Frases de amor próprio para começar a amar a si mesmo

12 frases de amor próprio para começar a amar a si mesmo

março 31, 2018 em Emoções 244 Compartilhados
Frases de amor próprio para começar a amar a si mesmo

Gostar de nós mesmos é um hábito maravilhoso, que em muitas ocasiões é deixado de lado por coisas menos importantes. Valorizar e amar a nós mesmos é a coluna vertebral da nossa felicidade. É o pilar que nos sustenta e cuida, nos protege e, é claro, dá um empurrão para crescermos mais e mais. Por isso trazemos hoje uma coletânea na forma de 12 frases de amor próprio para começar a amar a si mesmo.

O amor próprio é uma bússola que indica o norte, ilumina os lugares escuros e se transforma em farol nas noites difíceis, em que a direção a tomar parece confusa ou incerta. Sem ele ou com a falta dele, estamos mais vulneráveis a todo tipo de manipulação, ficando a mercê de interesses e desejos alheios. Porque ao nos desvalorizarmos, dificilmente teremos a força necessária para impor limites e, quando necessário, impor respeito. Desse modo, acabaremos sendo espectadores e passivos diante de um fenômeno muito triste, o de tomar consciência, pouco a pouco, de que nos tornamos invisíveis.

Entretanto, nunca é tarde demais para perceber que merecemos, e ao mesmo tempo precisamos, de um lugar de honra em nossa lista de prioridades. Sempre é hora de olhar-se no espelho com sinceridade, para reconhecermos a nós mesmos no reflexo e tornar visível aquilo que fingimos não estar ali. Estas 12 frases de amor próprio podem ajudar neste processo tão difícil, mas tão bonito e fascinante, que é amar a si mesmo.

Frases de amor próprio para nos inspirar

A aceitação é o primeiro degrau

“O amor próprio não tem muita relação com como você enxerga sua aparência. É sobre aceitar tudo a respeito de si mesmo”.
-Tyra Banks-

Sem dúvidas, esta é uma das frases de amor próprio mais importantes se buscamos começar a amar a nós mesmos. Sem aceitação não há lugar para o amor próprio, que morrerá asfixiado. Não adianta colocar uma fantasia, uma máscara para mostrar-se ao mundo e fazer os outros acreditarem que somos de outra forma. Chegará o momento em que nos encontraremos com nós mesmos e perceberemos que cometemos uma traição.

Para gostar de si mesmo é necessário aceitar a si mesmo. E para aceitar a si mesmo é necessário descobrir a si mesmo. Aceitar nossas profundezas e tratá-las com carinho.

Amar a si mesmo

O tempo para si mesmo

“Enquanto você não valorizar a si mesmo, você não valorizará o seu tempo. Enquanto você não valorizar o seu tempo, você não fará nada com ele”.
-M.  Scott Peck-

Somente quando nos valorizamos percebemos que nosso tempo vale ouro e procuramos definir melhor com quem, com o quê, e como o empregamos. Também reservamos uma parte dele para estarmos a sós com nós mesmos. Porque quando amamos a nós mesmos o tempo deixa de ser um conceito abstrato e se transforma no nosso maior aliado.

A importância de sermos nós mesmos

“Um dos maiores arrependimentos na vida é ser o que os outros querem que você seja, em vez de ser você mesmo”.
-Shannon L.  Alder-

Esta é uma das frases de amor próprio que devemos ter em mente todos os dias. Às vezes ficamos confusos entre o que os outros esperam de nós e o que realmente queremos. Quase sem querer saímos de nosso caminho para corresponder às expectativas alheias, deixando nossos desejos de lado. Para prevenir esse tipo de comportamento é necessário perguntar a si mesmo: estou fazendo o que realmente quero ou o que os outros querem? Minhas ações fazem com que os outros se sintam bem ou com que eu me sinta bem?

“Levei muito tempo para não julgar a mim mesma através dos olhos dos outros”.
-Sally Field-

Outra frase de amor próprio relacionada com a influência exercida pelas pessoas ao redor. Não somos o reflexo dos pensamentos e palavras de outras pessoas. Não podemos viver através de seus olhos. De fato, elas não nos conhecem a fundo, mas têm uma imagem de nós que é fruto de uma mistura do que nós lhes mostramos e do que elas acreditam ser verdadeiro.

