Você conhece a regra do minuto para combater a preguiça?

Você conhece a regra do minuto para combater a preguiça?

18, dezembro 2015 em Psicologia 0 Compartilhados
Cansaço no trabalho

Constantemente nos propomos novos e desafiadores planos em nossa vida, tais como ser mais saudável, começar a ir à academia, começar uma nova carreira…

Todas elas nos levam a planejar metas que muitos de nós deixamos abandonadas pelo caminho. As adiamos durante dias, meses, anos… E as esquecemos.

Na maioria das vezes até começamos a realizá-las. Começamos nosso plano de ação, mas depois de várias tentativas, de repente o deixamos de lado durante bastante tempo. Sabe por que acontece isso?

É comum que vivamos este tipo de experiências em nossa vida pois a carga que nos impomos desde o começo é muito grande. Isto nos leva a nos sentir mais cansados do que o habitual e não nos permite nos acostumar ao novo hábito.

relaxar

A regra japonesa do minuto

A regra do minuto, também chamada de método Kaizen, consiste em que a pessoa faça determinada tarefa durante um minuto todos os dias, mesma hora.

O termo que forma o nome do método Kaizen em japonês se constrói originalmente mediante duas palavras “kai” = mudança e “zen” = sabedoria.

Masaaki Imai, o criador desta regra e conceito, considera que Kaizen é uma verdadeira filosofia de vida, podendo ser empregada com sucesso no terreno profissional e na vida pessoal.

O segredo desse método reside no fato de que um minuto é pouco tempo. Assim, evitamos empregar energia em excesso no começo e de uma vez. Dessa forma evitamos a famosa preguiça, sem criar obstáculos para nós mesmos.

Com essa regra, permita se realizar aquelas tarefas que você não consegue desempenhar durante mais de meia hora, e evite criar desculpas para não materializá-las. Durante um só minuto será muito mais fácil de executá-las.

Gerar motivação e esforço

“Temos que fazer com que aconteça”
– Denis Diderot –
Qualquer atividade que antes implicava um excesso de tempo e desgaste suporá agora pouca dificuldade ao ser consciente de que só é preciso empregar um minuto para a mesma.

Este estado mental gerará em você motivação e ilusão para cumprir o plano de ação. Ela nos leva à famosa premissa de que “dando pequenos passos podemos alcançar resultados que acreditávamos ser inalcançáveis”.

mulher-profissional

Ao empregar este método, lembre-se de que você também estará se permitindo superar qualquer pensamento que crie barreiras e obstáculos interiores para conseguir o que deseja. Você vai evitar assim um possível sentimento de culpa, impotência e se sentirá realizado ao ter alcançado o objetivo pessoal estabelecido.

Quando tiver repetido essa etapa do minuto, você se sentirá tão motivado que poderá aumentar o tempo sem problemas para cinco minutos, lembrando sempre de ir paulatinamente e sucessivamente. Dessa forma, você vai conseguir chegar à meia hora que antes lhe parecia tão impossível.

Você anima a colocar esta técnica em prática com aquela atividade que ainda não foi realizada?

Se sua resposta for negativa, não se preocupe. As sociedades ocidentais vivem uma educação e forma de viver onde nos ensinam que não é possível obter bons e frutíferos resultados sem uma quantidade enorme e dolorosa de esforço.

Crescimento gradual com o Método Kaizen

O que é fantástico no método Kaizen é que ele pode ser empregado por qualquer pessoa, sendo perfeitamente útil e adaptado a qualquer parcela de sua vida.

Tomando como exemplo seu país de origem, Japão, eles empregam uma metodologia que consiste no crescimento gradual e constante para realizar uma melhora sobre os processos de gestão.

Eu adorarei me despedir lançando a você a desafiadora pergunta: O que você quer conseguir? E para quê? Eu gostaria que você tomasse um momento de reflexão para responder.

Agora, tendo a atividade motivadora, estimulo você a começar a praticar o método Kaizen. Atreva-se a alcançar seus sonhos e o que você deseja.

Recomendados para você