20 curiosidades psicológicas surpreendentes

20 curiosidades psicológicas surpreendentes

julho 11, 2016 em Curiosidades 1 Compartilhados
20 curiosidades psicológicas surpreendentes

Você conhecia estas curiosidades?

1. Nosso lado esquerdo do rosto é mais expressivo que o direito.

2. Nosso hemisfério cerebral direito está mais relacionado com o processamento emocional e o esquerdo com a linguagem.

3. Quando uma pessoa completa 60 anos podemos dizer que ela passou aproximadamente 20 anos dormindo.

4. A natureza produz mulheres por padrão, ou seja, automaticamente. Quando entram em jogo os hormônios masculinos é que o feto desenvolve características masculinas.

5. Existe um gene (o gene clock) que é diferente em pessoas que acordam cedo e em pessoas noturnas. Assim que, não é uma questão de mania, mas parece que temos diferentes predisposições genéticas para sermos mais ativos de noite ou pela manhã.

mulher-olhando-relogios

6. Os feromônios influenciam nossa sexualidade. São observados diferentes efeitos nos mamíferos:

– Efeito Lee Boot: consiste na diminuição ou desaparecimento ocasional do ciclo estral (o ciclo menstrual nos animais) quando as fêmeas vivem juntas.

– Efeito Whitten: os ciclos menstruais das mulheres se sincronizam devido a proximidade entre si durante um tempo prolongado. Ou seja, se você vive com alguma mulher ou passa muito tempo com alguma é provável que as suas ovulações ocorram quase simultaneamente.

– Efeito Vanderberg: a puberdade ou adolescência ocorre mais cedo quando as fêmeas vivem com machos.

7. Existe uma doença conhecida como insônia familiar fatal. É hereditária e, de repente, as pessoas acometidas pela doença não conseguem dormir. Elas morrem entre 7-24 meses depois do início do transtorno.

8. Não aprendemos enquanto estamos dormindo. Nem sequer de maneira inconsciente, ao contrário do que se acredita. O sono serve apenas para a recuperação do corpo.

mulher-dormindo

9. Todos nós já sofremos alucinações em algum momento ou somos suscetíveis a isso. Por exemplo, em condições de privação sensorial (como quando vamos dirigindo por um estrada monótona, estamos no meio de um intenso silêncio e parece que escutamos uma voz). Além disso, pode acontecer que ao acordar parece que ouvimos um som que não existe (alucinações hipnopômpicas) ou que algo aconteceu justamente no momento em que adormecemos (alucinações hipnagógicas).

10. Ver rostos ou formas entre as nuvens ou fogo tem um nome: pareidolia. Esse fenômeno corresponde a tendência do ser humano a organizar as coisas que vê em estímulos que façam sentido. Na verdade, existe uma teoria que afirma que o ser humano adquiriu essa habilidade para poder distinguir rostos entre as folhas e se defender de seus predadores.

11. A demência infantil existe e está associada a transtornos mentais como a esquizofrenia infantil ou outras doenças orgânicas degenerativas. Elas começam numa idade muito precoce, se tornando uma barreira para o correto desenvolvimento dessas crianças, provavelmente uma perda irrecuperável e um duro golpe para a criança e todos a sua volta.

mulher-mar-peixes

12. Freud não é o pai da psicologia. Freud era um psiquiatra e é o fundador da psicanálise. É o alemão Wilhem Wundt que é reconhecido como o pai da psicologia moderna.

13. Freud era viciado em cocaína e a receitava a todos os seus familiares, amigos e pacientes.

14. Transtornos como a esquizofrenia ocorrem com menor frequência em pessoas que vivem no campo do que em pessoas que vivem nas cidades. Parece que o estresse tem a ver com isso…

15. A depressão afeta mais as mulheres. Pode ser porque socialmente se permite uma maior expressividade emocional das mulheres, porque existe algum tipo de associação genética nos cromossomos femininos para esse tipo de doença ou porque outros problemas como o alcoolismo e os vícios mascaram a depressão nos homens (parece que em populações onde o consumo de álcool não é permitido, como os Amish, a tendência é que os níveis de depressão entre homens e mulheres sejam iguais).

mulher-cabelo-longo

16. A estação do ano mais depressiva é o inverno, acredita-se que seja devido à menor exposição à luz solar.

17. No entanto, o verão é a época em que se produzem mais estados maníacos. Esse ponto e o anterior parecem ser menos evidentes dependendo da latitude em que as pessoas se encontram; dessa maneira, as pessoas que estão mais próximas da linha do equador sofrem menos esse tipo de problema.

18. É possível que quando dormimos ocorram micro-despertares nos quais mudamos a nossa postura.

19. O peso de um cérebro adulto geralmente varia entre 1200-1400 gramas.

20. A partir dos 30 anos nosso cérebro começa a perder massa gradualmente. Isso pode explicar, em parte, a razão porque perdemos memória com o passar dos anos.

Você conhece mais algumas curiosidades? Escreva um comentário e compartilhe com a gente!

Imagem cortesia de Valentina Photos.

Recomendados para você