5 dicas para render mais nos estudos

· dezembro 16, 2018

Se levarmos Albert Einstein ao pé de letra, que dizia: “Nunca considere fazer do estudo uma obrigação, mas sim uma oportunidade para penetrar no belo e maravilhoso mundo do saber”, estudar poderia ser algo muito natural. Mas para conseguir alcançar isso que ele propõe, é necessário ter estabelecido um bom hábito de estudo. Isso é possível? Claro que sim, e por isso estamos aqui com 5 dicas para render mais nos estudos.

O estudo é um modo de crescimento intelectual. Infelizmente, costuma ser visto como uma obrigação tediosa, o que mina a motivação de qualquer um. Isso, por sua vez, não faz mais do que aumentar a probabilidade de aparecer ansiedade diante do tema.

O estudo precisa ser visto a partir de um enfoque positivo

Se nós olharmos para os estudos como uma obrigação, é muito provável que os resultados a longo prazo passem longe do desejado. O tempo investido em estudos se multiplicará se estivermos motivados, e o conteúdo assimilado que ficará conosco depois do passar dos dias será muito maior.

Jovem estudando

Se estudamos da forma correta, se economizarmos no tempo, no esforço, na ansiedade e na frustração, será mais provável que alcancemos os nossos objetivos. O que você acha de, antes de começar, analisar a sua situação? Para isso você pode responder às seguintes perguntas: eu estou estudando bem? O que eu posso fazer para estudar melhor? Para que você possa responder a essa última questão, veja essas dicas para render mais nos estudos.

“Aprender é como remar contra a corrente: quando paramos, retrocedemos”.
-Edward Benjamin Britten-

5 dicas para render mais nos estudos e obter bons resultados

Para que tudo funcione conforme o desejado dentro da sua cabeça, é uma boa ideia ter constância e aplicar essas dicas durante todo o seu período de estudo, seja um curso ou um planejamento para alcançar uma meta.

1. Divida o tempo em pequenas frações

Os estudos feitos sobre esse tema confirmam que a atenção não pode ser mantida por um tempo muito prolongado. Por isso, é mais efetivo dedicar períodos não superiores a 30 minutos a um estudo, dado que esse é o tempo durante o qual assimilamos a informação mais facilmente. Traz mais resultados estudar durante períodos curtos e repetidos do que querer ficar horas a fio estudando sem parar.

Além disso, procure não perder horas de sono. Esse é um grande erro que muitos cometem. Se você não descansar durante as horas necessárias para o seu cérebro, você não estará 100% na hora de estudar.

2. Estabeleça uma rotina de estudo

Criar um horário para estudar e seguir esse horário de modo contínuo traz grandes benefícios para o rendimento obtido nos estudos.

Quanto melhor for a sua organização diária, mais simples será passar por toda a matéria e você precisará de menos tempo para dedicar aos estudos. Isso é especialmente válido quando já estamos nas últimas horas da noite ou da madrugada, quando o cansaço e o sono estão gritando e não permitem que nos concentremos. Nesse momento, precisamos do triplo de esforço para assimilar qualquer conteúdo.

Ao ter uma rotina, favorecemos o desenvolvimento da nossa concentração, e isso permite que tenhamos um rendimento melhor durante o tempo que gastamos estudando.

3. Estude diariamente e procure fazer uma autoavaliação da sua evolução

Os que vão à academia todos os dias têm um corpo melhor do que os que vão só uma vez por semana, não é verdade? A mesma coisa acontece quando falamos dos estudos. Se cumprirmos uma rotina diariamente, a informação será melhor assimilada, sem a necessidade de grandes esforços, e inclusive teremos menos trabalho e demanda de energia porque criaremos um hábito.

Para testar isso, faça pequenas provas sobre os assuntos estudados. Você verá seu progresso e, além isso, poderá detectar os pontos que estão mais falhos e terá oportunidade para corrigi-los.

Jovem estudando em biblioteca

4. Crie fichas com resumos

Ao fazer resumos curtos em fichas independentes, conseguimos assimilar e compreender melhor o que estamos estudando. Desse modo, não apenas memorizaremos algo, mas entenderemos e aprenderemos de verdade. Assim, não esqueceremos a matéria tão facilmente, e será mais fácil na hora de expor o assunto para outra pessoa.

5. Dê adeus às distrações

O tempo que dedicamos aos estudos deve ser usado unicamente para esse fim. Para isso, o mais conveniente é eliminar distrações do ambiente quando estamos nos dedicando a essa tarefa.

Telefone celular, redes sociais, televisão, outras pessoas, etc. O melhor é que você esteja isolado nesse momento. Tenha em mente que são períodos curtos de tempo, assim não parecerá tão difícil fechar as abas do computador. Mudar o conceito do que é estudar com essas dicas para render mais nos estudos não é apenas possível, mas também muito eficaz.

Teste essas dicas, você verá que pode ser muito benéfico substituir um hábito não muito produtivo por esses novos hábitos!

“A inteligência consiste não somente no conhecimento, mas também na destreza de aplicar os conhecimentos de forma prática”.
-Aristóteles-