a atividades ilegais (como golpista), mas também pode ser um profissional de sucesso que depende da mentira para sobreviver (como vendedor ou político). Apesar de seu treinamento, existem pequenas características e detalhes que revelam as suas mentiras.

Recomendados para você