Ponto de vista, a chave para o sucesso ou fracasso

Ponto de vista, a chave para o sucesso ou fracasso

28, junho 2015 em Psicologia 3 Compartilhados
ponto de vista

O que nos diferencia dos outros seres vivos é a capacidade que temos de ver o mundo com “outros olhos”, mudar nosso ponto de vista e, a partir disso, fazer coisas novas.

O problema é que muitas pessoas têm uma perspectiva errada da vida: ficam presas aos erros do passado, falando sobre suas tentativas fracassadas, sem aprender nada com essas experiências ruins. Alguns até criticam a vida das outras pessoas, mas se esquecem de que agem da mesma forma.

Algumas pessoas não vivem, só observam o mundo. Ficam imaginando como seria sua vida com prosperidade, felicidade e sucesso.

A verdade é que sempre haverá obstáculos em nossas vidas. Nenhum marinheiro se tornou um especialista só navegando em águas calmas, mas sim atravessando as turbulências. É na hora do perigo que aprendemos a usar a imaginação, a agir e a transformar a situação.

Quando tudo fica muito difícil, achamos que o mundo está contra nós, perdemos a esperança e acabamos desistindo. Muitas pessoas dizem que querem alcançar suas metas, mas preferem queixar-se, ficar deprimidas e com medo de seguir em frente. Esta não é uma perspectiva saudável: se você não lutar pelos seus sonhos, eles jamais se concretizarão.

Passamos a vida correndo atrás dos sonhos e tentando alcançar a felicidade. Muitas vezes, tudo isso é muito difícil, mas devemos manter uma perspectiva positiva: continue imaginando, tentando; hoje não deu certo, mas amanhã você conseguirá realizar suas metas. É importante manter a fé em si próprio, mesmo quando tudo ao seu redor lhe mostrar o contrário. Se tudo vai mal, se está cansado e prestes a desistir, apegue-se a sua fé e imagine que amanhã será diferente. Quando falhar, tente quantas vezes forem necessárias e aprenda com os erros.

Tudo pode começar com um novo ponto de vista. Por exemplo: se você pegar uma garrafa de água vazia e colocar sementes de girassol e agitá-la, terá um instrumento musical; se em vez de água colocar café, terá uma garrafa de café; se encher de água e colocar uma flor, terá um vaso. Você pode transformar essa garrafa de água no que quiser, depende da sua criatividade. A vida acontece da mesma forma; podemos agir de maneiras diferentes e nos atrevermos a correr riscos. Independentemente dos problemas e da situação, você pode mudar tudo e alcançar seus objetivos.

Comece agora. Sugiro que pense no seu futuro, imagine todas as coisas que pode alcançar e comece a agir. Visualize-se sendo aquela pessoa que você realmente quer ser e conseguindo tudo o que sempre desejou. Demore o tempo necessário e você terá muito a ganhar. Agora lembre-se: a maior loucura da vida é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Você está nessa situação por causa das suas decisões e para mudar a sua vida, terá que mudar seu ponto de vista e suas atitudes.

E você? O que vai mudar na sua vida?

Recomendados para você