11 Atentados contra a sua felicidade - A Mente é Maravilhosa

11 Atentados contra a felicidade

julho 19, 2015 em Psicologia 8 Compartilhados
felicidade

Às vezes, estamos tão focados em buscar a nossa felicidade que não percebemos as atitudes e ações que nos distanciam dela. Descubra 11 coisas que podem nos levar à infelicidade e como evitá-las.

1. Deixe para trás a sua necessidade de ter razão

Ter razão pode ser muito gratificante, mas em alguns casos ou circunstâncias é preferível manter a amabilidade em vez de brigar por todos os cantos só para ter razão. É melhor evitar essa luta em assuntos irrelevantes ou onde o ego tenha forte presença.

2. Esqueça de querer controlar tudo

Os momentos mais felizes costumam acontecer quando deixamos que as coisas fluam e estamos dispostos a viver sem pressões.

3. Não culpe os outros

Culpar os outros não lhe fará feliz. A única coisa que conseguirá será se amargurar com a vida e desgastar os seus relacionamentos. Se você acredita que algo lhe afetou, aprenda com isso e tome as rédeas da sua vida. Quando você culpa os demais, também lhes dá poder sobre você e sobre a sua felicidade.

4. Renuncie ao diálogo de perdedor interno

Dizem que somos nossos piores inimigos e essa frase é totalmente correta. Quando nos permitimos um diálogo negativo interno, criamos uma imagem que, mais tarde, projetamos.

5. Combata as suas crenças limitantes

Algumas crenças com as quais crescemos nos afastam da felicidade porque não nos permitem ver a riqueza que nos rodeia. Ideias como o racismo ou a discriminação são alguns exemplos, ainda que existam também situações menos drásticas.

6. Pare de sentir pena de si mesmo

A felicidade não é possível com a autocompaixão porque a primeira requer um amor próprio elevado, enquanto a segunda faz com que tenhamos a crença de que somos fracos ou incapazes de conseguir as coisas.

7. Não se dê o luxo da crítica

Criticar é muito fácil, mas nos faz perder tempo, desgasta nossas relações com os demais e, no fim, não nos deixa nenhuma satisfação duradoura que nos conduza à felicidade.

8. Esqueça a sua necessidade de impressionar os demais

Costumamos pensar que, ao impressionarmos os demais, nos sentiremos mais seguros e mais felizes. Isso não é verdade. Se nos concentrarmos em impressionar os demais, a única coisa que conseguiremos será entrar em um círculo vicioso do qual será difícil sair.

9. Vença a sua resistência à mudança

Todas as mudanças são boas e uma forma de encontrar a felicidade. Não importa a mudança que seja, sempre teremos a possibilidade de encontrar algo novo que nos dê alegria.

10. Derrote os seus medos

Derrotar os nossos medos nos fará felizes pois veremos que somos capazes de dar um passo além do que acreditávamos.

11. Viva a sua vida com base nas suas expectativas

Viver a vida para agradar os outros nos fará infelizes e, provavelmente, não aproveitaremos tanto quanto gostaríamos. Para ser realmente feliz, é importante aprender a diferença entre o que você quer e as expectativas externas, e então fazer aquilo que lhe motiva.

Imagem cortesia de ra2studio

Recomendados para você