O verdadeiro fracasso é quando deixamos de tentar – A mente é maravilhosa

O verdadeiro fracasso é quando deixamos de tentar

janeiro 6, 2016 em Psicologia 6 Compartilhados
O verdadeiro fracasso é quando deixamos de tentar

O medo do fracasso é bastante comum e faz parte dos pensamentos que limitam nossas capacidades, Ele nos paralisa e impede que iniciemos muitos projetos interessantes que acreditamos  que não estão no nosso alcance.

Entretanto, o verdadeiro fracasso é deixar de tentar alguma coisa pelo próprio medo de fracassar. Afinal, cometer erros é a essência do nosso aprendizado, em qualquer aspecto da vida.

Em nossos primeiros meses de vida, não fazemos outra coisa a não ser enfrentar cada passo que damos, caindo e nos levantando uma e outra vez, provando, investigando e explorando tudo o que nos rodeia.

Não teríamos aprendido a andar se não tivéssemos enfrentado cada uma de nossas quedas. O mesmo acontece com qualquer aprendizado significativo: tivemos que realizar um esforço e uma tentativa fracassada para incorporá-lo ao nosso repertório.

Confrontando os obstáculos da vida

Os obstáculos que surgem para cada um de nós possuem um grande valor, tanto para o nosso desenvolvimento pessoal quando para entendermos o valor do esforço.

Graças às dificuldades que vão se apresentando, vamos nos aprimorando e adquirindo novas habilidades que nos ajudam a enfrentar situações futuras.

superar-obstaculos

Esses obstáculos podem ser pensamentos, medos, circunstâncias, etc. O importante é entender essas dificuldades, compreender por que elas estão aí, que papel elas têm para nós, e que lição que podemos tirar da situação.

 “Às vezes, para alcançar o equilíbrio, é preciso aprender a ficar em pé, sobre as pedras do caminho.”
Compartilhar

O triunfo é para quem tem o valor de tentar

É muito simples e cômodo ficar pensando que não podemos conseguir aquilo que desejamos, que é difícil demais e requer um grande esforço. Não tentar é o verdadeiro fracasso.

As pessoas que realmente conquistam o triunfo são aquelas que não se detêm, são as que não se paralisam, são as que não param para se queixar do esforço que terão que realizar, as que perseguem passo a passo cada uma de suas metas até conseguir o que foi proposto.

São pessoas que veem o fracasso como algo necessário, como uma oportunidade para aprender e melhorar. São aquelas pessoas que se perguntam todos os dias se estão onde querem estar, e se estão fazendo o que realmente amam e lhes apaixona.

O verdadeiro triunfo está em ter a valentia de tentar; quem conserva essa atitude segue adiante por diversos caminhos até alcançar seu próprio sucesso pessoal.
Compartilhar

plenitude

O sucesso é para quem compreende o fracasso

Compreender que a frustração é parte do caminho é um grande crescimento pessoal, já que não conseguir muitas vezes o que se pretende é uma oportunidade para mudar de perspectiva.

O fracasso não é tão frustrante quando temos a consciência tranquila de saber que tentamos da melhor forma possível.

Não é preciso se sentir culpado, e não há nada a temer diante do “fracasso” de não ter conseguido aquilo que se tentou.

Quando somos capazes de compreender o fracasso, nos aproximamos da realidade de nossa própria natureza.
Compartilhar

O que é realmente importante e valioso não está relacionado com o sucesso, nem com o reconhecimento dos outros, mas reside nos aprendizados que podemos adquirir durante o processo.

Atreva-se a tentar aquilo que você quer. Pode ser que você não consiga o que pretendia, mas pelo menos você nunca irá se arrepender de não ter tentado. E pelo caminho você poderá encontrar um mundo de possibilidades enriquecedor.

Recomendados para você