5 ações para crescer profissionalmente

abril 10, 2019
Para crescer profissionalmente é necessário realizar algumas tarefas, com o objetivo de detectar o que pode estar funcionando mal e buscar maneiras de resolver o problema.

Todos nós queremos crescer profissionalmente, mas nem sempre sabemos qual é a melhor maneira de fazer isso. O crescimento nessa área não implica necessariamente uma promoção para um cargo melhor, embora evoluir, mais cedo ou mais tarde, conduza a isso.

Crescer profissionalmente tem a ver especialmente com se sentir melhor sobre o seu trabalho e encontrar maneiras de torná-lo mais eficiente e eficaz. Além disso, por que não, mais atraente. Dedicamos boa parte de nossas vidas a ele, por isso é importante que nos sintamos confortáveis.

“O trabalho mais produtivo é aquele que sai das mãos de um homem feliz”.
-Victor Pauchet-

Há muitas ações que podem ser implementadas para crescer profissionalmente. A seguir, vamos falar sobre cinco delas. São tarefas concretas que devemos considerar se sentirmos que chegou o momento de dar um passo à frente. Vamos nos aprofundar.

Passos importantes para crescer profissionalmente

1. Autoavaliação

A autoavaliação é um elemento fundamental para saber onde você está e para onde deve ir na área de trabalho. Dedique pelo menos um dia por ano a realizar essa tarefa. Não há regras ou esquemas fixos para fazê-la, mas é importante que gire em torno dos prós e contras que você percebe em seu desempenho.

É aconselhável que você examine seu nível de motivação com seu trabalho e quais são os fatores que o afetam. Além disso, que descubra quais são seus calcanhares de Aquiles e onde estão seus pontos fortes. Particularmente, trata-se de identificar o que causa mais dificuldades e como você poderia contornar isso.

Ações para crescer profissionalmente

2. Melhorar a formação

A rotina e a falta de tempo fazem com que às vezes nos esqueçamos de expandir, atualizar ou aprofundar nossa formação. Este é um erro grave, especialmente no mundo atual. Você ficaria surpreso com a rapidez com a qual muitos conhecimentos se tornam obsoletos.

Da mesma forma, a formação expande seus horizontes, gera novas oportunidades e, eventualmente, facilita o seu trabalho. Para crescer profissionalmente, é essencial que, pelo menos uma vez por ano, façamos um curso ou um programa de treinamento.

3. Reengenharia de processos

A palavra “reengenharia” é muito sofisticada e, a rigor, só pode ser utilizada por um especialista. No entanto, mantendo as devidas proporções, também podemos fazer um exercício deste estilo com o nosso trabalho. Basicamente, consiste em identificar os processos que realizamos para desempenhar uma tarefa e avaliar se eles podem ser simplificados ou tornados mais eficientes de alguma forma.

Às vezes, isso exige um pouco de investigação. Quais truques ou métodos são usados ​​por colegas que desempenham uma função semelhante à sua, para economizar tempo ou melhorar seu trabalho? Surgiram novos auxílios tecnológicos que, eventualmente, são aplicáveis ​​ao que você faz? Desta pesquisa e reflexão deveria sair alguma mudança em sua forma de trabalhar.

4. Enriquecer o ambiente de trabalho

É muito importante se sentir confortável com o ambiente de trabalho. Esse ambiente inclui tanto os elementos físicos que o cercam quanto todas as pessoas com as quais você se relaciona em seu trabalho. Diante do primeiro, vale a pena examinar se existe algum objeto ou elemento que o incomoda, ou que influencie negativamente a sua atividade. Você está confortável o suficiente? Remover ou colocar algo poderia ajudá-lo a melhorar?

Em relação às relações de trabalho, é muito importante fazer o que for necessário para enriquecê-las. Isso não significa que você deve transformar seus companheiros em seus melhores amigos, mas fortalecer os laços de solidariedade e camaradagem. Certamente, isso afetará a sua motivação.

5. Aumentar os contatos profissionais

Todos sabemos que atualmente existem muitos empregos “descartáveis”. Os contratos de trabalho de longo prazo são a exceção e, em vez disso, uma cultura de temporalidade nos empregos está sendo imposta. Portanto, você deve estar sempre ciente de que sua atividade pode durar pouco. Assim, é importante manter e fortalecer os contatos profissionais.

A maneira mais rápida de conseguir um novo emprego são os contatos pessoais e profissionais. Não se esqueça disso. Não quebre o vínculo com seus antigos colegas de faculdade ou de empregos anteriores. Além disso, mantenha-se informado sobre a dinâmica de oferta e demanda de vagas na sua área. Isso pode ser muito útil.

Grupo de trabalho no escritório

Crescer profissionalmente também é uma forma de crescer na vida pessoal. O trabalho, por mais humilde ou difícil que seja, é uma maneira de manter nossa autoestima e nossa dignidade. É importante valorizá-lo e procurar maneiras de melhorá-lo e transformá-lo em uma fonte de evolução.

  • Añorga Morales, J. (1999). La educación avanzada: Paradigma educativo alternativo para el mejoramiento profesional y humano de los recursos laborales y de la comunidad. La Habana.