5 efeitos da separação de uma mãe tóxica
Os relacionamentos pais-filhos nem sempre são o que se espera ou se imagina, ou como a sociedade “nos diz” que são esse tipo de relacionamentos. Não existem vidas perfeitas ou idílicas, embora às vezes seja difícil aceitar essa realidade. Às vezes, um dos pais apresenta uma série de comportamentos que causam sofrimento e danos e às vezes os filhos tomam decisões tão difíceis quanto se afastar do pai em questão. Hoje vamos falar sobre os efeitos da separação de uma mãe tóxica.
Como essa decisão pode nos afetar emocionalmente? Quais são os efeitos de se separar de uma mãe com quem temos um relacionamento tóxico ou que exibe uma série de comportamentos que são prejudiciais à nossa autonomia e bem-estar? Vamos conhecer alguns deles.
Efeitos da separação de uma mãe tóxica
Quais são os efeitos da separação de uma mãe tóxica? Todos eles são negativos ou também são positivos? Entre eles, encontraremos alguns descritos por testemunhos reais que viveram esta situação.
Vamos nos concentrar, acima de tudo, no que podemos sentir emocionalmente (e socialmente) quando tomamos uma decisão tão difícil como essa.
Isolamento e incompreensão
Separar-se de uma mãe tóxica pode envolver, a princípio, uma sensação de isolamento e incompreensão. Isso porque, social e culturalmente, “não é bem visto” se distanciar ou se separar da pessoa que lhe deu a vida.
É por isso que um dos primeiros efeitos desta nova situação pode ser este. Felizmente, no entanto, isso pode ser resolvido e os sentimentos mudarão com o tempo. Acima de tudo, não hesite: peça ajuda profissional se achar que precisav.
Culpa e vergonha
Outra consequência imediata da separação de uma mãe tóxica é o surgimento de sentimentos de culpa e vergonha. Isso, até certo ponto, é “normal”, embora não devesse ser. Como no ponto anterior, são sentimentos que surgem do fato de você ter rejeitado sua própria mãe, por qualquer motivo que seja.
A culpa aparece porque você sente que talvez não tenha agido bem e tem medo de se arrepender. No caso da vergonha, é uma vergonha vivida talvez no plano “social”, pelo que dizem ou pensam os outros (infelizmente, somos muito influenciados pelo “que as pessoas vão dizer” no plano social).
Liberação
Felizmente, nem todos os efeitos da separação de uma mãe tóxica são negativos. E é que tomamos as decisões que tomamos porque pensamos que elas nos farão bem (mesmo a longo prazo).
Assim, a liberação é outro dos sentimentos que podem surgir em decorrência dessa decisão. Você se livra das consequências negativas de manter o relacionamento tóxico com sua mãe, do sofrimento, da angústia… ou seja, de todo o negativo que aquele relacionamento gerou em você.
No entanto, deve-se dizer aqui que a liberação geralmente aparece depois de trabalhar muito para aceitar esta nova situação (porque é uma realidade muito complexa e dolorosa).
Observe neste ponto que os efeitos positivos da separação de uma mãe tóxica vão além da liberação e que também podem significar paz de espírito e uma cessação definitiva do sofrimento por essa causa.
Sentimentos de ambivalência
Separar-se de uma mãe tóxica é uma decisão difícil; Portanto, uma vez tomada, é normal que sentimentos ambivalentes apareçam em você.
Por um lado, você se sente liberado, calmo, em paz… e por outro, tem medo de ter cometido um erro e de ficar sozinho ou de perder alguém importante. Você tem dúvidas. É lógico que esse tipo de sentimento apareça. Além disso, essa etapa também faz parte do processo de luto.
Incerteza
Um sentimento de incerteza também surge como resultado de uma decisão tão complicada como se afastar-se ou romper a relação
com sua própria mãe.
A incerteza é aquele sentimento de falta de certeza sobre algo, aquela preocupação que surge por não sabermos o que vai acontecer. Diante de um futuro incerto, é normal que surjam esses tipos de sentimentos; Para trabalhar nisso, será essencial focar no momento presente.
“A incerteza é uma margarida cujas pétalas nunca acabam de desfolhar”.
-Mario Vargas Llosa-
Reflexão
Descrevemos apenas alguns dos efeitos da separação de uma mãe tóxica. Porém, cada realidade é única e nem todas as pessoas seguem o mesmo processo. O que está claro é que tal decisão abalará nossas vidas em todos os sentidos e é lógico que surjam intensos sentimentos de culpa, remorso, melancolia, tristeza…
Felizmente, sentimentos positivos e libertadores também aparecem, principalmente se trabalharmos essa situação com ajuda de um profissional e iniciando um processo terapêutico. Afinal de contas, acabamos com uma situação que nos causava sofrimento e assumimos o controle de nossas vidas de uma vez por todas.
O que quer que você decida, pense sobre isso e entenda que nenhuma decisão é irrevogável. Além disso, você também pode se distanciar de sua mãe por um tempo e retomar o contato mais tarde, quando as coisas se acalmarem ou, diretamente, iniciar um processo terapêutico familiar com ela.
Estamos construindo o caminho da nossa vida e tomamos decisões com base no que pensamos que nos fará bem.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- James, J.W. & Friedman, R. (2001) Manual para superar las pérdidas emocionales. Los libros del comienzo. Madrid.
- Rojas-Marcos, L. (2014). La familia: De relaciones tóxicas a relaciones sanas. Editorial Grijalbo.