Zentangle, o desenho que nos ajuda meditar - A Mente é Maravilhosa

Zentangle, o desenho que nos ajuda meditar

22, setembro 2016 em Psicologia 673 Compartilhados
Zentangle, o desenho que nos ajuda meditar

O Zentangle é um método de desenho que utiliza, de maneira repetitiva, todas as formas geométricas e curvilíneas. O objetivo é fomentar a calma e a meditação através do traço de padrões estruturados que formam belas imagens. Sua técnica é fácil de aprender, além de ser relaxante e divertida.

Seus criadores, Maria Thomas e Rick Roberts, afirmam que quase qualquer pessoa pode conseguir fazer imagens bonitas. Seu objetivo principal é aumentar a concentração e a criatividade, assim como proporcionar uma grande sensação de bem-estar através da satisfação artística.

Parte da premissa desta criação é o fato de que nós negligenciamos uma parte fundamental do nosso ser ao esquecermos a importância de cultivar a arte como forma de vida. Assim, considera-se que a exploração e a prática do método Zentangle é uma maneira de nos “libertarmos”.

flores-zentangle

O que você deve saber sobre o método Zentangle

De acordo com seus autores, o método é simples de compreender e fácil de desfrutar, inclusive se você está convencido de que não tem habilidade nenhuma com o lápis e os desenhos. Compreender o método e criar uma peça de arte Zentangle é como aprender o segredo que está por trás de um truque de mágica.

Cada linha realizada é produzida de forma consciente e meditada, como se se tratasse de pensamentos, palavras ou realizações. Ou seja, “damos forma” a aquilo que tem relevância em nossas vidas.
Compartilhar

Não importa como aparenta, trata-se de conectar nossa mente com nossa mão e o papel. Isso permite novos pensamentos e novas perspectivas, o que nos ajuda a fluir e a nos concentrarmos no presente. Por isso não podemos utilizar a borracha, porque estaríamos apagando a nós mesmos.

colorir-zentangle

Ou seja, não saber como o desenho final vai ficar é algo planejado de forma intencional, sendo isso considerado tanto uma liberdade quanto um desafio. O fato de não existir uma solução predeterminada, como no caso de outros passatempos, pode ser irritante no princípio (fomos educados a procurar soluções perfeitas para tudo). Vamos observar, por pontos, o que precisamos:

  • Cada protótipo de desenho ou arte Zentangle mede 8,89cm de lado. Vale qualquer tipo de papel texturizado que não tenha padrões. Deve ser, preferivelmente, branco e com as medidas indicadas.
  • Você deve começar pelo desenho de uma linha e continuar de forma repetitiva o padrão que está sendo criado.
  • O Zentangle é projetado para ser terminado em uma única sessão, que pode ser finalizada em 15 minutos ou no tempo que você desejar. Assim, a sensação de conquista e satisfação pode ser obtida de forma rápida para aqueles que não dispõe de muito tempo.
  • A cerimônia que trata da realização dos nossos padrões Zentangle precisa recriar um entorno pessoal, íntimo e único. Fundir nossas sensações com a textura do papel Zentangle nos trará sentimentos maravilhosamente relaxados e conectados.

O que o Zentangle nos proporciona

Já falamos, em outras ocasiões, dos benefícios emocionais e cognitivos que obtemos ao colorir mandalas e outros padrões. No entanto, o Zentangle vai um pouco além, pois fomenta a criação de padrões, fazendo com que nós vejamos que nós também podemos criar belas ilustrações.

Assim, ao nos afastarmos da consciência de espaço-tempo, a criação de Zentangle:

  • Relaxa profundamente;
  • Ajuda a nos libertarmos da insônia se fizermos o Zentangle antes de ir deitar;
  • Faz com que valorizemos mais as nossas capacidades;
  • Nos une a uma comunidade de apoio e diversão (há diversas páginas e grupos pela internet);
  • Alimenta e desenvolve nossas capacidades criativas;
  • Exercita nosso cérebro e nossa mente.

zentangle

Características do método Zentangle

Não é de se estranhar que a arte e a criação ajudem a nos reconectarmos com nós mesmos, pois esta é uma parte que, habitualmente, deixamos de lado e que nos permite a libertação da nossa habitual rotina de tarefas e atividades.

O Zentangle nos ajuda a estabelecer, interiormente, uma linguagem não verbal de padrões e proporções, abrindo a porta para novas percepções que habitualmente estão bloqueadas. Assim, como a técnica das mandalas, este método é uma forma de “meditação moderna”.

Colocamos “meditação moderna” entre aspas porque Jung já usava estes protocolos geométricos e arquetípicos como instrumento terapêutico. Dessa forma, o fato de que o resultado não seja premeditado nos ajuda a pensar na vida como um arco-íris de cores, e não somente como preta e branca.

Recomendados para você