5 benefícios do Lu Jong

· outubro 14, 2018

A ioga e a meditação são duas atividades que, praticadas sozinhas ou em grupo, são enormemente benéficas para o corpo e a mente. Seguindo essa linha de pensamento e devido a isso, hoje vamos falar sobre um tipo de ioga especial, o Lu Jong.

O nome é o resultado da união de Lu (corpo), com Jong (“treinamento” ou “formação”). Portanto, para unir ambos, estamos falando de cuidar do corpo através do seu treinamento em várias dimensões.

Esta técnica foi desenvolvida pelos monges tibetanos nas montanhas do Himalaia há 8.000 anos, e era ensinada, exclusivamente, por um professor a um grupo de alunos escolhidos. Portanto, trata-se de uma doutrina de grande tradição que, devido ao seu desenvolvimento em um entorno fechado, não sofreu muitas modificações.

O que é o Lu Jong?

O Lu Jong combina a observação da natureza com os movimentos da tradição de xamanismo do Bön e a tradição tântrica Vajrayana, além dos conhecimentos obtidos através da medicina tradicional tibetana, que executam uma série de posturas e movimentos de caráter terapêutico.

Utilizando uma respiração adequada e movendo o corpo de uma determinada maneira, o indivíduo se liberta de cargas físicas e mentais, ao mesmo tempo em que se fortalece, obtendo, portanto, o seu equilíbrio físico e emocional.

Durante muitos anos esta prática foi desconhecida no Ocidente, até que um famoso médico tibetano, Tulku Lama Lobsang Rinpoche, a adaptou e introduziu no mundo ocidental.

Os benefícios do Lu Jong

5 benefícios do Lu Jong

Seus movimentos estão concentrados na cura e no relaxamento. Na verdade, seus próprios nomes demonstram isso. Dividem-se em dois grupos:

Nível 1

  • Movimentos dos Cinco Elementos.
  • Movimentos das Cinco Partes do Corpo.
  • Movimentos dos Cinco Órgãos Vitais.
  • Movimentos das Seis Condições.
  • Movimentos para Dormir e Vigília.

Nível 2

  • Movimentos para a Prevenção.
  • Movimentos para Aliviar a Dor.
  • Movimentos para Distribuir os Nutrientes.

“A ioga é um caminho para a liberdade. Com a sua prática constante, podemos nos libertar do medo, da angústia e da solidão”.
– Indra Devi –

Permite a abertura de todos os chacras

Através da sua prática se consegue a abertura dos chacras, ou centros energéticos, e dos canais, favorecendo que os três humores descritos pela medicina tibetana (Bekken, Lung e Tripa) fluam livremente junto com os cinco elementos, a terra, o vento, a água, o espaço e o fogo.

Deste modo, seriam eliminados os bloqueios físicos, emocionais e mentais, gerando a calma interior, reduzindo o estresse, melhorando os níveis físicos, energéticos e mentais, e conseguindo um aumento de energia positiva, motivação, felicidade, tranquilidade e clareza mental.

Acalma as emoções negativas

Ao praticar o Lu Jong, a pessoa combina o movimento, a respiração e a forma física de maneira simples, mas bastante profunda, favorecendo a atenção plena, o que ajuda a união do corpo com a mente.

Deste modo, seriam acalmadas as emoções, e se suavizariam aquelas que têm um valor negativo. São as emoções que, segundo a medicina tibetana, servem de base para as doenças.

Mulher praticando respiração profunda

Combate os incômodos relacionadas à coluna vertebral

A coluna vertebral é o eixo energético do corpo. Praticando este tipo de ioga, o corpo é fortalecido através da realização das posturas e da respiração profunda.

Cria-se uma pressão sobre determinados pontos, de maneira que cada vértebra é massageada de forma suave e as articulações se lubrificam, promovendo um espaço em volta das vértebras que melhora a mobilidade. Os órgãos também recebem oxigênio e os nutrientes necessários para o seu fortalecimento.

Além disso, tonifica-se a musculatura que envolve a coluna vertebral e o centro abdominal. Também se educa a postura corporal, corrigindo os maus hábitos posturais. Portanto, acaba sendo uma prática especialmente vantajosa para aliviar as dores nas costas (tão comuns na sociedade atual), melhorando notoriamente as sensações na região lombar.

Melhora a forma física e elimina os perigos da vida sedentária

Um dos grandes males da sociedade moderna é o sedentarismo, tão perigoso quanto o hábito de fumar. Ao praticar o Lu Jong, são realizados movimentos físicos, alcançando uma sensação de bem-estar. Independentemente da idade e da forma física da pessoa, ele é indicado para todos os indivíduos.

Incorporar na sua vida a prática do Lu Jong e aproveitar os seus benefícios é uma boa ideia porque, como dizia T. Guillemets, “Para aqueles que foram feridos pela civilização, a ioga é o melhor unguento curativo”.