Vou continuar te vendo, mas com outros olhos... de outras maneiras

Somos fugazes no tempo, mas eternos na alma, pois nunca deixamos a vida daqueles que amamos.
Vou continuar te vendo, mas com outros olhos... de outras maneiras

Última atualização: 20 Janeiro, 2021

Mesmo que você não esteja presente, vou continuar te vendo, você continuará presente em minhas decisões, te sentirei no meu riso e você viverá no meu jeito de ser, que foi forjado junto ao seu. Nunca um não somos ninguém foi tão injusto, as pessoas são passageiras no tempo e eternas na alma. De alguma forma, nunca deixaremos a vida de quem amamos.

Lidar com uma perda é uma das tarefas mais árduas que a vida nos impõe. O vazio emocional que a falta de um ente querido deixa em nossas vidas viverá sempre conosco. No entanto, a pessoa falecida nunca desaparece completamente do nosso lado… ela permanecerá e viverá de outras formas em nossa existência.

Não nascemos para dizer adeus para sempre. O adeus só é dito quando é esquecido, e não podemos dizer adeus àqueles dos quais continuaremos nos lembrando diariamente. Nossa percepção muda quando vivenciamos a morte de um ente querido; embora não possamos continuar a desfrutar de sua companhia como fazíamos antes, sabemos que a presença desse ente querido permanece em cada uma das pessoas que foram marcadas por ele, incluindo nós mesmos.

“Quando minha voz silenciar com a morte, meu coração continuará a falar com você.”
-Rabindranath Tagore-

Borboleta no pôr do sol

Vou continuar te vendo

Podemos pensar que não somos seres humanos em uma jornada espiritual, mas seres espirituais em uma jornada humana. A morte não nos rouba entes queridos. Pelo contrário, ela os guarda e os eterniza em nossa memória. Definitivamente, muitas vezes é a própria vida que rouba as pessoas queridas de nós. Por isso, vou continuar te vendo.

Diante de uma perda, o que foi estabelecido muda. Nos deparamos com novas situações e com diferentes pontos de vista. Uma das maiores mudanças é aceitar o que se foi e enxergar, de alguma forma, o que nos resta. Frequentemente, é nos céus mais escuros que vemos as estrelas mais brilhantes. 

“As memórias de nossas vidas, de nossos empregos, de nossas ações, continuarão nos outros”.
-Rosa Parks-

Existem memórias que nunca serão apagadas e pessoas que nunca serão esquecidas

“Só me deixe ser fraco e chorar hoje, amanhã serei forte novamente”. Essa frase resume o vazio deixado pela falta de uma pessoa que nos acompanhou ao longo de nossas vidas. A saudade tende a nos lembrar, de forma triste, que houve um momento em que tudo estava perfeito e não soubemos perceber ou aproveitar. Mas mesmo nessa tristeza, também abrigamos a alegria do que aconteceu.

As memórias que nunca negamos e as pessoas que nunca esquecemos são os muros com os quais construímos a nossa fortaleza. Essa força é a base sobre a qual encontraremos um novo caminho para localizar a pessoa que não está mais fisicamente presente, mas que estará sempre conosco. Portanto, vou continuar te vendo.

Mulher chorando

Essa esperança não é a mesma coisa que o otimismo. Não é a convicção de que algo vai dar certo, mas a certeza de que algo faz sentido, independentemente do que aconteça. E, no caso dos seres humanos, já sabemos qual é o resultado final; o que não nos impede de ter a certeza de que tudo faz sentido.

Isso acontece, principalmente, no caso de vidas que não serão lembradas no papel ou não entrarão na história por marcos e realizações extraordinárias; mas serão lembradas pelo seu exemplo, que reforçou a percepção de humanidade, bondade, compaixão e humildade.

Em memória de meu pai. É o início de te ver de uma nova forma e o fim de como sempre te vi. Eu continuarei a vê-lo em todos os lugares; na minha mãe, nos meus irmãos, nas suas netas e em todos aqueles em quem você deixou sua marca, principalmente em mim. Mesmo depois de deixar este planeta, nossa marca emocional permanecerá nas pessoas que conhecemos.

“A morte não existe, as pessoas só morrem quando são esquecidas. Se você se lembrar de mim, sempre estarei com você ”.
-Isabel Allende-

Pode interessar a você...
5 frases de luto para lidar com uma perda
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
5 frases de luto para lidar com uma perda

As frases de luto que compartilhamos neste artigo têm o objetivo de trazer luz e esperança para quem está passando por esse momento tão doloroso.