5 conselhos para começar a se exercitar

· junho 30, 2018

Começar a se exercitar costuma ser um dos passos mais difíceis. A preguiça dos primeiros dias, ou das primeiras semanas, pode fazer com que não consigamos criar um hábito relacionado ao esporte e abandonemos a ideia antes do tempo.

Por isso, mostramos algumas formas de superar as dificuldades e essa preguiça inicial para ter uma maior força de vontade e aproveitar os benefícios que a prática de exercício físico regular pode proporcionar ao nosso corpo.

Conselhos para começar a se exercitar

1. Defina o que é o exercício físico para você

A ideia de “fazer exercício” geralmente não é muito bem definida. Entre as diferentes formas de praticar esportes podem estar: jogar futebol, dançar, correr, caminhar, fazer ioga, ir à academia, nadar, etc. Portanto, para começar a se exercitar e criar um hábito, será essencial determinar o tipo de exercício que queremos realizar. Deve ser um de que gostamos, que possamos incluir facilmente em nosso dia a dia e que nos proporcione os benefícios que queremos alcançar.

Mulher fazendo exercício

Assim, se um dos nossos principais objetivos é aumentar músculos, podemos ir à academia para fazer musculação. Se desejamos perder peso, podemos recorrer à corrida com frequência, e se quisermos aproveitar o tempo dedicado ao exercício físico para socializar e conhecer novas pessoas, podemos optar por um esporte coletivo.

Além disso, definir o tipo de exercício significará marcar um objetivo claro. Portanto, não devemos pensar em sair para correr, mas sim em definir a meta de correr todas as manhãs por 20 minutos no parque do nosso bairro. Desta forma, um objetivo mais definido e visível nos ajudará a nos concentrarmos melhor na atividade e a cumpri-la mais facilmente.

Começar a fazer exercício será mais fácil se escolhermos uma atividade da qual gostamos. Desta forma, podemos incluí-lo no nosso dia a dia com mais facilidade.

2. Comece com um exercício fácil de fazer

Se não estamos acostumados a praticar esportes, um exercício muito intenso pode nos exaurir e fazer com que rejeitemos a ideia de repeti-lo com frequência. Portanto, o mais recomendável é começar com exercícios simples e pouco exigentes que nos ajudem a criar o hábito sem que sintamos preguiça ao realizá-lo. Pouco a pouco, podemos aumentar a intensidade do exercício à medida que nosso corpo se adapta à prática.

3. Escolha outro hábito como lembrete

Este passo será muito importante para não nos esquecermos de praticar esportes. Um lembrete nos ajudará a saber quando é hora de começar a se exercitar e a não pular a atividade inconscientemente. O lembrete deve ser outra atividade para termos como um hábito, já que teremos esse tipo de atividade tão internalizada que não a esqueceremos.

Como exemplo, podemos nos exercitar logo após escovar os dentes, depois de tomar o café da manhã ou depois de arrumar a cama. Uma vez que o lembrete é escolhido, podemos recorrer ao conselho número 1, definindo um tipo de exercício claro, durante um tempo determinado e em um local específico.

4. Encontre uma recompensa saudável

Uma boa maneira de nos encorajarmos a fazer exercícios é encontrar uma recompensa que possamos aproveitar após a atividade. Desta forma, podemos ter mais facilidade para superar a preguiça inicial e nos sentirmos bem quando terminamos a atividade, além do bem-estar mental que será proporcionado pela própria prática de exercícios.

No entanto, o importante neste ponto será recorrer a recompensas saudáveis, como nos dar um banho relaxante, usar um sabonete com um aroma especialmente agradável, tomar um chá ou passar alguns minutos ouvindo alguma música. Pelo contrário, fixar recompensas como fumar um cigarro ou comer um pedaço de chocolate será uma medida altamente contraproducente.

Mulher escutando música

5. Acompanhe o seu progresso

Para ver melhor os resultados obtidos durante o exercício e para nos ajudar a continuar com a rotina, podemos recorrer a métodos como tirar fotos a cada várias semanas ou fazer medições dos nossos músculos, como o bíceps, a cintura ou as coxas.

Observar como emagrecemos ou como ganhamos massa muscular nos ajudará a ser mais conscientes dos bons resultados de nossa atividade física, nos motivando a seguir em frente. Para colocar essa medida em prática, podemos também recorrer a aplicativos de celular que nos deem a possibilidade de manter um registro mais claro de nossa atividade e de nossa rotina de exercícios.

Como podemos ver, começar a fazer exercício não é fácil, porque temos que criar um hábito, mas proporciona inúmeros benefícios. Seguir um estilo de vida saudável nos dará energia e, acima de tudo, melhorará nosso humor.