4 técnicas de ioga para dormir melhor

· setembro 9, 2018

As pessoas que têm insônia, mas também têm algumas técnicas de ioga para dormir melhor na manga, obtêm muitos benefícios desse pequeno truque. Por exemplo, elas conseguem descansar durante mais tempo e pegam no sono mais rápido ao se deitar, ou até quando acordam no meio da noite.

Se você também deseja saber como praticar a ioga para dormir melhor, a regra mais essencial é escutar sempre o seu corpo. Você não deve forçá-lo além da sua zona de conforto, nem fazer nenhum exercício que possa provocar dor.

Entidades como a Sociedade Européia de Cardiologia recomendam aos pacientes com dificuldades para dormir bem que pratiquem uma hora de ioga por dia. Pesquisas afirmam que a prática diária de ioga pode evitar o desenvolvimento de hipertensão. Além disso, também já foi demonstrado cientificamente que essa modalidade esportiva ajuda a diminuir o estresse.

É por todos esses motivos que, a seguir, você encontrará algumas das melhores posturas de ioga para combater a insônia.

4 técnicas de ioga para dormir melhor

A ioga provavelmente não vai solucionar todos os seus problemas de sono imediatamente. No entanto, se você praticar todos os dias antes de deitar, notará pouco a pouco como a qualidade do seu sono melhorará. Isso porque você vai ser capaz de alcançar estados mais relaxados e terá muito menos estresse. Isso permitirá que sua mente funcione com mais clareza e você possa descansar melhor na hora de ir para a cama.

A seguir, você poderá conhecer quatro das principais posturas de ioga para dormir melhor.

O herói ou Virasana

Ainda que, pelo seu nome, possa sugerir alguma outra coisa, recomendamos que você faça essa postura por vários minutos antes de ir para a cama. Ela é, entre essas opções de posturas, uma das que mais terão o poder de ajudá-lo a relaxar. Para praticá-la, a primeira coisa que você deve fazer é se sentar no chão do jeito japonês, com os joelhos flexionados e as pernas embaixo do corpo.
Mulher fazendo ioga em sua casa
A parte superior dos seus pés deve estar tocando o chão. Ao mesmo tempo, a coluna vertebral deve permanecer ereta, com os ombros e a cabeça alinhados sobre o quadril. Se isso produzir muita pressão sobre seus joelhos, coloque uma almofada entre seus pés e apoie o bumbum sobre ela.

A postura do herói é ideal para alcançar um estado de bem-estar completo. Ela irá ajudá-lo a se sentir fisicamente saudável e emocionalmente estável. Isso se deve ao fato de que se sentar nessa posição estimula pontos de pressão na parte superior dos pés, o que promove o relaxamento total do corpo.

O cadáver ou Savasana

Essa segunda postura irá ajudá-lo, especialmente, a focar a sua mente. Com ela, você poderá se reconectar com sua respiração, sintonizar-se com seu corpo e liberá-lo do estresse diário. Assim como no exercício anterior, recomendamos que você faça a postura do cadáver logo antes de ir dormir, já que isso vai ajudar muito no objetivo de descansar melhor.

Para fazer a postura, você deve deitar de costas, com os pés separados na largura do quadril, e relaxar os braços ao lado do corpo. A seguir, levante as palmas das mãos e feche os olhos. Enquanto você faz isso, faça algumas respirações, inspirando e expirando lentamente.

Depois de fazer isso durante vários segundos, você notará como o relaxamento terá invadido o seu corpo.

Giro espinhal ou Jathara Parivrtta

Se você tem problemas de estômago que também o mantêm acordado durante a noite, você pode praticar essa postura do giro espinhal. Esse exercício vai ajudar a aliviar o inchaço e os gases. Além disso, melhorará a sua circulação e aliviará a tensão do pescoço e das costas.

Para executar essa postura, você deve novamente deitar com as costas no chão. Enquanto você estica os braços, dobre os joelhos e traga-os para perto do peito. Depois, mova suas pernas para o lado direito do seu corpo, com o ombro esquerdo tocando o solo. A seguir, gire a cabeça para o seu lado esquerdo. Pressione seus joelhos para baixo com a mão direita para aprofundar o alongamento.

Mantenha essa posição enquanto conta 6 respirações completas. Inspire e expire suavemente. Por último, você deve repetir a mesma sequência para o outro lado do seu corpo para completar o exercício.

Mulher fazendo ioga

Pernas na parede ou Viparita Karani

Depois que você chegar em casa, após um dia inteiro no trabalho, principalmente se você costuma trabalhar sentado, seus pés e tornozelos podem ficar inchados e acumular todo o seu cansaço. Essa posição será muito útil para isso, já que ela ajuda a regular o fluxo sanguíneo.

Para executá-la, coloque um colchonete ou uma esteira de ioga no chão, perto de um espaço vazio diante de alguma parede. Coloque suas costas sobre o colchonete ao mesmo tempo em que eleva suas pernas e as deixa apoiadas na parede. Estique os braços ao longo do seu corpo e respire profundamente. Você pode ficar nessa posição o tempo que precisar.

A ioga é considerada um dos melhores tratamentos para a insônia, porque ajuda a relaxar o corpo e a mente. Se você praticar essas posturas antes de dormir com regularidade, terá muito mais chance de ter um descanso profundo e restaurador todas as noites.