Para onde vão os sonhos perdidos? – A mente é maravilhosa

Para onde vão os sonhos perdidos?

agosto 12, 2015 em Emoções 11 Compartilhados
sonhos

Infelizmente, as pessoas não vêm a este mundo com um guia prático que mostre os caminhos que devemos seguir; um manual específico para alcançar o sucesso e as metas propostas. Chegamos a este mundo cheios de incertezas e às cegas, onde dia após dia, vamos vislumbrando pouco a pouco a luz do nosso caminho, baseados em conquistas, mas também em fracassos.

Mas, será que é mesmo um fracasso não ter conseguido alcançar algum dos nossos sonhos? De forma alguma! Certamente nos foram apresentadas outras opções e outras direções, que determinam o que somos agora. Mas a questão essencial está no fato desses sonhos perdidos terem nos causado um vazio, um espinho cravado em nós, pelo qual não paramos de sofrer.

Um amor perdido, uma aspiração pessoal, como uma viagem, um trabalho, alguma atividade…  Para onde vão os sonhos perdidos? Onde estão estas ante-salas pelas quais nunca conseguimos transitar?

Uma escolha, um só caminho?

São muitas as pessoas que se alimentam diariamente de nostalgia. Personalidades que colocam seu olhar interior constantemente no ontem, no perdido… em sonhos não alcançados. Isso pode ser um risco bastante elevado. Se ficarmos obcecados com o passado, perderemos o presente.

Certamente, não ter realizado algum dos nossos sonhos se deve, principalmente, ao fato de outras coisas terem surgido, como outras oportunidades no caminho. Poder ser que seu sonho fosse viver em outro país, por exemplo. É possível que você fosse conhecer alguém de lá e, simplesmente, o cotidiano do dia a dia (casamento, filhos, etc) fez aquela ideia ir se desbotando, como um desenho à lápis que acaba manchado.

Ou pode ser que você sempre tenha sonhado em estudar para uma determinada profissão, em fazer uma especialidade tão admirada. Mas, às vezes, nossa falta de recursos nos limita a alcançar essa quantidade de sonhos. Também é possível. O que talvez nos faz perguntar se escolher um determinado caminho, seja por vontade própria ou por obrigação, irremediavelmente nos afasta daquilo que, uma vez, nos propusemos.  Um só caminho, uma só escolha? Precisamos ter em conta que é possível que coloquemos limites em nós mesmos por medo ou indecisão. O que o limita hoje em dia para alcançar esses sonhos, uma vez que você os teve? Talvez o trem dos sonhos ainda esteja na estação esperando por você…

O valor de procurar nossos sonhos

Os sonhos perdidos navegam como pequenas mariposas ao redor de uma luz, até que um dia queimam suas asas e caem. Pode ser que você pense isso. Pode ser que por qualquer razão, acabe sendo impossível voltar a estas oportunidades que o iludiram de um modo muito intenso no passado. Mas é preciso seguir acreditando a cada dia. Saber que sempre poderemos acreditar em novos sonhos com os quais podemos enfeitar nosso presente, com novas emoções e novas metas.

Pode ser que exista um modo no qual possamos resgatar aqueles sonhos que não foram cumpridos no passado. Se você deixou alguém ir embora, nunca é tarde para fazer uma ligação… Hoje em dia as redes sociais e as novas tecnologias nos oferecem muitas oportunidades para produzir novos reencontros. Se você sonha com uma viagem, não deixe que nada nem ninguém corte suas asas. Se você tem vontade de estudar, praticar um esporte, subir uma montanha, dançar nu em uma fonte, escrever um livro… ou qualquer outra loucura simples, ou uma aspiração, não hesite em tentar. Nunca é tarde para ninguém. Pode ser que o trem ainda esteja lhe esperando…

Créditos da imagem: Robert Paul

Recomendados para você