Triptofano: o aminoácido do bem-estar e do humor

· março 7, 2018

O triptofano é o ingrediente chave para a produção de serotonina. Este aminoácido essencial é um dos favoritos do nosso cérebro pelo seu efeito relaxante, pela mediação como agente benéfico nos casos de insônia e até mesmo nos transtornos de ansiedade. Este precursor da serotonina é uma peça indispensável para o nosso humor e bem-estar.

A literatura científica é muito clara e conclusiva: o triptofano nos oferece qualidade de vida. Os estudos indicam de forma conclusiva que o consumo de alimentos ricos em triptofano ou suplementos dietéticos contribui para melhorar os estados depressivos, para regular o nosso estresse, para retardar o processo de envelhecimento e até mesmo para reduzir os comportamentos agressivos. É algo fascinante, não há dúvida.

O triptofano é um aminoácido essencial que atua como um precursor da síntese da serotonina. Portanto, precisamos cuidar da nossa alimentação para garantirmos a produção do referido hormônio.

A verdade é que atualmente estamos descobrindo mais funções para esse componente quase mágico do nosso corpo. No entanto, é importante esclarecer um aspecto chave: estamos diante de um aminoácido essencial, portanto, como a palavra indica, o nosso corpo não consegue fabricá-lo. Por isso, precisamos cuidar da nossa dieta e incluir os alimentos ricos em triptofano para que o nosso organismo possa produzir uma quantidade adequada de serotonina.

Vejamos mais algumas informações abaixo.

Fórmula do triptofano

O que é o triptofano e quais são as suas propriedades?

O triptofano é um aminoácido essencial cuja fórmula molecular é C11H12N2O2. Nós já sabemos que, sem ele, não podemos produzir serotonina suficiente para garantir o nosso equilíbrio emocional, a nossa digestão ou mesmo uma boa noite de descanso. Essa molécula multifuncional é a chave para muitos outros processos:

  • Ele nos ajuda a sintetizar proteínas, além das vitaminas do complexo B.
  • O triptofano estimula a glândula pineal a secretar a melatonina, que regula os nossos ciclos de sono e vigília, e previne o envelhecimento precoce.
  • Este aminoácido essencial tem um efeito antidepressivo muito interessante devido, como já sabemos, à sua mediação na produção de serotonina.
  • Além disso, é um bom ansiolítico e como já destacamos, reduz os comportamentos agressivos.
  • O triptofano é utilizado frequentemente como suplemento dietético em pessoas com obesidade para regular a ansiedade alimentar.

Onde o triptofano é sintetizado?

Estes dados são, sem dúvida, muito interessantes. A maioria de nós acredita que os nossos hormônios, neurotransmissores e alguns aminoácidos são sintetizados no cérebro, mas não é bem assim. Por exemplo: apenas 5% da nossa serotonina total é encontrada no nosso sistema nervoso central. Então, onde está o restante, onde ela é produzida? No intestino delgado.

Sistema intestinal

É interessante perceber que temos um vínculo fascinante entre o intestino e o cérebro: existe um sistema bidirecional entre os dois onde os centros emocionais e cognitivos estão unidos com o funcionamento periférico do aparelho digestivo.

Além disso, um aspecto importante que não podemos esquecer é que ter uma flora intestinal forte e saudável equivale a uma melhor produção de triptofano e, consequentemente, de serotonina.

Tudo isso nos leva à simples conclusão de que é essencial cuidar da nossa alimentação e não apenas escolher certos produtos em detrimento de outros (ricos em gorduras saturadas, farinhas refinadas, etc.), mas também é importante conhecer a sua origem.

Os vegetais e as frutas orgânicas são os mais recomendados para garantir uma alimentação saudável que contenha todas as vitaminas e aminoácidos essenciais, como o triptofano.

Quais são os alimentos ricos em triptofano?

As farmácias estão cheias de produtos dietéticos ricos em triptofano: é muito comum encontrar comprimidos de triptofano e melatonina, triptofano com magnésio e vitamina B6, etc. Agora, é correto recorrer a essas fórmulas levando em conta que este aminoácido é a chave para o nosso bem-estar?

Vitamina de banana

A resposta é simples: antes de utilizar esses produtos é necessário consultar um médico. Nem todas as pessoas podem consumir essas propostas dietéticas. Se já seguimos um tratamento para ansiedade ou depressão, não é aconselhável utilizá-las. Vamos consultar previamente um especialista e nos limitarmos simplesmente a cuidar da nossa alimentação.

Vejamos quais alimentos são ricos neste aminoácido essencial:

  • Aves como frango ou peru
  • Salmão
  • Sardinha
  • Bacalhau
  • Atum
  • Iogurte
  • Kefir
  • Agrião
  • Aveia
  • Arroz integral
  • Feijão
  • Ervilhas
  • Lentilhas
  • Abacaxi
  • Banana
  • Alcachofras
  • Amêndoas
  • Nozes
  • Sementes de abóbora
  • Sementes de girassol
  • Chocolate amargo

Para concluir, o ideal é manter uma dieta variada e equilibrada, não cometer excessos, levando em consideração as nossas necessidades e particularidades. Se temos alguma doença, se já tomamos alguns medicamentos, se temos alergias ou qualquer outra singularidade, é melhor consultar um médico.

No entanto, nunca é demais lembrar que o que comemos (ou não comemos) influencia diretamente o nosso humor. Dessa forma, com toda certeza, você e seu dia vão melhorar muito graças ao triptofano.