Como garantir um trabalho em equipe eficaz
Com o passar dos anos, o número de empresas que incentivam o trabalho em equipe entre seus funcionários só aumenta. Na verdade, existem diferentes tarefas e projetos que, se não forem realizados entre várias pessoas, tornam-se simplesmente impossíveis de concretizar.
A realidade é que o trabalho em equipe pode ser muito difícil. Tensões e conflitos entre colegas podem surgir evitando que o resultado desejado possa ser alcançado. Como fazer o trabalho entre várias pessoas funcionar de forma eficaz?
“O talento ganha jogos, mas o trabalho em equipe e a inteligência ganham campeonatos.”
-Michael Jordan-
Quando é possível trabalhar em equipe de forma eficaz?
Nas empresas, as equipes de trabalho são criadas com um propósito muito específico: cumprir uma série de objetivos e metas. Portanto, parece lógico pensar que eles serão eficazes quando alcançarem os objetivos para os quais foram criados, certo? A verdade é que esse é um dos aspectos fundamentais a ter em conta para verificar sua eficácia, mas não o único.
Na verdade, também devemos considerar se uma identidade de grupo se desenvolve ao trabalhar em equipe. Por que isso é importante? Porque se for alcançado, isso permitirá que o trabalho em equipe seja sustentável ao longo do tempo. Assim, o trabalho em equipe será viável e os membros irão querer repetir a experiência de colaborarem uns com os outros.
Finalmente, devemos levar em consideração os indivíduos que compõem o grupo. Dar importância às suas expectativas e tentar atender às suas necessidades específicas também influencia a capacidade de trabalhar em equipe de forma eficiente ou não. Dito de outra forma: é preciso melhorar o bem-estar. Agora, como obter tudo isso?
“A força está em nossas diferenças, não em nossas semelhanças.”
-Stephen Covey-
Trabalho em equipe eficaz: divisão de tarefas
Falamos sobre a realização de objetivos para avaliar quando se está conseguindo trabalhar em equipe de forma eficaz. Por isso, devemos ter em mente que nem todas as tarefas exigem a cooperação de todos os funcionários para avançar. Portanto, é importante considerar o que será feito melhor individualmente e as tarefas que precisam ser realizadas coletivamente.
Se queremos que o grupo gere bons resultados, devemos demandar tarefas adequadas ao trabalho em equipe. Ou seja, tarefas que sejam interdependentes, discricionárias e/ou incertas. Por outro lado, é necessário considerar que será necessário administrar adequadamente o conhecimento de cada um dos membros.
Além disso, uma equipe é mais efetiva quando seus membros estão colaborando há algum tempo. Em outras palavras: quando o grupo de trabalho está maduro. Portanto, é importante permitir um período de adaptação para que os membros da equipe alcancem seu melhor desempenho como um time.
Processos psicossociais que permitem o trabalho em equipe eficaz
As equipes são entidades com seus próprios processos psicossociais que permitem que as pessoas possam trabalhar em conjunto, bem como atingir a tão esperada eficácia. Por isso, devemos enfatizar os aspectos mais fundamentais: coesão e cooperação.
Conseguindo realizar o trabalho em equipe de forma cooperativa e coesa, promoveremos a eficiência. Para isso, devemos ter em conta uma figura fundamental: o líder do grupo. Nas empresas, geralmente é o líder da equipe. Esse indivíduo precisa principalmente ser acessível, além de poder se comunicar efetivamente e claramente atribuir a tarefa que corresponde a cada um.
Dessa forma, é mais fácil para os diferentes membros do grupo experimentarem mais ganhos do que perdas com o trabalho em equipe. Como na maioria das coisas na vida, alcançar a efetividade nesta área requer a soma de todas as partes pequenas que influenciam o processo… Lembre-se disso!
“As conquistas de uma organização são os resultados do esforço combinado de cada indivíduo.”
-Vince Lombardi-
Imagens cortesia de Climate Kic, Stefan Stefancik e Rawpixel.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- DeChurch L y Mesmer-Magnus. The cognitive underpinnings of effective teamwork: A meta-analysis. Journal of Applied Psychology [Internet] 2010 [consultado 14 abr 2021]; 95(1), 32–53. Disponible en: https://doi.org/10.1037/a0017328
- Driskell J, Salas E y Driskell, T. Foundations of teamwork and collaboration. American Psychologist [Internet] 2018 [consultado 14 abr 2022]; 73(4): 334–348. Disponible en: https://doi.org/10.1037/amp0000241
- Salas E, Sims D, Burke S. Is there a “Big Five” in Teamwork?. Small Group Research [Internet] 2005 [consultado 14 abr 2022]; 36(5): 555-599. Disponible en: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1046496405277134