Todos podemos ser nossos heróis

· outubro 9, 2017

Esperar alguém vir nos salvar é um erro porque ninguém vai saber fazer isso melhor do que nós mesmos, ainda que às vezes precisemos de um pouco de ajuda. O melhor salvador tem o nosso nome porque nós também podemos ser nossos heróis.

Não é preciso vestir uma roupa especial nem lutar contra inimigos com superpoderes. É preciso apenas prestar atenção e cuidar de si mesmo quando necessário. Caso contrário, um dia o mal-estar pode aparecer na nossa vida para ficar.

Ser nossos heróis nos ajudará a melhorar a autoestima, vai facilitar o caminho para os nossos sonhos e demonstrar ao resto do mundo que temos capacidade para fazer o que desejamos. Nossa felicidade depende de nós e, definitivamente, do nosso heroísmo.

A importância de tomar decisões

Um herói se define pela sua coragem, pela sua capacidade de agir e, de alguma maneira, por construir a felicidade e o bem-estar. Como um herói faz isso? Tomando decisões, escolhendo o que fazer e para onde ir. Por isso, se quisermos nos transformar nos nossos heróis, temos que saber que as nossas decisões são muito importantes.

Podemos ser nossos heróis

O problema é que estamos decidindo continuamente, mas não nos damos conta. Desde a roupa que colocamos até o que vamos comer ou como vamos passar o dia. Nossa rotina está repleta de escolhas. No entanto, a melhor decisão é a que está relacionada com a nossa atitude. Como escolhemos enfrentar o dia ou simplesmente como lidamos com as coisas que vão acontecendo?

Muitas vezes achamos que temos menos poder do que na verdade possuímos sobre nós. Por isso, decidir de que maneira vamos agir e qual vai ser a nossa atitude nas mais diferentes situações é fundamental. Um herói está consciente e se empenha nisso. Vamos colocar as mãos à obra?

Devemos parar de dar protagonismo a essas vozes internas que não nos deixam progredir e nos prendem na zona de conforto. Vamos decidir nos salvar dessa “comodidade ruim”.

O herói e os inimigos

Um herói, além da sua coragem, se define pela sua luta contra os inimigos com o objetivo de salvar o mundo. Por isso, se quisermos ser nossos heróis, também vamos precisar aprender a lutar contra nossos inimigos.

Mas quem são os nossos inimigos? Tudo o que nos prende no mal-estar e nos diminui, como os medos, a desconfiança, os conflitos, a toxicidade… Mas, sobretudo, nós mesmos sempre que nos tratamos mal, quando não pensamos em nós mesmos e nos esquecemos de todo o potencial que temos.

Então temos que lutar contra nós mesmos? Não. Ao contrário dos heróis dos filmes, das séries e dos livros, nós precisamos transformar tudo que nos faz mal em alguma coisa que nos proporcione bem-estar ou, pelo menos, em alguma coisa com a qual sempre possamos aprender. Nossa luta não é uma batalha, mas a compreensão e a consciência para mudar e começar a cuidar de nós mesmos. Esse é o segredo.

Enfrentar nossas próprias sombras

Como podemos ser nossos heróis?

Já vimos que ser consciente das nossas decisões e também estimular uma atitude compreensiva para tomar consciência do que acontece e transformar isso ao nosso favor nos ajuda na incrível tarefa de nos tornar nossos próprios heróis. Mas o que mais podemos fazer?

É importante começar a analisar o que ou quem são as pessoas que controlam a nossa vida. Será que é o nosso chefe, a nossa família, o trabalho ou os preceitos sociais? Em que momentos demos “permissão” para fazerem o que quiserem conosco?

Com isso não queremos dizer que cada pessoa a nossa volta se tornou nosso inimigo, mas que muitas vezes, mesmo com a melhor das intenções, elas podem ser um obstáculo ao nosso crescimento. Por isso, é importante prestar atenção ao nosso redor para que não nos influencie de maneira negativa.

Mulher segurando coração vermelho

Portanto, o segredo para ser nossos próprios heróis não está fora, e sim dentro de cada um de nós. É a capacidade de nos tornarmos visíveis aos nossos olhos e nos conferir a importância que merecemos para, assim, oferecer a nós mesmos nosso melhor apoio. Porque há apenas uma pessoa que vai nos acompanhar para sempre, seja para o bem ou para o mal, e essa pessoa somos nós mesmos. Para que desperdiçar o tempo sendo nossos piores críticos e inimigos?

Cuide de você, ame-se e compreenda a si mesmo. Os verdadeiros heróis não são os que lutam contra monstros ou voam nas nuvens, mas aqueles capazes de salvar a si mesmos todos os dias com a intenção de deixar a própria vida mais plena e levar felicidade às pessoas a sua volta.