5 atitudes que demonstram que você tem uma grande necessidade de aprovação

5 atitudes que demonstram que você tem uma grande necessidade de aprovação

junho 16, 2017 em Psicologia 1225 Compartilhados
5 atitudes que demonstram que você tem uma grande necessidade de aprovação

A necessidade de aprovação ocupa a posição número um na lista das crenças irracionais propostas pelo psicólogo cognitivo Albert Ellis. Muitas pessoas sofrem demais por causa dessa ideia equivocada: eu preciso da aprovação e aceitação das pessoas com as quais convivo para ser feliz.

Por que é uma ideia equivocada? Pela simples razão de que você nunca conseguirá agradar a todos, porque cada pessoa tem seus próprios valores, critérios e opiniões pessoais, e nem sempre são iguais aos seus. Não são melhores ou piores, apenas diferentes.

Por mais que nos esforcemos para satisfazer todo mundo, não alcançaremos o nosso objetivo. Além disso, deixaremos de ser pessoas autênticas, o que criará uma grande dose de ansiedade e até mesmo mais rejeição.
Compartilhar

Isso não é incompatível com o desejo de ser amado por algumas pessoas. Somos seres sociais e, portanto, todos nós gostamos de ser amados, que contem conosco para fazer planos, que nos elogiem ou que nos sintamos aceitos em um grupo social. No entanto, não podemos fazer disso uma necessidade absoluta. Dessa forma, nos tornamos escravos de algo que não podemos controlar diretamente: que todas as pessoas nos aprovem.

As pessoas acreditam que precisam do amor das outras pessoas para serem felizes, mas realmente o que mais precisamos é do nosso próprio amor. Desta forma, teremos um melhor relacionamento com os outros e, consequentemente, receberemos mais amor.

Na realidade, uma necessidade exagerada de aprovação compromete os relacionamentos. Isto produz a chamada profecia autorrealizável: nossas ações, de forma equivocada, tendem a confirmar as nossas crenças irracionais. Quer saber quais são as atitudes típicas que demonstram uma elevada necessidade de aprovação?

mulher-necessidade-de-aprovacao

Atitudes que indicam uma grande necessidade de aprovação

1 – Justificar tudo o que fazemos ou dar explicações excessivas

Às vezes achamos que há alguém que não aprova alguma das nossas atitudes. Então, como uma forma de controle, temos a tendência de justificar o que temos feito, acreditando que o outro vai entender e nos dar razão. Mas é pouco improvável que isto aconteça: as opiniões pessoais raramente mudam com justificativas ou explicações.

O mais sensato é aceitar a opinião do outro e manter um bom relacionamento com ele, apesar dessa pequena e insignificante diferença.
Compartilhar

2 – Mudar de opinião

Mudar de opinião é um sinal de maturidade e flexibilidade mental, mas apenas nos casos em que os argumentos do nosso interlocutor realmente nos convencerem. Se você se vê mudando de opinião constantemente por medo de ser questionado e não ganhar a aprovação do outro, está sendo vítima dessa necessidade irrealista.

Perceba que um dos atributos que mais valorizamos nos outros é que sejam eles mesmos e que demonstrem firmeza e segurança. Portanto, seja firme nas suas opiniões, desejos e valores, e aceite o fato de que os outros podem discordar de você.

3 – Usar a raiva com os outros

Se você é daquelas pessoas que se enfurecem quando alguém discorda de você, na verdade você está reivindicando aprovação. O problema é que a raiva não é a melhor maneira de obter a aprovação dos outros. Na verdade, essa emoção tão negativa afasta as pessoas, aumentando significativamente as chances de conseguir um resultado oposto: a rejeição, além do grande desconforto que a raiva gera no seu corpo.

Talvez uma boa maneira de acabar com este problema fosse aceitar o ponto de vista do outro e comunicar o seu de forma assertiva.
Compartilhar

4 – Olhar compulsivamente quantas “curtidas” tem a foto que você postou

A era da tecnologia destaca ainda mais a necessidade de aprovação. Quantas pessoas você conhece que não param de postar fotos delas mesmas? Na verdade, esta atitude demonstra uma grande necessidade de aprovação, que é reforçada pela quantidade de “curtidas” ou comentários que recebem.

redes-sociais

5 – Não mostrar desagrado quando não gostamos de algo

Muitas vezes os outros não agem da maneira como gostaríamos e nada acontece, porque os erros existem e podem ser corrigidos. O problema é quando você não é capaz de dar a essa pessoa uma oportunidade para corrigir uma falha. Isso também acontece quando há divergência de opiniões e você não é capaz de respeitar a sua, por mais errado que acredite que o outro esteja.

Por medo, você permanece em silêncio sem expressar a sua desaprovação ou reivindicar o que você acha que lhe pertence. Você “engole” o seu desconforto e passa mal, quando na verdade, poderia se expressar com calma e assertividade e, provavelmente, os dois sairiam ganhando.

Você não precisa ser aprovado por tudo mundo para ser feliz. Se algumas pessoas do seu convívio o querem bem, você pode se sentir afortunado. Sempre que podemos, tentamos ser simpáticos, educados e corretos, mas não podemos esquecer que também falhamos, ou que simplesmente somos diferentes dos outros.

Não temos que ser amigos de todo mundo e nem receber amor em todos os lugares que vamos. O mais importante é que você aprove o seu comportamento e seja respeitoso com as divergências que o rodeiam. Desta forma, você vai notar que o amor, como um bumerangue, retornará para você. Quanto mais você se amar, mais amor receberá de volta.

Recomendados para você