Como lidar com um momento de tristeza?

julho 15, 2019
A melhor maneira de enfrentar um momento de tristeza é aceitando que esse tipo de momento vai existir e tentando compreendê-lo. Temos o direito de ficar tristes de vez em quando, assim como de viver esses momentos que são parte natural da vida. O ideal é apenas não deixar que eles nos afetem muito intensamente.

Lidar com um momento de tristeza de maneira adequada tem muito a ver com a nossa atitude diante dele. Em muitas ocasiões, dependendo do nosso ponto de vista, da nossa interpretação e da disposição para enfrentá-lo, o problema irá crescer ou diminuir em magnitude e volume.

Em primeiro lugar, é importante falar sobre esse tempo em que vivemos no qual está no ar a fantasia de que devemos estar sempre bem e felizes. Por algum motivo, a ideia de que temos que estar felizes o tempo todo, sorrindo, otimistas e em perfeita harmonia dominou nossas mentes.

Todos sabemos que isso é impossível. E não é só impossível, mas seria também inadequado. A filosofia do pensamento positivo não pode se tornar uma tirania da positividade.

Essa questão é a primeira que temos que ter em mente quando não estamos passando por um bom momento. Não estamos cometendo nenhum delito nem há nada de errado conosco por estarmos em um momento sensível ou delicado.

“A tristeza é uma das vibrações que provam que estamos vivos”.
-Antoine de Saint-Exupéry-

Menina deitada pensando na vida

A tristeza e a depressão

Qualquer pessoa que está viva e saudável vai ter um momento triste de vez em quando. Todos passamos, eventualmente, por fases em que as coisas se complicam e não saem como desejamos.

Também há momentos de fadiga, de desilusão ou de tédio. Ninguém leva uma vida perfeita o suficiente para jamais passar por um período difícil.

Também há as perdas e os desejos frustrados que nos provocam tristeza. É muito comum que essas etapas se confundam com período depressivos. Muita gente diz que se sente deprimida quando na verdade só está triste por uma causa específica.

A depressão clínica é um estado muito mais complexo e permanente que um simples momento ou período de tristeza ou um luto. É necessário identificar toda uma sintomatologia por um período relativamente longo. E também que esses sintomas provoquem uma alteração notável e negativa na qualidade de vida da pessoa.

Para lidar com a tristeza…

É importante lidar com a tristeza antes que ela alce voo, como se diz coloquialmente. Mais do que superá-la, o objetivo é compreendê-la para impedir que isso aconteça.

Para alcançar essa meta, o primeiro passo é admitir que estamos nos sentindo mal e sem motivação, e dar a nós mesmos a permissão de estar assim. Por isso, é conveniente realizar as seguintes ações:

  • Escute a si mesmo. Escutar a si mesmo quer dizer deixar aflorar todas as ideias que passam pela sua cabeça e detectar as emoções que elas estão provocando. Admitir que você se sente triste e tentar definir o que compõe a sua tristeza é o caminho.
  • Fale e escreva. Dizer o que sentimos em voz alta ou escrever ajuda a organizar as ideias. Externalizar os pensamentos é um dos passos indispensáveis para lidar com um momento de tristeza. Pode ser útil simplesmente falar enquanto se está gravando e depois ouvir o seu discurso.
  • Busque os motivos reais. Muitas vezes sentimos tristeza por razões muito precisas, mas outras vezes não sabemos exatamente o motivo. Sempre é muito importante se perguntar o que está realmente por trás desse sentimento.
  • Formule uma pergunta para buscar a resposta. O que eu posso fazer para ficar um pouco melhor nesse momento? A resposta para essa pergunta lhe dará uma pista sobre o que você deve fazer para lidar com esse momento no qual está sentindo tristeza.
Garota se olhando em um espelho no campo

Outros aspectos a ter em mente na hora de lidar com a tristeza

É muito importante que você não se julgue nem seja muito duro consigo mesmo. Não há motivo para deixar de se sentir triste quando há uma razão verdadeira para você se sentir assim.

O que você pode fazer é colocar um limite para esse humor. Lidar com um sentimento triste não significa acabar com ele agora mesmo, mas sim entendê-lo e impedir que ele cresça.

Outra medida eficaz para enfrentar um período triste é colocar-se no modo “autocuidado”. Isso significa se mimar, comer algo que você gosta, dedicar um tempinho para fazer algo que te traga conforto… Ou seja, fazer alguma atividade que te faça se sentir bem.

Além disso, tente pensar em todos os motivos pelos quais você se sente uma pessoa de sorte.

É sempre uma boa ideia fazer uma pausa diante de um humor negativo. O exercício físico é uma boa opção para isso. Basta que você dê um passeio, caminhando por alguma área na qual se sinta confortável com passos mais rápidos para que seu corpo produza alguns hormônios que vão te ajudar.

Também é muito recomendável que você coma e se hidrate bem. Isso vai ajudar a fazer você se sentir um pouco melhor.

O mais importante sempre será que você consiga expressar o que está sentindo. Se você quiser chorar, simplesmente chore. Se não, lembre que a arte também um terreno fabuloso para lidar com a tristeza ou com qualquer outro sentimento mais problemático.

Pinte, cante, dance ou busque qualquer outro meio para que você consiga expressar o que sente, para que você tire isso para fora de si.

  • Cruz Pérez, G. (2012). De la tristeza a la depresión. Revista electrónica de psicología. Iztacala, 15(4), 1310-1325.