Como relaxar a sua mente e ter mais paz interior

Como relaxar a sua mente e ter mais paz interior

30, março 2016 em Psicologia 1247 Compartilhados
Alcançar a paz interior

Ter paz interior implica ter harmonia e bem-estar emocional, sentir-se satisfeito consigo mesmo apesar das lutas do dia a dia. Entretanto, não é fácil liberar a mente quando estamos sempre ocupados em um entorno agitado, e às vezes perturbador.

Alcançar a paz interior é para muitos um desejo sem esperança, mas isso não precisa ser assim. Pequenas mudanças e estratégias podem ajudá-lo a relaxar a mente e a alcançar essa paz da qual você tanto precisa. Ela será benéfica tanto para você quanto para as pessoas do seu entorno.

Contudo, o caminho em direção à paz interior não é simples. Alcançar a paz interior é um processo que exige estar disposto a deixar partir o que é inútil e a aceitar todas as suas emoções. Alcançar a paz interior implica estar disposto a descobrir quem você é de verdade, e perceber que só você é capaz de controlar as suas respostas e reações emocionais.

Estabeleça limites

Se a sua vida estiver muito saturada, você terá que estabelecer limites. É possível que você tenha que deixar de fazer algumas coisas menos importantes. Seja sincero consigo mesmo e elimine aquilo que você realmente não precisa. Simplifique a sua vida.

“A simplificação da vida é um dos passos para a paz interior. Uma simplificação persistente criará um interior e exterior de bem-estar que proporcionarão harmonia.”
-Peace Pilgrim-

Alcançar a paz interior

Escolha uma técnica de relaxamento que funcione para você

Existem diversas formas eficazes de relaxar, algumas delas muito rápidas. Escolha aquelas que funcionam para você e aplique-as. Desde ouvir música a sair para passear ou correr, até praticar ioga ou fazer meditação, treinar a respiração profunda, pintar, etc.

O importante é contar com um repertório amplo de formas de relaxamento para que você possa aplicar a que melhor se encaixar em cada situação. Além disso, estabelecer um momento do dia para realizar alguma atividade de relaxamento ajudará a manter o equilíbrio.

Não faça uma montanha de um grão de areia

Transformar pequenas coisas em grandes problemas só traz uma quantidade desnecessária de estresse. Todos os dias aparecerão problemas, alguns mais importantes do que outros. Você não deve tratar todos do mesmo jeito; é preciso aprender a selecionar e a não se deixar levar pelo estresse gerado por todo o resto.

Uma das melhores formas de tornar a vida cotidiana mais fácil, mais leve, mais positiva e menos estressante é aprender a evitar criar problemas onde eles não existem. Quando estamos estressados ou muito cansados é fácil dramatizar os problemas e extrapolar a sensação de urgência.

Para relaxar a sua mente frente a tudo que parecer um problema, pense se isso realmente importa e para quem, se é tão relevante a ponto de continuar sendo um problema daqui a 5 semanas, 5 meses ou 5 anos. Olhe ao seu redor e preste atenção nos outros. Com certeza você vai perceber que existem pessoas que encaram uma situação mais complicada de forma mais objetiva, e que são capazes de encontrar paz apesar da muralha que estão enfrentando.

Reduza a velocidade

Viver depressa faz com que as nossas emoções disparem, se confundam. Se você diminuir a velocidade das suas ações físicas ao se mexer, ao falar ou ao fazer as coisas (incluindo dirigir, comer, ou trabalhar no seu escritório), o seu nível de estresse automaticamente diminuirá.

Reduzindo a velocidade você irá acumular menos coisas na sua cabeça e poderá perceber melhor os detalhes. A redução da fadiga mental e física permitirá que você esteja em sintonia consigo mesmo.

Organize o seu mundo e elimine o que sobrar

Organizar o seu entorno ajudará você a manter a sua mente organizada. Um espaço limpo, arrumado e simples traz clareza e ordem para a sua mente. Dedicar alguns minutos diários para organizar e limpar a sua casa e o seu espaço de trabalho é muito benéfico para relaxar a mente.

flor

Enquanto você arruma e limpa, não se esqueça de eliminar tudo o que não for imprescindível, especialmente aquilo que trouxer lembranças ruins ou gerar pensamentos que sobrecarreguem a sua mente. Não se esqueça de que quanto mais simples for o seu entorno, menor é a chance de que o seu ambiente se torne caótico.

Aceite e deixe ir embora

O que se foi, se foi. Aceite e deixe ir embora. Não importa de quem foi a culpa ou o que poderia ter acontecido em outras circunstâncias. Você precisa deixar que esses sentimentos se afastem. Para relaxar a sua mente, você precisa banir todos esses pensamentos negativos e lembranças desagradáveis que o perturbam.

Concentre-se no presente, nas oportunidades que você tem agora. Encare o futuro livre de culpa e de rancor.

Resolva os seus problemas agora

Se você tem um problema, resolva-o. Não deixe que seja o tempo a decidir por você ou quem irá ditar a sua sentença. Solucionar um problema nos liberta do estresse e permite deixar ir embora o que nos faz mal. Você precisa encarar os seus problemas, inclusive quando a solução não for muito agradável ou for difícil de aceitar.

Quanto mais tempo passar, mais difícil será tomar decisões ou aceitar as consequências.

Recomendados para você