O presente é composto pelo passado e futuro

· agosto 20, 2016

O tempo é tão efêmero que esta linha que você acabou de ler já é passado, e o futuro é o que eu projeto enquanto penso no que escrever em seguida. O que sobra então? O presente…

O passado fugiu, o que você espera ainda não aconteceu, mas o presente é seu.

O passado é aquilo que fomos

No tempo passado é importante conhecer os nossos erros e acertos. Refletir sobre eles é fundamental para compreender o nosso presente.

A nossa caminhada precisa ter um sentido e saber de onde viemos é essencial para saber aonde vamos.

Analisar o que já fizemos e realizar comparações com o nosso momento presente nos ajuda a criar um fio condutor que narra a nossa vida.

lembranças-fotos-passado

Sem as memórias não seríamos ninguém. Mesmo a memória emocional, que é baseada em sentimentos e que não conseguimos descrever de forma clara, é essencial para entender quem somos.

O problema é viver constantemente ancorado a memórias negativas. Ficamos remoendo esses pensamentos como se pudéssemos mudar tudo e alcançar um final diferente. O que teria acontecido se…?

É claro que é importante externalizar o desconforto que essas perguntas provocam; elas paralisam o nosso presente e o nosso futuro. O passado é a história que contamos a nós mesmos.

Se estamos fixados no passado, uma boa maneira de solucionar isto é procurar um psicólogo em busca de ferramentas que nos ajudem a analisar a forma como falamos com nós mesmos.

Quanto mais você pensar e cuidar do passado, viverá menos no presente.

O futuro é a soma dos momentos

O futuro é o que projetamos para a nossa vida. Pensar sobre ele é fundamental para tomar decisões e planejar nossos próximos passos.

O nosso futuro precisa ter um sentido e objetivos mais ou menos claros para podermos agir em nosso presente.

Planejar estratégias e estabelecer metas orientadas para o futuro nos motiva a seguir em frente, mesmo que não vejamos resultados imediatos.

O caminho até o nosso destino é feito de pequenos passos. Isso nos encoraja a sermos constantes e persistentes para alcançar um benefício futuro.

Mas, o futuro pode ser uma faca de dois gumes. Há muitas coisas na vida que não podemos controlar e tentar excessivamente nos torna ansiosos e sempre procurando explicações antecipadas.

Se nos perdermos no futuro, estaremos navegando nas águas do que não planejamos.

O futuro precisa de planejamento.

Viver o presente é estar aqui e agora

O tempo que vivemos está diante dos nossos olhos, podemos tocá-lo com as mãos e modificá-lo com as nossas atitudes e decisões.

Mulher-feliz-viver-o-presente

Viver no presente é estar aqui e agora, comprometido com o que podemos fazer para viver o nosso momento atual.

Tudo o que fazemos agora é o nosso momento atual. A sua influência é tão poderosa que podemos mudar o nosso futuro com as nossas decisões e enterrar ou dar sentido ao nosso passado.

O presente são todas as possibilidades que temos e aquelas que escolhemos.

Negar o presente é ficar paralisado por medo do futuro e suas consequências imaginárias, ou imobilizado por experiências passadas.

Tudo deve ser analisado e avaliado, mas não permita que o seu presente seja influenciado pelo futuro e pelo passado.

E você, quantas coisas deixou de fazer influenciado pelas recordações do passado ou por medo do futuro?