Transtorno de personalidade narcisista no cinema
Os distúrbios psicológicos têm sido uma boa fonte de inspiração para as telonas. Eles permitem moldar enredos e reviravoltas emocionantes que, sem dúvida, despertam o interesse do espectador. Como o transtorno de personalidade narcisista costuma ser apresentado no cinema?
Muitos diretores se voltaram para temas desse tipo por diferentes motivos: culturais, sociais e reflexivos. Certamente você já viu um filme que aborda esse transtorno, mas é possível que não saiba exatamente quais são suas características mais significativas. Portanto, apresentaremos alguns exemplos que oferecem um entendimento mais específico a seguir.
O que é o transtorno de personalidade narcisista?
Via de regra, falamos de um transtorno de personalidade em que as pessoas costumam exigir muita atenção dos outros. A esse fato se soma a sua falta de abertura mental para conciliar seus interesses com os dos outros. Falaríamos de uma atitude egocêntrica.
Por outro lado, deve-se destacar que esse tipo de personalidade é um potencial gerador de conflitos. A insegurança se expressa na busca por destaque, independentemente das consequências. Ao mesmo tempo, essas pessoas costumam ser muito sensíveis às críticas, e a frustração surge quando um propósito não é alcançado.
“Quem vive apenas para si está morto para os outros.”
-Publio Siro-
Como o transtorno de personalidade narcisista é apresentado no cinema?
Este tema é interessante por causa das possibilidades que oferece ao permitir criar enredos e personagens diferentes. Vejamos alguns filmes em que o transtorno de personalidade narcisista aparece:
- O filme Vanilla Sky, de Cameron Crowe, tem um enredo sombrio e único. David sofre de um claro distúrbio de autoestima, repleto de narcisismo. Na verdade, ele não aceita as condições impostas pelos demais e não tolera se posicionar pessoalmente abaixo das pessoas.
- Outro exemplo é Psicopata Americano de Mary Harron. Nesta história vemos Patrick Bateman, um narcisista psicopata que se posiciona na elite social. Ele busca continuamente a perfeição física e pessoal, preenchendo seu vazio interior por meio de uma falsa aparência externa que o leva a cometer crimes sem remorso.
- Remédio Amargo é outro dos filmes que, recentemente, tiveram um grande reconhecimento no Netflix. O diretor, Carles Torras, mostra um narcisista chamado Ángel que, após sofrer um grave acidente, permanece em uma cadeira de rodas e submete sua ex-namorada ao inferno, tornando-se um buscador compulsivo de atenção e satisfazendo suas necessidades emocionais.
O narcisismo de acordo com Woody Allen
Personagens com transtorno de personalidade narcisista
A necessidade de ser admirado é algo que está presente nas pessoas narcisistas, segundo Otto Friedmann Kernberg. Às vezes eles exigem essa atenção, e em outras ela vem naturalmente, como pode ser visto em títulos como O Lobo de Wall Street.
Em suma, esse transtorno se tornou referência para muitos roteiristas e diretores, que recorrem à psicologia como fonte de inspiração para criar suas produções.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- García García, A. (2006). Psicología y cine. Vidas cruzadas. UNED. Madrid.
- Kernberg, O. F. (2005). Agresividad, narcisismo y autodestrucción en la relación psicoterapéutica. México: El manual moderno.
- Semerari, A. y Dimaggio, G. (2008). Los trastornos de la personalidad. Modelos y tratamiento. Bilbao: Editorial Desclée de Brouwer.
- Trechera, José Luis, & Millán Vásquez de la torre, Genoveva, & Fernández Morales, Emilio (2008). Estudio empírico del trastorno narcisista de la personalidad (TNP). Acta Colombiana de Psicología, 11 (2), 25-36. [Fecha de Consulta 30 de Septiembre de 2021]. ISSN: 0123-9155. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=79811203