Mulher colocando a mão em feixe de luz

O valor de se presentear

“Plante seu próprio jardim e enfeite sua própria alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores”.
-Verônica A. Shoffstall-

Não devemos esperar que alguém nos valorize, que diga qual é o nosso valor e nos faça acreditar nisso. Todos os dias são ideais para nos presentearmos com palavras bonitas e passar tempo com nós mesmos. Tratar-nos bem deve ser a nossa prioridade.

A influência das palavras

“A pessoa mais influenciável com a qual você falará todos os dias é você. Tenha cuidado, então, com o que você diz para si mesmo”.
-Zig Ziglar-

Outra frase de amor próprio fundamental para o nosso dia a dia. O modo como falamos com nós mesmos influencia a maneira como nos sentimos. Não é a mesma coisa apoiar a si mesmo, dizer palavras motivacionais ou de reconhecimento e fazer uma autocrítica exagerada sobre os erros que cometemos. Por isso devemos cuidar de nossas palavras. Sim, inclusive e principalmente todas as coisas que dizemos a nós mesmos quando estamos sozinhos…

Libertar-se dos medos

“Você será tão incrível quanto se permitir ser”.
-Elizabeth Alraune-

Nosso medo é o responsável por impor nossos limites. Se os compreendermos e confrontarmos, seremos mais capazes de dar um passo além, de atravessar a linha divisória entre aquilo que acreditamos ser e o que podemos ser. De fato, não há nada melhor que perceber que estamos fazendo aquilo que nunca cogitamos fazer. O quanto estamos limitando a nós mesmos neste momento?

Onda quebrando em píer

“As pessoas bem-sucedidas têm medo, as pessoas bem-sucedidas têm dúvidas, as pessoas bem-sucedidas têm preocupações. Mas elas simplesmente não deixam que esses sentimentos as detenham”.
-T.  Harv Eker-

Ter amor próprio não significa não ter preocupações, dúvidas ou medo, mas continuar apesar de tudo isso. Amar a si mesmo protege, mas não isola dentro de uma bolha. Oferece segurança e força, ajuda a lutar pelo que queremos apesar das dificuldades.

O poder das nossas decisões

“São as nossas decisões, muito mais do que nossas habilidades, as que determinam o que podemos ser”.
-J.  K.  Rowling-

Podemos ter muita habilidade em um determinado âmbito, mas se não nos valorizarmos não poderemos aproveitar todo o nosso potencial. Nesse sentido, se nos valorizarmos, se nos alimentarmos de amor próprio, teremos a capacidade necessária para percorrer o caminho que desejamos.

Gostar de nós mesmos oferece o necessário para nos expressarmos e lutarmos pelos nossos sonhos, graças a nossas decisões.

O amor próprio é um estado de espírito

“O verdadeiro amor próprio não precisa ser divulgado e mostrado em público. É um estado de espírito, uma força, uma felicidade: a segurança”.
-Brian Weiss-

Esta é uma das frases de amor próprio que tem mais sabedoria. O carinho não acaricia somente com as palavras. Não é necessário gritar que você valoriza a si mesmo. O amor próprio é muito mais profundo, como disse o psiquiatra Brian Weiss, é um estado, uma força que vem do nosso interior.

O amor próprio é um estado de espírito

Por último, deixamos algumas belas palavras de Nelson Mandela que têm a ver com esse complexo, porém maravilhoso, processo: o de amar a si mesmo.

“Nosso maior medo não é sermos inadequados. Nosso maior medo é não saber que nós somos poderosos, além do que podemos imaginar. É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: quem sou eu para ser brilhante, maravilhoso, talentoso e fabuloso? Na realidade, quem é você para não ser? Você é filho do Universo. Sentir-se pequeno não fará diferença no mundo. Não há nada iluminador em retrair-se para que outras pessoas não se sintam inseguras. Nascemos para manifestar a glória do universo que está dentro de nós. Não dentro de alguns, somente: ela está dentro de todos e cada um. E quando deixarmos que nossa luz brilhe estaremos permitindo, inconscientemente, que outras pessoas façam o mesmo. E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, liberta os outros”.
Compartilhar
Recomendados para você