10 lições de liderança que aprendi com a minha mãe

10 lições de liderança que aprendi com a minha mãe

30, julho 2015 em Psicologia 0 Compartilhados
liderança

As mães estão entre as pessoas mais influentes de nossas vidas e é com elas que aprendemos inúmeras coisas. E são as coisas mais simples e cotidianas as que mais aprendemos. São elas que nos marcarão, futuramente, sem importar se somos homens ou mulheres.

Gostaria de compartilhar quais são essas lições de liderança que aprendi com a minha mãe, e lhe convidar a refletir sobre elas. Tenho certeza de que você também aprendeu alguma coisa parecida.

#1 – Pense no que você fez

Não foram poucas as vezes tive que ficar no meu quarto por alguma coisa que eu tinha feito. Eu via isso como um castigo, mas o fato de a minha mãe me obrigar a ficar sozinha me forçava, querendo ou não, a pensar no que eu tinha feito e a entender as coisas.

Hoje, quando vejo que fiz algo errado ou que estou a ponto de fazer algo que eu não devo, retiro-me para pensar sobre isso, em silêncio, com a diferença de que agora eu prefiro sair para um passeio em um lugar tranquilo.

#2 – Seja digno de respeito

Pelo menos uma vez a sua mãe lhe disse algo como “Mas com quem você acha que está falando?”. Ser digno de respeito é fundamental para todos aqueles que pretendem ser bons líderes. 

#3 – Trate as pessoas como quer ser tratado

Essa é uma dessas lições básicas da vida que aprendemos com nossas mães. E não somente na relação com elas, mas também com nossos irmãos ou famílias. Além disso, elas não costumam só falar, mas também ser o exemplo claro das suas palavras.

#4 – Respeite os mais velhos

Quando somos jovens, pensamos que vamos engolir o mundo e que sabemos mais do que todo mundo. Mas há coisas que só podem ser aprendidas com o tempo, que não estão nos livros, nem são descobertas fazendo experiências, que doem mais do que uma nota ruim ou a perda de um jogo.

Os mais velhos podem nos oferecer orientação, apoio, experiência… e respeitá-los nos ajuda a criar cultura, a firmar as bases desse respeito que, um dia, demandaremos dos demais.

Ceder o assento no ônibus, ceder o interior da calçada, ajudar uma pessoa que está fisicamente limitada, supõe muito mais do que um gesto físico. Como líder, você deve saber respeitar os que, antes de você, estiveram em seu lugar, para dar exemplo e para aprender com eles.

mais-velhos

#5 – Cuide de seus modos

Aprender a cuidar dos modos é algo que se faz em casa. Como líder, devemos criar uma cultura e uma forma de fazer as coisas, assim como nossas mães fazem. Elas nos ajudam a marcar os limites entre o que é tolerável e o que não é, assim como você deverá fazer com aquilo que lhe corresponda.

#6 – Cuidado com as companhias

“Diga com quem andas, que lhe direi quem és”, diz o ditado. Mas, quando somos crianças, não nos damos conta. Quando adolescentes, nos rebelamos diante dessa ideia. Contudo, as pessoas das quais nos cercamos dizem muito sobre nós e nos influenciam mais do que gostaríamos.

Selecionar bem as companhias e ser uma companhia que agregue valor aos outros é uma grande lição que poderá aprender com a sua mãe.

#7 – Não julgue pelas aparências

Essa lição é uma das mais úteis que poderá aprender na vida, e poderá aprendê-la com a sua mãe. Aprender a olhar o interior, a valorizar o que realmente importa, é uma habilidade que todo bom líder deve dominar.

#8 – Termine as tarefas antes de ir brincar

A primeira coisa é a primeira. Essa lição de organização e produtividade é fundamental para todo aquele que quiser ser um bom líder, porque implica a capacidade de estabelecer prioridades, algo fundamental na liderança eficaz.

#9 – Resolva os problemas sem violência

Se você tem irmãos, com certeza sabe do que estou falando. Quantas vezes os irmãos tentam resolver as coisas brigando e quantas vezes as mães lhes pedem que, por favor, não briguem, nem se batam?

Gerenciar as emoções e aprender a gerenciar conflitos são duas das lições mais importantes que você pode aprender com a sua mãe. Lições que precisam ser bem aprendidas para exercer uma liderança eficaz.

mãe

#10 – Enfrente a vida com perspectiva

Quando você é um adolescente, qualquer contratempo parece o fim do mundo. Ter alguém que o ajude a assumir, enfrentar o futuro e enfrentar a vida com perspectiva é fundamental.

Dessa forma, aprenderá que, por mais duro que seja o golpe, no fim tudo passa. E a pessoa com quem geralmente aprendemos isso é aquela que sofre com você a sua dor e lhe acompanha para superá-lo. Essa pessoa, geralmente, é a sua mãe. Como líder, é preciso ter isso bem presente e é preciso transmiti-lo aos demais.

Recomendados para você