Frases contra a violência com lindas mensagens - A Mente é Maravilhosa

10 frases contra a violência com lindas mensagens

Abril 29, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Frases contra a violência com lindas mensagens

Diante dos tempos atuais é sempre bom ter à mão uma seleção de frases contra a violência. É um fenômeno tão presente hoje em dia, e tão nocivo, que vale a pena que nós recordemos e lembremos também outros dos graves danos que podem ser causados. A violência existe desde o começo da história. Pode ser que o mundo nunca tenha vivido um dia de paz absoluta desde que o mesmo foi povoado pela espécie humana como a conhecemos.

O pior de tudo é que apesar de haver muitas frases contra a violência, há muitas outras que a promovem. A pessoa violenta inventa qualquer pretexto para justificar o que faz. A maioria das pessoas que fazem uso da violência, aliás, acreditam piamente ter várias razões que dão respaldo ao seu comportamento. Pensam que na situação que estão enfrentando a maioria das pessoas agiria da mesma forma, ou que é o lógico a se fazer como consequência das circunstâncias que se apresentam.

Todas essas frases contra a violência a seguir não são uma simples seleção para entretenimento. A ideia é que elas nos ajudem a refletir sobre nossa própria forma de agir. Nós promovemos a paz em nosso dia a dia? Ou fomentamos a violência, seja de maneira consciente ou inconsciente?

“A educação é a vacina contra a violência.”
-Edward James Olmos-

Frases contra a violência para refletir

Uma das mais famosas frases contra a violência foi escrita pelo maravilhoso Isaac Asimov. Ele disse: “A violência é o último recurso do incompetente”. Esta afirmação tem um contundência inegável. Revela a nós que por trás da violência há apenas limitações.

Paz contra a violência

Antonio Fraguas Forges, por sua vez, diz algo similar, mas com um significado mais específico. Ele diz: “A violência mostra um medo das ideias dos outros e a pouca fé nas próprias ideias”. Ele concorda com o que afirma Asimov, mas agrega mais um elemento importante: o medo. A violência é uma manifestação de rejeição ao outro, mas diante de uma insegurança em si mesmo.

Mas nem sempre a fonte direta da violência é o medo ou a limitação pessoal. Muitas vezes ela vem do ressentimento e da frustração. Essa ideia é encontrada em uma das melhores frases contra a violência de Marshall Rosenberg. Ele diz: “Toda violência é o resultado de pessoas se enganando para acreditarem que sua dor está sendo provocada por outras pessoas, e por isso pensam que estas merecem ser castigadas”.

Por outro lado, Peter Kreeft alega: “A violência é o junk food do espírito, e o tédio é a anorexia espiritual”. Ao mencionar o junk food, o que ele quer dizer é que gera uma satisfação mas que, no fundo, está causando muito mais mal do que bem.

Sobre os efeitos da violência

Um dos aspectos mais preocupantes da violência é que ela gera uma cadeia de consequência imprevisíveis e negativas. Essa negatividade é ainda maior para quem é violento. Isso fica muito claro nessa frase de Renny Yagosesky: “A violência é um animal incontrolável, que costuma acabar atacando seu próprio dono”.

Martin Luther King Jr.

Um dos grandes pacifistas da história foi Martin Luther King, e uma das suas grandes frases contra a violência é essa: “A violência cria mais problemas sociais do que pode resolver”. Ele se refere justamente a essa nefasta cadeia de consequências que aparecem depois de um ato violento. A essas demonstrações de raiva e de ressentimento que nunca têm fim.

No mesmo sentido, Gandhi declara: “A vitória obtida por meio da violência é equivalente a uma derrota, porque é apenas momentânea”. A história prova a verdade contida nessa frase. Muitas vezes uma pessoa ou grupo se impõe violentamente sobre outro e consegue obter o que quer. Com o passar do tempo, no entanto, o que acontece geralmente é que o grupo também acaba sendo vítima da violência.

Algumas manifestações violentas a serem erradicadas

Uma das violências mais preocupantes é a que acontece no interior das famílias. Ela afeta profundamente todos seus membros, já que cria uma sensação constante de ameaça dentro do próprio lar. Suas consequências são devastadoras. A respeito disso, Luis Rojas Marcos declara: “Essa ânsia irracional de dominação, de controle e de poder sobre a outra pessoa é a principal força que alimenta a violência doméstica nos casais”.

Outra das formas que a violência assume na vida cotidiana é a que algumas pessoas exercem contra os animais. Ainda são muitos os que não compreendem que toda forma de vida merece respeito, principalmente os seres mais vulneráveis. Essa é uma das frases contra a violência animal que sempre deveríamos ter em mente, de Celso: “É preciso rejeitar a ideia de que o mundo foi feito para o homem: ele não foi feito para o homem mais do que foi para o leão, para a águia ou para o golfinho”.

Pomba da paz voando

Finalmente, não podemos nos esquecer de que uma coisa é violência e outra muito diferente é o combate firme às injustiças e a atos inaceitáveis. Nesse sentido, Alie Wiesel diz: “Perante as atrocidades temos que tomar partido. O silêncio estimula o lado dominante”.  A referência aqui é ao fato de que a “não-violência” não é a passividade, e sim uma renúncia a utilizar a agressão como meio para qualquer objetivo. Esta é a pedra angular de todos os pacifistas que trazem um pouco de luz sobre esse tema.

Recomendados para você