3 vantagens de dizer as coisas de forma clara

3 vantagens de dizer as coisas de forma clara

7, julho 2016 em Emoções 5 Compartilhados
3 vantagens de dizer as coisas de forma clara

Em nossas relações existem ocasiões em que escondemos nossas opiniões com o objetivo de sermos prudentes e não ofendermos ninguém, perdendo assim as grandes vantagens de dizer as coisas de forma clara. Assim, nossos verdadeiros pensamentos ficam relegados a um segundo plano e oferecemos uma imagem que não é a nossa.

Tentar ser politicamente correto para não gerar conflitos pode nos salvar em muitas situações, sobretudo quando pretendemos não ferir a sensibilidade das pessoas ou não entrar em discussões que causem mal-estar emocional. No entanto, tomar essa atitude pode acabar sendo como uma faca de dois gumes para nós, porque quem somos na realidade?
A recomendação para nos relacionarmos é compartilhar nossos pensamentos e opiniões com respeito, empatia e, claro, de modo assertivo para cultivar relações autênticas. Por isso, quais são as vantagens de dizer as coisas de forma clara?

Liberar a pressão que supomos que temos que guardar para nós

Todas as pessoas têm seu próprio critério para interpretar o mundo e não têm por que concordar com o critério das outras pessoas, já que cada um de nós temos nossa própria história particular. Pode ser que prefira o silêncio por medo da repercussão que podem ter suas palavras, mas se as guarda pra você, fará disso um costume e cedo ou tarde explodirá.

“Importa muito mais o que você pensa de si mesmo que o que os outros pensam de você”
-Séneca-

menina-flores

Inclusive, a frustração pode aparece ao sentir que poderia ter sido capaz de manejar as coisas de um jeito diferente se não tivesse escondido o que pensava. Não deixe suas palavras se converterem em um monstro interior, liberte-se e permita-se dizer com assertividade o que precisa, porque você também tem e merece essa oportunidade.

Ao ser capaz de expressar suas emoções e pensamentos de forma assertiva, terá a vantagem de começar a ter mais confiança em si mesmo, e entender que você também tem o direito de opinar: dizer o que pensa e que os outros te escutem. Não reprima seus pensamentos! Ainda que em boa medida sejamos escravos de nossas palavras, estas também servem para nos libertar emocionalmente.

Contribuiremos para que os outros também se mostrem abertos

Quando for capaz de dizer as coisas de forma clara, de mostrar seus pensamentos e sentimentos de um modo sincero e sem máscaras, estará convidando as outras pessoas a fazerem o mesmo.

Graças à regra da reciprocidade, se você se abrir aos outros, os outros se abrirão com você. Eles o verão como uma pessoa honesta que diz o que pensa e que, além disso, é capaz de respeitar as opiniões dos outros. Assim, aumentará a probabilidade de receber o mesmo tratamento dos outros.

“Não há que temer os que têm outras opiniões, e sim os que têm outra opinião mas são muito covardes para manifestá-la”
-Napoleão I-

Por outro lado, se você é uma pessoa que prefere não se abrir com os outros e atuar nas sombras, os outros não sentirão confiança em você e pensarão que não é uma pessoa transparente e honesta. Como prefere que os outros sejam com você? Honestos e com transparência ou que ajam com máscaras e só digam o que você quiser ouvir? Aja com os outros em função do que gostaria de receber em troca das mesmas pessoas.

Facilitemos que os outros nos entendam

Como já dissemos anteriormente, se você está disposto a compartilhar seus pensamentos e seus sentimentos com as pessoas mais próximas, poderá inspirar os demais a fazer o mesmo com você. Além disso, ser sincero e dizer o que pensa nos permitirá mostrar-nos como somos e, desse modo, que os outros possam chegar a nos entender e nos conhecer realmente.

casal-cafe-campo

Por que de que vale dizer que o que o outro quer ouvir, se na verdade pode ser que nós estejamos traindo a nós mesmos? Ser honestos com os outros fará com que nos relacionemos com eles de modo muito mais autêntico.

Se quiser transformar seus pensamentos em palavras, o melhor a ser feito é agir com integridade e caráter. Dizendo as coisas de forma clara você mostrará disposição para estar em desacordo e inclusive para mudar sua própria perspectiva se for necessário, porém sempre permanecendo fiel aos seus valores.

Por último, lembre-se de que é adequado expressar suas opiniões sempre e quando o fizer de forma assertiva e cuidando dos aspectos mais delicados de sua mensagem. Desse modo, o receptor poderá entender o que quer dizer e você desfrutará as vantagens de se mostrar aberto ao diálogo.

Recomendados para você