Falar sozinho: conheça três benefícios deste hábito

3 benefícios de falar sozinho

novembro 8, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Os benefícios de falar sozinho

Falar sozinho pode levar as pessoas que estão a sua volta a te olharem de uma maneira estranha. Muitos pensarão que você está louco. Apesar disso, alguma vez você se surpreendeu falando sozinho? Talvez já tenha adotado isso como um hábito ou como uma parte do seu ser.

Muitas pessoas falam sozinhas porque, dessa maneira, são capazes de espairecer sua mente. Outras, se estão estudando, usam essa tática para memorizar e relacionar conceitos que antes pareciam não ter nexo algum. Em muita ocasiões também falamos em voz alta para combater a solidão.

Seja qual for o motivo pelo qual você fala sozinho, não se envergonhe. Como você pode ver, os motivos podem ser variados e podem ajudar em determinadas situações. Ainda não considera que falar sozinho é algo positivo? Então confira a seguir os 3 benefícios que este hábito pode trazer.

1 – Falar sozinho traz tranquilidade

Você talvez tenha se surpreendido falando sozinho quando se encontrava sob pressão. Em uma situação estressante ou de muita pressão, falar sozinho pode ajudar a administrar o estresse, a espairecer sua mente, a se organizar melhor e a ver as coisas de uma maneira mais clara.

Imaginemos que, de repente, surgiu um trabalho de última hora e você já tinha o seu dia organizado. Você tem que arrumar tudo outra vez para poder atender a todas as suas tarefas. Ainda que queira evitar, começará a notar a ansiedade e o estresse que esses trabalhos urgentes de última hora provocam. Falar sozinho pode ajudá-lo a esclarecer suas ideias e a reorganizar tudo com eficiência.

arvore-janela

Alguma vez você já teve que preparar um discurso? Os nervos se encontram à flor da pele, ainda que depois a própria situação o deixe tranquilo. Mas, naquela hora, enquanto você preparava o seu discurso, com certeza você fez perguntas a si mesmo como “por que estou tão nervoso?”. Isso o ajuda a se acalmar e a relaxar.

Falar sozinho também ajuda quando seus nervos afloram, porque você se encontra sozinho e isso o incomoda. Existem muitas pessoas que não sabem estar sozinhas ou que se sentem afogadas por essa sensação. Falar em voz alta pode ajudar essas pessoas a se sentirem acompanhadas.

2 – Falar sozinho faz com que você seja mais eficiente

Como bem dissemos antes, diante de uma situação de pressão, falar sozinho faz com que você seja mais ativo e eficiente. Para dar uma base científica a essa afirmação, um estudo realizado por psicólogos investigou esse assunto para confirmar o que já se supunha.

Os psicólogos da Universidade de Wisconsin, Gary Lupyan, e da Universidade da Pensilvânia, Daniel Swingley, estudaram o comportamento de um grupo de pessoas voluntárias durante a realização de uma tarefa. Os que a realizavam silenciosamente demoravam mais para encontrar o que era pedido em comparação com os que falavam alto. Um diferença notável.

menina-pulando-mao-quadro

Dessa forma, confirmou-se que falar sozinho nos permite esclarecer as ideias e encontrar opções mais rapidamente. Isso pode nos ajudar se nos sentimos bloqueados diante de um projeto ou se nos sentimos perdidos e não sabemos por onde começar.

O mais curioso é que parece que nossa capacidade de comunicação não está apenas orientada em relação os outros, mas também em relação a nós mesmos. Poder falar consigo permite resolver certas situações em que, de outra maneira, demoraríamos mais para encontrar uma solução.

3 – Falar sozinho pode motivá-lo

Você acredita que falar sozinho lhe permite ser mais eficiente e ter as ideais mais claras? Falar sozinho também tem outro grande benefício que nos incentiva a levar nossos sonhos e ideais em frente para torná-los realidade. Falar sozinho nos motiva e serve como propulsor para o sucesso.

Quando você está falando consigo mesmo em voz alta para resolver um problema, você não consegue evitar a emissão de palavras de encorajamento. Sem dar-se conta, você estará se animando para seguir em frente e levar de um bom modo tudo o que está fazendo.

Por isso, é muito bom falar se você está se preparando para uma prova ou se simplesmente está passando por uma situação difícil. Por um lado você memorizará melhor os conceitos, mas por outro conseguirá esclarecer a mente e ver a solução para o seu problema. Se você fica em silêncio, talvez se sentirá triste e um pouco frustrado.

Se você se encontra dentro do grupo de pessoas que falam sozinhas, parabéns! É certo que com a prática você saberá tirar todo o proveito dessa habilidade. Por isso, quando você vir alguém pela rua falando sozinho, não diga que ele(a) é louco(a). Talvez esteja espairecendo, tentando encontrar uma ideia ou uma saída para um grande problema.

mulher-sozinha

Seja como for, descobrimos que nossa capacidade de falar sozinho não é orientada em relação aos outros, mas sim que nós mesmos podemos utilizá-la a nosso favor. Depois de repetir tantas vezes o quão importante é confiar em si mesmo, amar a si mesmo e estar consciente do que merecemos, já não é o momento de começarmos também a falar com nós mesmos?

Recomendados para você