Desenvolver a intuição: 5 conselhos que podem ser de grande ajuda

5 conselhos simples para desenvolver a intuição

janeiro 31, 2018 em Emoções 220 Compartilhados
Mulher com o objetivo de desenvolver a intuição

Algumas pessoas têm uma capacidade inata para perceber seu entorno. Costumam tomar decisões acertadas e a sorte lhes sorri. São aquelas que souberam exercitar e desenvolver a intuição de tal maneira que a incorporaram como mais um hábito em suas vidas. Quer aprender a fazer isso também? Então não perca as recomendações que daremos a seguir.

De acordo com diversas teorias psicológicas, a intuição é um conhecimento que não pode ser explicado ou verbalizado, porque não se alcança racionalmente. Não estamos nos referindo à concepção esotérica da intuição, mas sim a uma habilidade para perceber e compreender a realidade sem fazer uso da razão. É inata, não sobrenatural.

Propomos uma série de técnicas que lhe permitirão aprender a se guiar de forma mais certeira, tomar decisões corretas e ampliar sua visão sobre a vida.

Confie em seus palpites

Você está a ponto de aceitar a uma nova vaga de trabalho. É uma multinacional de muito prestígio que, sem dúvidas, vai ser o impulso que você esperava em sua carreira. Agora você tem um trabalho um pouco mais modesto, que lhe permite viver, mas com o qual ainda não conseguiu deslanchar. Você recebeu dois dias para tomar a decisão.

Mão segurando coração vermelho

Racionalmente você sabe que a multinacional é uma oportunidade única, um trem que, talvez, nunca mais voltará a passar. No entanto, algo dentro de você lhe diz que não deve aceitar essa nova proposta. Há uma coisa dentro de você que não lhe dá uma boa impressão. Aprenda a dar importância a esses seus palpites, porque são um sinal que seu corpo está enviando para que você tenha mais precaução.

Dê a eles o lugar que merecem. Se você se deixar guiar pela sua intuição, não vai poder lamentar em um futuro próximo. Você agiu de acordo com o que acreditava que seria o melhor para você. Pode estar no caminho certo ou não, mas, pelo menos, vai deixar essa habilidade que tinha escondida desabrochar. Geralmente, se alguém ou algo lhe causa uma emoção negativa, você está diante de uma intuição.

Pratique a observação

As pessoas mais intuitivas são mais observadoras. Observar é ser curioso, dedicar atenção e se deter no que nos rodeia. É tratar de obter dados ou adquirir conhecimentos sobre as coisas que são novas ou surpreendentes.

Este exercício de atenção plena lhe fará encontrar similaridades, coincidências e relações entre objetos e pessoas ao seu redor, que em um primeiro momento pareciam completamente desconexas.

A meditação ajuda a desenvolver a intuição

Talvez você não saiba se é intuitivo ou não, porque não tem autoconhecimento suficiente para crer nisso. Neste sentido, as práticas de meditação podem ajudar a despertar esta habilidade e ir desenvolvendo-a pouco a pouco.

Seus benefícios são claros: diminuem a ansiedade e o estresse, permitem entender a si mesmo, liberar emoções negativas e manter um estado de equilíbrio emocional.

Praticar a meditação ajuda a prestar atenção a estímulos ao seu redor que antes passavam despercebidos. Assim, além de desenvolver a intuição, você notará mudanças em suas habilidades criativas e se sentirá mais desperto e conectado. Experimente!

Mulher meditando na natureza

Visualização de paisagens

Outra prática muito ligada à meditação que contribui para desenvolver a intuição é a visualização. Uma ferramenta muito útil que lhe permite ter um controle maior da mente, das emoções e do corpo. Consiste em aprender a relaxar imaginando diferentes situações de forma realista.

Por isso, você deve fechar os olhos e se concentrar em sua respiração. Trate de visualizar um lugar que transmita boas vibrações. Por exemplo, um campo verde cheio de tulipas ou o alto de uma montanha nevada de onde se avista uma cordilheira.

Fixe-se em cada detalhe dessa paisagem. A intensidade do verde das plantas, o som do vento que roça sua pele, a pequena pétala que está a ponto de se abrir… Guarde em sua memória todos estes pequenos detalhes. Respire profundamente e abra os olhos.

Com certeza você se sentirá mais tranquilo e relaxado, como se tivesse estado por uns instantes nesse lugar tão agradável. Com isso, conseguirá melhorar sua intuição e também aproveitará os benefícios de uma técnica de relaxamento diante de picos de ansiedade ou de estresse que experimente em sua rotina diária.

Tome um tempo para ficar só

A solidão assusta. É uma sensação que pode nos aterrorizar e paralisar. Isto não quer dizer que não podemos ficar sós com nós mesmos de vez em quando. Claro que podemos! E inclusive, devemos!

Mulher de olhos fechados apreciando seu tempo sozinha

Em algumas ocasiões, temos que nos isolar de tudo que está acontecendo ao nosso redor, tomar perspectiva e saber ouvir nosso coração e nosso inconsciente. “Se fizer isso, vou me sentir bem ou mal?”; “Não confio muito em meu novo colega de trabalho, vou agir com prudência”. “Acredito que nesta escolha meu filho estará melhor do que naquela”.

Tente relaxar, dê um passeio e libere sua mente do cansaço do trabalho diário. Afaste-se da tecnologia, reuna-se com seu “eu” mais profundo e deixe que ele guie seu caminho.

Muitas vezes devemos tomar decisões que são verdadeiramente transcendentais. Por isso, desenvolver a intuição se transforma em um exercício que nos oferece grandes vantagens na hora de enfrentarmos os problemas. Você está preparado?

Recomendados para você