4 passos para criar uma conexão com quem você ama

4 passos para criar uma conexão com quem você ama

outubro 7, 2016 em Psicologia 33 Compartilhados
4 passos para criar uma conexão com quem você ama

Toda relação começa com uma conexão. É dessa forma que se iniciam as amizades e cresce o amor. Saber como criar esta conexão nos ajuda a sermos melhores amigos, melhores amantes, melhores pais, melhores companheiros, melhores chefes. Saber se conectar permite criar um maior impacto na vida das pessoas e enriquece enormemente a nossa própria vida.

Esta conexão também nos permite crescer em nossas carreiras, porque nos ajuda a nos aproximarmos das pessoas, seja para fechar um acordo, para animar nossos companheiros de trabalho ou para nos comunicarmos com mais eficiência.

No princípio, conectar-nos com pessoas que são similares a nós é relativamente fácil. Quando temos interesses e personalidades em comum é bastante simples criar essa conexão. No entanto, conectar-nos com pessoas muito diferentes de nós pode ser muito difícil.

Nem sempre podemos aspirar nos relacionarmos com pessoas com as quais teremos uma fácil conexão. De fato, em muitas ocasiões nós não precisamos enfrentar as pessoas que parecem ser difíceis de se conectar, mas é fundamental fazer isso. Uma relação de sucesso com um companheiro de trabalho, um chefe, um cliente, um aluno, um vizinho, inclusive com nosso próprio parceiro, pode depender disso.

Como criar uma conexão com qualquer pessoa que você conhecer

Ser hábil estabelecendo conexões permitirá que você comece as relações com o pé direito, que você possa resolver problemas ou facilitar sua solução e avançar em sua vida pessoal e profissional com mais probabilidades de sucesso. A seguir veremos algumas formas eficazes de conseguir fazer isso.

Preste atenção

Algo tão básico como escutar o outro e dar atenção a ele pode ser a chave para se conectar com essa pessoa desde o primeiro momento e para manter essa conexão. Ao escutar o outro de forma ativa, você está enviando uma mensagem muito clara: eu me importo.

Mas quando você não escuta ou parece que não está escutando, a pessoa receberá uma mensagem contrária: não me importo, você não é suficientemente importante para que eu pare de fazer o que estou fazendo para lhe dar atenção.

Para que a escuta seja ativa, e pareça realmente ser, é bom que você busque e mantenha uma conexão visual com seu interlocutor. As pessoas que olham nos olhos são capazes de se conectar melhor com os demais, porque dessa forma manifestam interesse, respeito e segurança em si mesmas.

casal-sorrindo-criando-conexão

Além disso, é importante que você ignore qualquer elemento externo que ameace interromper a conversa. Por exemplo, em vez de atender o telefone ou checar as mensagens no seu celular ao receber notificações, silencie o aparelho. Se alguém está chamando por você, peça calmamente que a pessoa espere um momento.

Busque a retroalimentação e faça perguntas

Para melhorar sua capacidade de se conectar com os demais, é importante que você busque a retroalimentação. Uma maneira eficaz de fazer isso é através de perguntas. As perguntas concentradas em conhecer o outro são uma boa forma de manter a conversa, já que as pessoas adoram falar sobre si mesmas.

Quando você dá a oportunidade das pessoas falarem sobre elas mesmas e serem ativamente ouvidas, as oportunidades se abrem para elas. Elas podem compartilhar o melhor delas mesmas, mostrar como são e como querem que os demais as conheçam.

Mesmo que você não fale sobre você, ou fale só um pouco, a pessoa terá a sensação de ter mantido uma excelente conversa com você. Mesmo que ela não saiba nada sobre você, ela terá a sensação de ter muita coisa em comum.

Lembre seu nome

Todos nós conhecemos alguém que é muito ruim em lembrar os nomes das pessoas, mas essa não é uma boa forma de se conectar com os demais. Se você é assim, tente fazer todo o possível para se lembrar dos nomes das pessoas que você conhece. Lembrar o nome da pessoa com quem você está falando é um dos passos para fazer com que ela se sinta importante, criando uma conexão eficaz. 

Chamar as pessoas pelo seus nomes envia uma mensagem de interesse, de respeito e de confiança. Quando você chama alguém pelo seu nome, faz com que ela se sinta importante.  E quando nos sentimos importantes, nós nos mostramos mais abertos e receptivos.

amigas-conversando-criando-conexão

Não finja demonstrar que você sabe de tudo e preocupe-se com os outros

Ao falar com as pessoas, frequentemente queremos demonstrar que somos educados e que estamos bem informados. Pode ser difícil para algumas pessoas admitir que estão aprendendo algo novo pela primeira vez. Isso pode ser uma barreira para aceitar conselhos ou para melhorar as habilidades de quem está aprendendo. Muitas pessoas elas podem acabar considerando-o uma pessoa prepotente e carente de humildade.

Para conseguir uma conexão eficaz é recomendável ser consciente do próprio ego e controlar a forma de se comportar. É necessário estar disposto a aprender com os demais. Não tente demonstrar que você sabe tudo ao falar com os demais.

Em vez de se concentrar em demonstrar algo, foque em preocupar-se com o outro, adicionando valor às suas palavras, sendo atencioso e positivo, oferecendo apoio e oferecendo ajuda. Faça com que o outro saiba que você o aprecia, que se importa e se preocupa. Pequenos detalhes como lembrar-se de uma data ou perguntar por alguém importante para eles é uma forma muito eficaz de se conectar com os demais.

Recomendados para você