5 conselhos para melhorar a comunicação do casal 

· julho 27, 2018

Embora se comunicar com os demais seja indispensável para resolver conflitos ou expor o que pensamos, a verdade é que nem sempre fazemos isso. O tema se torna ainda mais interessante quando é analisado no âmbito dos relacionamentos. Afinal, como é possível melhorar a comunicação do casal?

Quantas vezes já dissemos “não é nada, está tudo bem” quando na verdade algo estava acontecendo? Hoje vamos descobrir algumas estratégias para acabar com estes comportamentos nocivos e melhorar a comunicação.

Se não cuidarmos dos canais de troca, o mais provável é que a nossa relação sofra com o passar do tempo. As desconfianças, as mentiras, as chateações que não são resolvidas com conversas… tudo isso vai se transformar em um problema maior. Porque deixar a solução de tudo que nos incomoda nas mãos do tempo vai gerar remorso e feridas sem cura.

Dicas para melhorar a comunicação do casal

1. “É melhor conversarmos sobre isso depois”

A primeira das estratégias para melhorar a comunicação do casal é evitar, a todo custo, conversar ou discutir algo quando as emoções estão à flor da pele. Quando estamos com raiva ficamos muito alterados, e o que sai da nossa boca pode, talvez, fazer muito mal à pessoa que amamos.

Mulher escrevendo em caderno

Um exercício prático que podemos realizar nestes casos é separar um caderninho e usá-lo como se fosse um diário e escrever nele o que estamos sentindo. Isso vai nos ajudar a colocar o que sentimos em perspectiva, a lidar com as nossas emoções e a saber o que queremos transmitir quando conversamos com o nosso parceiro, agora mais calmos.

O “é melhor conversarmos sobre isso depois” precisa ser respeitado. Não vale usar este conselho como uma desculpa para deixar o momento para trás e nunca mais enfrentá-lo.

2. O passado não é uma arma

Utilizar determinadas situações do passado como argumentos contra o nosso parceiro é tentador. No entanto, estamos falando sobre um erro muito grave. Por isso, sempre precisamos resolver os conflitos. Se eles foram resolvidos, não há motivo para voltar a discuti-los mais à frente. Se não tiverem sido resolvidos, perdemos uma oportunidade, mas esta circunstância não pode se tornar uma arma.

Quando estamos aprendendo a melhorar a comunicação com o nosso parceiro, podemos fazer um exercício para entender como falamos com a outra pessoa quando discutimos. Após a discussão, tome nota de tudo aquilo que você falou. Por exemplo, “você é um egoísta”, “não é a primeira vez que você faz isso”, “você se lembra de quando…?“. Assim, podemos detectar as referências ao passado que verbalizamos inconscientemente.

3. Escutar para entender

Outra das formas por meio das quais podemos melhorar a comunicação dentro de um relacionamento é abrindo os ouvidos. Quantas vezes já presenciamos uma discussão na qual as pessoas falam ao mesmo tempo sem escutar o que a outra tem a dizer? 

Se não escutarmos a outra pessoa, não vamos conseguir entender seu ponto de vista. Isso não quer dizer que concordaremos com ela, mas só escutando vamos poder negociar e chegar a um acordo. Do contrário, não haverá entendimento e o problema vai permanecer sem solução.

Casal tendo discussão

4. Seja direto e não faça rodeios

Deveríamos anotar essa frase em algum lugar para lembrar sempre dela e não esquecer seu significado. Muitas vezes nós não falamos claramente. Falamos através de ironias, sarcasmos ou soltando frases como “você já deveria saber o que eu sinto”. Será que por acaso a outra pessoa deveria saber ler a sua mente? 

Ser direto e claro com seu parceiro é essencial para evitar e resolver conflitos. Se não gostamos de algo, precisamos buscar a maneira mais clara possível de dizer isso, sem ferir a outra pessoa.

Que tal tentar nos próximos quatro dias analisar o que você sente quando se cala e não é direto com o seu parceiro? Talvez você sinta vergonha, talvez você tenha uma crença errada sobre pensar que seu parceiro deveria saber como você se sente. Analisar nosso comportamento e nossas emoções vai nos ajudar a melhorar a comunicação.

5. Somos uma equipe

O último dos conselhos para melhorar a comunicação do casal é pensar como uma equipe. Quando há conflitos, às vezes tendemos a culpar a outra pessoa. Isso nos faz perder a perspectiva de que não somos rivais, mas é preciso entender que estamos no mesmo barco. Sempre devemos ter isso em conta, pois assim enfrentaremos os problemas de uma forma muito mais saudável.

Como você se comunica com o seu parceiro? Você tende a esperar que ele perceba o que você sente ou você diz as coisas de forma clara? Há muitos erros que ainda cometemos na comunicação, seja por desconhecimento ou porque estamos reproduzindo aquilo que os nossos pais e familiares faziam. Bom, com estes conselhos, muitos conflitos vão desaparecer só pela forma de comunicação ter sido alterada.

“O importante não é sermos iguais, e sim formarmos uma boa equipe”.
– Anônimo –

Casal com problemas de comunicação